Home / Animais / Por que as Moscas Esfregam as Patinhas? Qual o Motivo?

Por que as Moscas Esfregam as Patinhas? Qual o Motivo?

As moscas estão em todos os lugares, e pode ser bem difícil se livrar delas. Neste artigo, tire suas dúvidas a respeito do comportamento e dos hábitos das moscas.

Você consegue pensar em algo positivo sobre as moscas? Provavelmente não. Muitas espécies de moscas ganharam uma merecida má reputação. Elas se convidam para nossas casas e refeições. Frequentemente as encontramos pulando no sorvete e na salada, nadando no suco e no refrigerante, em cima de carnes e doces e, às vezes, insistindo em pousar nos seres humanos.  Seja em ambientes abertos ou fechados, as moscas e as pessoas não costumam conviver bem.

Mosca Esfregando as Patas

Moscas: Características

As moscas apareceram pela primeira vez na Terra há mais de 200 milhões de anos, durante o período Triássico. Eles vivem no mundo todo, exceto nas regiões polares, e estão entre os insetos mais bem-sucedidos da Terra. Mais de 120.000 espécies de moscas já foram identificadas por cientistas até hoje.

As moscas passam por metamorfose completa ao longo de sua curta vida. Isso significa que elas passam de ovos para larvas, de larvas para pupas e de pupas para adultas. As fêmeas manifestam seu desejo de acasalar liberando odores químicos chamados feromônios. Algumas espécies têm rituais de acasalamento complexos.

Hábitos

As moscas variam bastante em aparência, tamanho e hábitos. A característica que mais distingue elas de outros grupos de insetos é o número de asas. Quase todos os insetos possuem dois pares de asas, mas as moscas têm apenas um par, as dianteiras. O par traseiro não desenvolve, mas serve como estabilizador para manter o equilíbrio do inseto durante o voo.

Algumas espécies não possuem asas dianteiras nem traseiras, mas são classificadas como moscas devido a certas semelhanças físicas. As asas das moscas em geral podem ser transparentes, coloridas ou “estampadas”. Acredita-se que elas conseguem bater suas asas até 1.000 vezes por segundo, sendo as campeãs mundiais nesse sentido.

O Corpo

A cabeça das moscas é grande e móvel, com enormes olhos, que consistem em centenas de fotorreceptores altamente sensíveis a movimentos. Muitas também possuem órgãos sensíveis à luz em suas cabeças. Algumas moscas parasitoides possuem pequenas orelhas externas e as usam para localizar com precisão presas que cantam, como os grilos.

A maioria das moscas possui o corpo marrom, cinza ou preto, mas há muitas outras cores e padrões – por exemplo, algumas são pálidas. As moscas da família Bombyliidae se parecem com abelhas. As moscas Syrphidae apresentam padrões impressionantes de cor preta e amarela na região do abdômen. Já as moscas de pernas longas da família Dolichopodidae são iridescentes, apresentando cor verde ou laranja.

Moscas: Como Vivem

É muito raro encontrar algum meio ou matéria orgânica no qual as moscas não habitem. Larvas de espécies de moscas aquáticas podem ser encontradas em lagos, lagoas, rios, poças e pântanos – praticamente em qualquer lugar onde haja água, mesmo que seja salobra. Algumas larvas aquáticas enterram-se em sedimentos no fundo, enquanto outras vivem em caules, folhas e raízes de plantas aquáticas. Já as espécies não aquáticas vivem em fungos, no solo, em plantas, no lixo e nos tecidos de animais vivos ou mortos.

As larvas da Mosca do Petróleo vivem em poças de petróleo bruto, alimentando-se de insetos que caem ali. Existem algumas exceções, mas a maioria das moscas é ativa durante o dia. Algumas voam em torno das flores, sugando o néctar. Outras ficam na folhagem esperando uma presa passar. Às vezes, os humanos são presas.

Moscas a Noite

À noite as moscas descansam, geralmente presas a alguma superfície a vários metros do chão, perto de uma fonte de alimento. As moscas adultas podem se alimentam de néctar, seiva, plantas e animais vivos ou em decomposição e esterco.

Diferentes espécies apresentam diferentes hábitos alimentares. Algumas, como os mosquitos, se alimentam de sangue. Também há espécies não se alimentam na fase adulta. As larvas de moscas se alimentam de uma grande variedade de alimentos, sejam de origem vegetal ou animal, sendo algumas delas verdadeiras parasitas. As larvas de muitas espécies se parecem com arroz branco, sendo as massas agitadas de pequenos seres que encontramos no meio do lixo e em matéria podre.

Moscas adultas são predadas por pássaros, morcegos, libélulas, aranhas e outros insetos. As larvas são predadas por vários insetos, incluindo parasitas.

Por Que as Moscas Esfregam as Patinhas?

Apesar do desagradável hábito de pousar em excremento e matéria em decomposição, as moscas podem ser consideradas insetos com grande senso de higiene. Quando uma mosca esfrega suas patas dianteiras, e elas costumam fazer isso com frequência, ela está na realidade limpando seus sensores olfativos.

No corpo da maioria dos insetos, os sensores olfativos e gustativos são próximos à boca. No entanto, no corpo das moscas e borboletas esses sensores são localizados nas patas. Portanto, quando esses insetos desejam cheirar e identificar uma comida, eles precisam colocar suas patas sobre ela.

Mas quando as patas estão sujas de comida ou outras substâncias, isso é um problema, pois os sensores ficarão obstruídos e os insetos não conseguirão cheirar e identificar possíveis fontes de alimento. A solução para isso é esfregar bem as patas dianteiras para limpar os sensores olfativos, deixando-os livres de qualquer resíduo para que sejam úteis no próximo pouso.

Moscas: Curiosidades

As moscas estão entre os insetos com as melhores habilidades de voo. Elas podem voar para frente e para trás, pairar e até virar de ponta-cabeça para aterrissar no teto. As espécies de mosca são muito diversas, apresentando várias cores e tamanhos. Muitas famílias de moscas se parecem com abelhas e vespas. Portanto, quando avistar um inseto que parece ser uma abelha, olhe novamente. É provável que seja apenas uma mosca.

As moscas, como outros insetos, têm seis patas. Algumas habilidades particulares das moscas incluem sua capacidade de escalar paredes, agarrar-se a vidros e pendurar-se de cabeça para baixo. Elas conseguem fazer tudo isso com a ajuda de partes fofas com cerdas presentes em suas patas. As cerdas têm formato de espátula e produzem um tipo de “cola” a partir de açúcares e óleos. E como as seis patinhas se descolam quando a mosca quer voar? Cada pata também é equipada com duas pequenas garras que ajudam a mosca a se soltar.

Um fato curioso é que as espécies prejudiciais de moscas são a minoria. Em geral, esses insetos são importantes polinizadores de plantações e jardins. As moscas também reciclam matéria vegetal e animal, transformando em nutrientes orgânicos. Elas também predam vários insetos indesejáveis e são fonte de alimento para muitos outros seres da natureza.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para ler mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *