As mariposas são conhecidas por todo mundo, principalmente pelas pessoas que têm aversão à elas e também pelas pessoas que as acham parecidas com borboletas, o que realmente acaba acontecendo, já que elas se parecem.
Assim, esse é um inseto que levanta muitos questionamentos na mente das pessoas, principalmente quando o assunto é a sua forma de viver e, além de tudo, se locomover.
Isso porque você deve ter reparado em uma mariposa se locomovendo. Basicamente, o que ela faz é seguir a luz não importa o ambiente em que ela esteja ou o que esteja acontecendo na luz no momento.
Muitas pessoas que reparam nisso acabam por se perguntar e tentar entender afinal o que está acontecendo com a mariposa para que ela faça isso, já que aos nossos olhos não faz muito sentido.
Apesar de não fazer sentido para nós, podemos afirmar que tudo isso possui uma explicação científica, e é por isso que agora vamos falar mais sobre orientação transversal.
Portanto, vamos falar nesse artigo um pouco mais sobre por que as mariposas gostam da luz. Assim, continue lendo o texto até o final para saber o que é orientação transversal, entender se isso é bom ou não para a mariposa e muitas outras características interessantes!
Orientação Transversal
Basicamente, podemos dizer que a maneira com que a mariposa se locomove possui um nome, e esse nome pode ser conhecido como orientação transversal.
Você já percebeu uma mariposa indo em direção à luz de maneira constante, sem desviar seu caminho e então começando a girar em torno dela, não é mesmo?
A verdade é que isso é exatamente o que a orientação transversal é. De forma simples podemos dizer que ela ocorre quando a mariposa voa em apenas um único ângulo e direção em busca de luz, de forma que ela pode até mesmo colidir com a lâmpada.
Isso pode parecer esquisito, mas as mariposas foram criadas em ambientes abertos e por isso esse animal está adaptado a sempre seguir a luz da Lua, de forma que assim ela sempre esteja indo para cima em busca da luz lunar.
Assim, nos meios urbanos o sistema nervoso da mariposa acaba por se confundir com todas as luzes artificiais, e é dessa maneira que ela acaba por seguir uma luz não natural como se fosse a Lua; o que, como veremos a seguir, nem sempre é algo bom.
Atração Fatal
Como já dissemos, a atração existente entre a mariposa e a luz é algo que faz parte do seu modo de vida e, principalmente, da sua evolução e fisiologia, e por isso podemos considerar como algo completamente natural.
Apesar disso, é sempre bom lembrarmos que a mariposa está em busca da luz da Lua, e não em busca da luz artificial de nossas casas.
Por esse motivo, muitos cientistas consideram que quando a mariposa segue a luz da lâmpada ela na verdade está indo em direção à morte, já que essa é uma atração fatal por dois motivos principais.
Em primeiro lugar, muitas mariposas acabam por se queimar com o contato com a lâmpada, justamente porque as lâmpadas costumam estar muito quentes e as mariposas são muito frágeis. Isso ocorre também quando a mariposa fica voando por muito tempo em volta da lâmpada, já que com o tempo ela também irá aquecer mais do que deveria.
Em segundo lugar, porque a mariposa não terá uma luz para ir quando a luz for apagada e dessa maneira ela poderá ficar desorientada, fazendo com que algumas mariposas menos desenvolvidas até mesmo morram sem saber exatamente o que fazer.
Portanto, agora você já sabe exatamente porque a atração entre esse inseto e a luz artificial pode ser considerada fatal.
O Papel da Lua Cheia
Como você já deve ter percebido, em noites mais escuras e com maior possibilidade de chuva é que as mariposas tendem a aparecer em maior quantidade em nossas casas, principalmente em qualquer ambiente que tenha o mínimo de luzes acesas.
Ao mesmo tempo, você deve se lembrar de que o objetivo primário delas é voar em direção à Lua, e geralmente elas procuram luzes artificiais quando a Lua está escondida em alguma de suas fases.
Dessa maneira, qual seria a influência da Lua cheia sobre as mariposas?
Parando para fazer algumas associações podemos perceber que em dias de Lua cheia a realidade é que o céu fica bem mais claro, assim como a noite. Dessa forma, a tendência é que as mariposas voem em direção a essa luz forte (que é sua fonte primária de locomoção) e acabe deixando as luzes artificiais de lado, até mesmo porque elas não são naturais à mariposa, mas sim substitutas.
Portanto, em dias de Lua cheia as mariposas tendem a se movimentar mais lentamente justamente porque elas já sabem exatamente por onde ir e não precisam ficar procurando luzes por aí. Além disso, a tendência de uma delas aparecer na sua casa é quase nula.
Curiosidades sobre Mariposas
As curiosidades são uma maneira muito legal de se aprender algum assunto, principalmente porque por meio delas podemos entender exatamente como um ser vivo age ou é sem precisar ficar lendo textos científicos mais complexos que nos tomam muito tempo.
Portanto, vamos agora listar algumas curiosidades que você muito provavelmente ainda não sabe sobre as mariposas!
- Muitas pessoas confundem mariposas e borboletas, mas a verdade é que elas apenas fazem parte da mesma ordem (a Lepidoptera);
- As mariposas escuras e muito grandes são conhecidas de maneira popular como “bruxas”;
- É normal perceber que quando você mata uma mariposa a asa dela praticamente se dissolve, e isso é basicamente porque ela é formada por escamas e também possui o corpo muito leve;
- Algo muito interessante é que as mariposas não comem. Isso porque elas se alimentam durante a fase de larva e possuem uma expectativa de vida de pouquíssimos dias, sendo que nesses dias elas só devem acasalar e botar ovos.
Logo, com certeza agora você aprendeu algumas informações que não fazia ideia, não é mesmo?
Quer aprender ainda mais com a gente? Leia também: Lista de Doenças Transmitidas Pelo Rato, Sintomas e Como Tratar