Com tantos animais existentes ao redor do mundo, fica até um pouco difícil conseguir catalogar e estudar todos eles.
No entanto, o mundo cria cada vez mais tecnologias que são mais avançadas e poderosas, e que conseguem estudar diversos animais que antes era impossível.
O estudo dos animais garante que cada um deles possa receber as medidas corretas de conservação e proteção.
E conservar os animais é uma das coisas mais importantes que devemos fazer atualmente, pois são eles garantem o equilíbrio ambiental e na cadeia alimentar.
E há também animais que despertam muita curiosidade, seja por possuir alguma habilidade ou por possuir alguma característica muito exclusiva.
Hoje, por exemplo, iremos falar sobre o Vombate, um animal que é nativo da Austrália e que faz fezes em forma de cubo.
Caso você nunca tenha ouvido falar desse animal ou dessa característica, você está no lugar certo!
Acompanhe essa leitura e entenda quais são as características de um Vombate, o motivo dele fazer fezes em cubo, seu habitat, comportamento, alimentação e muito mais!
Características
O Vombate, ou ainda wombat, é um animal que possui origem na Austrália e é considerado um marsupial.
São animais de pequeno porte, e que medem aproximadamente apenas um metro em seu comprimento.
O Vombate possui um corpo atarracado, com uma cauda que é considerado muito pequena, grossa e curta.
Na Austrália, é possível encontrar um Vombate nas áreas que possuem florestas, ou em locais montanhosos e também nas charnecas que se encontram no sul do país.
A alimentação do Vombate é totalmente herbívora, ou seja, ele se alimenta principalmente de gramíneas, de ervas, raízes, ciperáceas e também de cascas de árvores.
Os dentes do Vombate são incisivos e sua formação lembra muito a dos roedores, como toupeiras, ratos ou camundongos, e eles são adaptados para conseguirem comer vegetação que é mais resistente.
A cor de pele de um Vombate pode variar bastante, mas é comum que eles sejam encontrados nas cores preta, cinza e marrom.
Ainda que exista algumas espécies diferentes de Vombate, todos eles pesam cerca de 20 até no máximo 35 quilos.
Os filhotes da Vombate fêmea nascem na primavera, e o período da gestação varia entre 20 até 21 dias.
O Vombate possui uma bolsa marsupial, e o filhote fica nele até completar cerca de 6 a 7 meses, e após abandonarem eles são desmamados com cerca de 15 meses, e atingem sua maturidade sexual com 18 meses.
Fezes Do Vombate Em Forma De Cubos
O Vombate é considerado o único animal em todo o mundo que possui a característica de fazer fezes em forma de cubos.
Essa característica despertou muito o interesse de pesquisadores e cientistas em todo o mundo, no entanto, o motivo de isso acontecer era um pouco desconhecido até alguns anos atrás.
Finalmente, chegaram em uma conclusão que parece ser a mais adequada, e quem liderou a pesquisa foi a Patrícia Yang, que é uma pesquisadora no Instituto de Tecnologia da Geórgia.
O que ela descobriu foi que quando a comida é ingerida, a mesma começa a se mover pelo intestino e então a pressão intestinal esculpa as fezes nesse formato de cubo.
Essa descoberta levou a outra, que é a de que o formato do intestino de um animal molda como as fezes são criadas.
Um porco, por exemplo, possui um intestino com formato muito circular, e por isso as fezes são redondas, no caso do Vombate, o intestino é totalmente irregular.
Essa é a explicação mais aceita atualmente, no entanto, estudos e pesquisas continuam sendo feitos, e isso pode mudar a qualquer momento.
Comportamento
O Vombate possui um sistema de metabolismo considerado muito lento, e para digerir sua comida, por exemplo, ele pode levar cerca de 8 até 14 dias.
Porém, essa digestão lenta auxilia no armazenamento de comida, e faz com que o Vombate consiga sobreviver em locais áridos.
No dia a dia o Vombate se movimenta de maneira bem tranquila e lenta, porém se ele encontra um predador, ele pode correr a 40km/h e ficar nessa velocidade por cerca de 90 segundos ou mais.
Seus predadores são o diabo-da-tasmânia e o dingo. Para se defender, o Vombate utiliza a sua traseira que é bastante encouraçada e junto com a sua cauda torna quase que impossível ser pego.
O Vombate vive em tocas, e eles são muito territoriais, e quando há intrusos eles reagem de uma forma muito agressiva.
Quando seres humanos encontram um Vombate, o melhor a ser feito é subir em alguma árvore, e aguardar que o mesmo se acalme.
O Vombate pode perfurar os humanos com suas garras e também pode morder, e isso pode causa sérias complicações.
Por isso, é importante não chamar a atenção de um Vombate caso ele seja avistado, e se afastar o mais rápido possível.
Estado de Conservação
O Vombate corre um sério risco de extinção, e o seu estado de conservação está no nível de ameaçado.
E a causa maior disso é o impacto humano, pois uma doença chamada sarna sarcóptica foi introduzida nas florestas da Austrália através de atividades humanas.
O Vombate sofre muito com essa sarna, pois ferimentos na pele são formados e elas podem se transformar em bicheira.
Caso as feridas se tornem bicheira, isso faz com que o Vombate tenha uma morte muito dolorida, demorada e alonga o sofrimento.
Nesse sentido, a maior luta dos Vombates atualmente é contra doenças que são causadas por atividades agrícolas.
Até então, os veterinários não sabiam como tratar a saúde desses animais, mas recentemente os veterinários começaram a receber o tratamento adequado.
Outros projetos também visam transportar alguns Vombates para outros locais para serem reintroduzidos nas florestas e formar novamente o número de indivíduos que existia.
Outro fator que tem contribuído para a morte de Vombates é a perda do seu habitat natural para grandes construções, produções agrícolas e casas.
O Vombate é um animal muito estressado e que não gosta de contato com os seres humanos, então quando perdem o habitat, sofrem muito na presença de pessoas.
E então o que você achou do conteúdo? Você sabia o motivo do Vombate ter fezes em formato de cubos? Conte nos comentários qual foi a sua impressão!