Home / Animais / Por Que a Luz Amarela Repele os Insetos?

Por Que a Luz Amarela Repele os Insetos?

Acender as luzes à noite e deixar uma janela aberta pode transformar sua casa em um verdadeiro cemitério de insetos, antes de passar um momento bastante constrangedor, é claro. Assim que esses animais alados vêem a luz, os insetos começam a entrar em seu quarto em quantidades consideravelmente grandes, especialmente durante o verão, não é? Agora, você já se perguntou por que isso acontece? Por que a luz atrai insetos ? Por que os insetos voadores têm esse comportamento peculiar? Por que eles se deparam repetidamente em uma lâmpada até ficarem escurecidos pelo calor que emite? A resposta é muito mais consistente do que se possa pensar, vamos falar um pouco sobre isso.

Um Pouco Sobre

Embora não haja explicação científica para isso, não é que os insetos sejam tão burros quanto você pensa e existem algumas teorias que procuram explicar o comportamento específico. Antes de tudo, deve-se mencionar que isso não ocorre com todas as espécies de insetos, obviamente, ocorre com as espécies voadoras e dentro dessa categoria, com os insetos noturnos conhecidos como lucifugados.

Instintivamente, os insetos dessa classe são atraídos pela luz natural para orientar seu comportamento. O luar dá aos insetos lucífugos um ponto de referência para se orientarem adequadamente, orientação que as estrelas também lhes dão.

Há também algo chamado fototaxia, que é basicamente o fenômeno que explica por que alguns insetos são atraídos pela luz e outros não. Existem insetos, como baratas ou vermes, que possuem fototaxia negativa, o que significa que a exposição à luz os repele. Outros insetos, como mariposas, moscas e muitos outros insetos voadores, têm fototaxia positiva, o que significa que são naturalmente atraídos por ela.

A luz, além de servir para a sua organização diária, também exerce um efeito peculiar entre esses insetos. A intensidade da luz natural vem de uma distância distante, por isso dá igual nos dois olhos do inseto, coordenando seus movimentos. No entanto, quando a luz lhes dá mais em um olho do que em outro (como é o caso da luz artificial), os insetos tendem a mover uma asa com mais frequência que a outra, o que explica seu movimento circular em torno de uma lâmpada.

Insetos e Luz Amarela
Insetos e Luz Amarela

Como você verá, com ações insignificantes para nós, como acender uma lâmpada, estamos exercendo uma influência notável no meio ambiente e esses pobres insetos que o incomodam muito quando entram no seu quarto, garanto que, no meio de uma terrível crise de confusão, eles estão tendo um tempo muito pior que você.

Jardinagem e outras atividades ao ar livre no verão podem ser arruinadas quando os insetos ameaçam. O zumbido de um mosquito que não desaparece pode deixá-lo louco. Uma mosca pode causar uma mordida grave. Alguns insetos podem enviar você para o hospital. Existem maneiras de torná-lo menos atraente para eles. Certas cores podem realmente repeli-las.

Azul e verde, talvez pintados em tetos e paredes, repelem muitos insetos, como abelhas, vespas, mosquitos e moscas negras. É comum no sul ver caixilhos de janelas e varandas pintadas de azul. De acordo com Howard Garret, da Natural Organic Gardening and Life, “o azul não é uma cor cientificamente comprovada para repelir insetos. No folclore das terras baixas da Carolina do Sul, no entanto, a crença tem sua origem em um costume cultural. Acredita-se que essa cor não apenas repele insetos, mas também espíritos malignos.

Lâmpada Amarela
Lâmpada Amarela

Pensa-se que o branco é preferível para repelir a maioria dos insetos, porque moscas e mosquitos preferem cores escuras como marrom, azul marinho e preto. De acordo com a Estação de Experimentação Agrícola de Nova Jersey da Universidade Rutgers, as cores escuras atraem mosquitos, pois retêm o calor do corpo que contém dióxido de carbono. Vestir uma camisa branca em vez de uma camisa preta não necessariamente impedirá uma picada, mas certamente pode ajudar.

