A mudança de cores de alguns animais é de fundamental importância para a sua sobrevivência, pois isso serve de camuflagem para se esconderem de inimigos naturais em seus habitats.
É [o caso da iguana, que usa pesse artifício sempre que possível. Vamos saber mais sobre isso?
Animais Que Mudam De Cor
A mudança temporária da coloração da própria pele é uma medida eficaz para se misturar ao meio ambiente em que se vive, enganando, dessa forma, predadores de todos los tipos.
Só que essa artimanha de alguns seres também pode ter outro objetivo: chamar a atenção do sexo oposto (especialmente os machos tentando atrair as fêmeas), e para se disfarçar de uma outra espécie.
Essa mudança de cores em alguns animais nada mais é do que as muitas maneiras que os seres têm de se adaptar ao ambiente em que vivem. Uns evoluíram o seus corpos internamente, para aguentarem as condições daquele determinado lugar onde moram, e outros mudaram seu aspecto externo (nem que seja de maneira temporária).
Bom ressaltar ainda que além de servir como camuflagem e atração para o sexo oposto, a mudança de coloração de pele de certos seres também tem a ver com o que chamamos de termorregulação, ou seja, para equilibrar a temperatura interna dos seus organismos.
Mas, e quanto à iguana, especificamente ? Por que ela muda de cor de vez em quando? Vamos descobrir agora.
A Iguana E a Sua Capacidade De Mudar a Coloração Da Pele
Em algumas ocasiões, iguanas mudam repentinamente de cor, e muitas pessoas não sabem porquê. Isso, inclusive, causa muitas dúvidas em proprietários desses bichos.
Esses répteis, via de regra, nascem verdes, e mesmo os animais mais saudáveis tendem a mudar a coloração de suas escamas para um tom mais acinzentado, ou mais amarronzado. Há, inclusive, quem diga que iguanas e camaleões são similares nessa questão, porém, isso não é verdade.
Isso porque as iguanas, especificamente falando, mudam de cor, na maior parte do tempo, em situações que envolvem estresse, ou mesmo períodos onde estejam acontecendo a reprodução desse bichos, ou ainda com a finalidade de absorver mais raios solares (lembre-se: a iguana é um animal de sangue frio).
Por sinal, esta última é a causa mais comum pelo fato da iguana mudar de coloração: quando é colocado para tomar sol. Isso acontece por um motivo cientificamente bem simples: colorações mais escuras, como o cinza, o preto e o marrom, absorvem mais raios solares. A partir do momento em que esse animal precisa de mais calor, escura. O contrário também acontece, até para reverter o processo: quanto maior o calor, maior a predominância da cor verde.
Outros Motivos Para Mudança De Cor Nesses Animais
Fora a questão de uma maior absorção de calor, a mudança de coloração da iguana também pode ter a ver com estresse repentino. Estresse, esse, que pode ser causado, por exemplo, por mudanças bruscas de ambiente, por terrários que sejam impróprios para o animal (muito pequenos ou muito sujos) e alimentação não-balanceada.
Até mesmo um manejo errado de sua iguana de estimação pode ocasionar uma mudança do verde para o cinza, ou mesmo resultar em manchas escuras localizadas na cabeça, no pescoço ou na cauda. Na natureza também há esses estresse quando o animal se encontra ameaçado por predadores ou mesmo pela destruição de seu habitat. Importante ressaltar, no entanto, que após o estresse passar, a coloração da iguana volta ao normal.
Já outro motivo relativamente comum para que as iguanas mudem temporariamente de cor é quando estão no período reprodutivo. Nesse caso específico, podem mudar a coloração da cabeça, das patas e da cauda, especialmente no que diz respeito aos machos. É um período de suas vidas em que a coloração de suas escamas tendem a ficar mais intensas.
E, ainda alguns tipos de doenças podem ter como sintomas principais a modificação da coloração da iguana. Nesse caso, é fundamental ficar atento tanto a mudanças de comportamento do animal (caso tenha uma iguana de estimação), quanto a sua coloração em si. Qualquer alteração pode ser indicativo de que ele tenha que ser levado a um veterinário especializado.
E ainda é importante lembrar que a cor das escamas de uma iguana também vai variar de acordo com a região de origem dela. Um bom exemplo disso são os exemplares mexicanos, cuja tendência é terem uma coloração mais alaranjada da pele, com alguns poucos tons marrons. Já aquelas que se encontram na América Central, são geralmente verdes quando adultas, possuindo manchas azuis e cinzas na cabeça.
Outros Animais Que, Além Das Iguanas, Mudam De Cor
Além das nossas já conhecidas iguanas, e dos camaleões, outros animais, além desses répteis, têm essa capacidade de modificar a tonalidade de cor de suas peles. Um bom exemplo desse mimetismo são algumas espécies de anfíbios, como o sapo australiano, que tanto pode escurecer sua pele, quanto torná-la de uma coloração verde brilhante (tudo a depender das condições do ambiente naquele momento).
Animais marinhos também possuem essa característica, como é o caso do linguado, que pode mudar de cor dependendo do ambiente. Sua mudança de coloração é bastante rápida, acontecendo em, no máximo 8 segundos.Por sinal, outro animal das águas que faz o mesmo é o cavalo-marinho, que pode miudar a coloração de sua pele para se confundir com o leito oceânico.
E, existem ainda aqueles animais que não necessariamente mudam de cor, mas que adaptaram a coloração de seus corpos para se camuflarem no habitat em que se encontram, como é o caso de alguns isentos, que além da cor, modificaram também o formato de seus corpos para serem confundidos com elementos da natureza, como pedaços de pau, por exemplo.
O que dá pra perceber é que a natureza é muito hábil no que diz respeito aos seres que vivem nela se adaptarem ao ambiente de todas as formas possíveis, até mesmo mudando aspectos físicos para se camuflarem, ou para outras finalidades (como a mudança de cor da iguana para receber mais raios solares). Estratégias, essas, que se mostram bastante engenhosas, digamos assim.