A curiosidade é o principal expoente que move a vontade dos cães, além de amor e alegria, características que definem esses animais tão incríveis.
Mas por que cachorros reviram o lixo do banheiro? Ora, cachorros são farejadores e eles são automaticamente atraídos por aromas distintos, sempre tendendo a aromas desagradáveis, infelizmente.
Na natureza selvagem os animais farejam seus parceiros através de excrementos e marcos territoriais deixados propositadamente pelos mesmos a fim de serem detectados e encontrados. É um ciclo natural que nunca deixará de existir nos animais, seja silvestre ou doméstico.
Essa natureza nunca deixou de estar presente nos cachorros, descendentes dos lobos, que foram domesticados há milhares de anos atrás, nunca perdendo seus instintos de sobrevivência e capacidades sensoriais.
Cachorros amam cozinhas e banheiros, locais esses em que seus focinhos os levam constantemente e que fazem seus estômagos revirarem de fome.
Entretanto, essas atividades não devem ser levadas na brincadeira, já que quando o cachorro come lixo do banheiro ou da cozinha ele pode sofrer sérios danos de saúde.
Nesse post iremos mostrar os motivos e as formas de prevenção para seu cachorro perder esse hábito que é natural, porém, não é saudável.
Aproveite e confira aqui em nosso site Mundo Ecologia algumas outras curiosidades extremamente relevantes sobre os cachorros.
- Meu Cachorro Destrói Tudo: e Agora? O Que Fazer?
- Por Que o Cachorro Lambe o Próprio Focinho?
- Pode Dar Banho Frio no Cachorro? Faz Mal ao Bicho?
- Como Ensinar o Cachorro a Se Fingir de Morto?
- Faz Mal Dar Ovo Cozido Para o Cachorro? Pode Dar?
Solução 1: Mantenha a Porta do Banheiro Sempre Fechada
Atrelado a essa solução, busque adquirir lixeiras que possuem tampas bem fixas para que elas não caiam caso o cachorro as derrube e caso a porta seja esquecida aberta.
Solução 2: Ensine Seu Cachorro a Não Entrar no Banheiro
Chamar seu cachorro para uma conversa séria nunca é demais. Leve-o até a porta do banheiro e dite em duras palavras que é proibido que ele entre naquela parte da casa. Cães fazem associações e logo entenderão o recado.
Mas vale lembrar que essa solução não é formidável se você precisa usar o banheiro para dar banho no seu cachorro, pois caso dê, então não fará sentido proibi-lo de entrar no mesmo.
Uma boa dica para fazer com que seu cachorro não entre no banheiro é o adestrando:
- Pegue um petisco pelo qual seu cachorro é fascinado e mostre que ele receberá o petisco somente se você entrar no banheiro e ele não entrar.
- Faça-o sentar há uns 2 metros de distância do banheiro, entre no banheiro e fique no limiar da porta e o chame, faça-o parar novamente e dê o petisco.
- Vá para dentro do banheiro e o proíba de continuar, deixando-o parado na entrada.
- Repita esse ato quantas vezes achar necessário até perceber que ele compreendeu.
- Agora faça-o parar 2 metros longe da porta e não fique mais no limiar, e sim no fundo do banheiro e o chame. Se ele entrar no banheiro, rechace-o até a entrada, para ele entender que não pode entrar no banheiro.
- Só dê a recompensa se ele aprender a ficar na entrada, mesmo com você dentro do banheiro.
Solução 3: Remova Constantemente o Lixo da Lixeira
Se a lixeira for mantida sempre higienizada com álcool em gel e não houver acúmulos de papeis usados, com certeza esse item não irá atrair a atenção de seu cachorro.
Solução 4: Não Jogue Restos de Comida na Lixeira do Banheiro
Uma solução prática é não fazer com que o lixo da lixeira atraia o cachorro, e somente o lixo convencional do banheiro já basta para atrair a atenção do mesmo, portanto, não jogue restos de embalagem de alimentos e itens do tipo.
Cachorros São Carnicentos Por Natureza
Querendo ou não, cachorros são animais que amam se refestelar em coisas fedorentas.
Aqui não existe uma separação entre raças e raças, pois tanto cachorros de raças quanto vira-latas adoram se esfregar em lixo, seja do banheiro ou até mesmo restos de um animal morto, por incrível que pareça.
Algumas raças, logicamente, possuem uma preferência maior.
É da natureza do cachorro se enchafurdar em fedor, pois dessa forma eles acham que estão protegidos, com seus pelos repletos de sebo ou de excrementos.
Com isso em mente, dá para ter uma melhor noção do porquê seu cachorro revira o lixo do banheiro. Ele quer o lixo para poder se esfregar e possivelmente comer alguns papéis.
Alguns cachorros mais ousados tem preferência por lixos que contenham fraldas de bebês descartadas com bastante produto. Na verdade, essa é uma mina de ouro para os mesmos.
Meu cachorro, um Golden Retriever de 2 anos e meio chamado Olliver D’Marcan, criado somente dentro de casa, em uma de suas escapadas trouxe consigo uma fralda recheada. Só descobri quando lá no meu quarto eu senti um cheiro muito exclusivo vindo do lado de fora. Uma fralda, e eu nem tenho filho.
É o Instinto do Cachorro
Todos nós sabemos como os cachorros fazem para se conhecer melhor, e também sabemos como os machos conseguem encontrar as fêmeas que estão no cio, assim como os mesmos gostam de marcar território: é tudo através do xixi e do cocô.
Para os cachorros, nós não nos distanciamos nesse aspecto. Querendo ou não, na lixeira do banheiro, para o cachorro, existe algo que faz lembrar muito de nós, e ele, em sua total curiosidade, quer saber a fonte desse aroma que o instiga tanto.
Não Castigue Seu Cachorro Por Isso
Como seres humanos devemos ter plena consciência de que o ato do cachorro revirar o lixo do banheiro não é proposital, mas sim uma necessidade que o animal sente em realizar tal ato.
Bater ou agir de forma estúpida com o cachorro não o ensinará e somente irá confundi-lo, já que para ele, aquele ato não tem nada de incomum.
Se seu cachorro tem esse hábito e não para, siga as dicas mais acima e deixe tudo sempre fechado para que ele não venha a cometer esse delito novamente.
Sempre mantenha seu cachorro alimentado e alegre, pois os cachorros só buscam outras formas de atividade quando estão entediados e não recebem atenção o suficiente.
Às vezes, uma solução básica é simplesmente passar mais tempo com seu cachorro que ele para de querer encontrar seus resquícios em outros lugares da casa.