Embora as cores escuras possam atrair alguns insetos, elas podem não ser atraentes para as abelhas. De acordo com Janice D. Green, do queenbee.com, as abelhas são repelidas por cores escuras, pois podem indicar que um animal as ameaça. Green argumenta que cores claras, mas não brilhantes, repelem as abelhas. Aparentemente, eles são atraídos por cores vivas porque podem confundi-las, pois são semelhantes às flores vibrantes que simbolizam a polinização e atraem abelhas para um jardim.

Luz Amarela Para Insetos

Muitas vezes você pode ver insetos que enxameiam a luz da varanda em uma noite escura. Segundo o Cemitério das Pragas, os insetos são atraídos por lâmpadas que irradiam luz ultravioleta e azul. Isso inclui luzes pretas e fluorescentes. O cemitério das pragas sustenta que as lâmpadas amarelas para insetos são muito eficazes, porque é uma cor que muitos insetos não podem ver, pelo que simplesmente não serão atraídas por uma luz amarela.

No verão, seja em uma cidade grande ou em uma cidade pequena, onde há um holofote, os insetos dançam em torno de uma dança frenética atraída pela fonte de luz. Vamos, levante a mão que, desesperado pela presença de mosquitos e outros insetos irritantes, decidiu desligar as luzes e aproveitar a escuridão para aproveitar o afresco em paz.

Felizmente, as lâmpadas LED podem acabar com essa atração de insetos pela luz. LED é o acrônimo em inglês para Light-Emitting Diode (diodos emissores de luz), uma fonte composta de um material semicondutor. Embora tenham sido inicialmente utilizados como componentes eletrônicos, na última década sua conquista de residências, carros, lanternas e indústria é total. Seu baixo consumo de energia, alto desempenho e durabilidade substituíram as lâmpadas fluorescentes compactas, mais conhecidas como lâmpadas economizadoras de energia.

Um estudo do Departamento de Entomologia da Universidade da Geórgia, liderado pelas pesquisadores Marianne Shockley Cruz e Rebeca Lindner, intitulado A visão do inseto: Ultravioleta, Cor e Led Light, afirma que os insetos têm atração pela emissão de luz infravermelha, faixa do espectro da luz que é invisível ao olho humano. As velhas luzes incandescentes emitem, mas como os LEDs não o atraem, eles não atraem pequenos animais alados.

Não apenas a luz: os LEDs não emitem calor, enquanto os incandescentes emitem (vale lembrar o tempo de esperar se uma lâmpada queimava e precisava ser trocada), e a ausência de calor também é outro motivo que os faz desistir para insetos
Segundo o estudo de Shockley e Lindner, os insetos também têm uma atração especial por outros raios invisíveis ao olho humano, que são ultravioletas, porque são essenciais como ferramenta de orientação na navegação e no processo de acasalamento.

E Agora?

Quando os insetos são expostos a uma fonte de luz, a pesquisa indica que eles têm uma reação chamada ‘fototaxia’, que pode ser negativa ou positiva, ou seja, sentir rejeição ou atração. Isso os leva a fazer movimentos nervosos ao redor de uma lâmpada ou a mover parte do corpo antes dela. A sensibilidade à luz é percebida por meio de fotorreceptores. Estes foram descobertos em formigas, abelhas ou vespas. No caso das moscas, quando vemos que uma janela externa bate com frenesi, é porque ele sente a necessidade de seguir os raios ultravioletas do sol.

O espectro da luz azul também é uma fonte de atração para insetos voadores. E aqui as lâmpadas LED dessa faixa não têm muito a ganhar: um trabalho do centro Scion da Nova Zelândia, liderado por Stephen Pawson e Martin Bader, aponta que esse tipo de lâmpada emissora de luz azul atraiu 48% mais insetos do que outro tipo de luzes, como vapor de sódio.

Lâmpada Amarela Para Insetos no Quarto
Lâmpada Amarela Para Insetos no Quarto

Qual poderia ser a solução? Bem, luzes LED brancas e quentes, que emitem luzes acima de 550 nanômetros, que estariam fora do alcance de atração de insetos e que, como afirmado, não possuem emissões de infravermelho e ultravioleta.

O estudo de Shockley e Lindner coincide com outras pesquisas desenvolvidas pela Universidade de Bristol, por Andy Wakefield, Gareth Jones e Stephen Harris. No sudoeste da Inglaterra, eles colocaram armadilhas iluminadas com três tipos de lâmpadas: LED, fluorescente e filamento. O primeiro atraiu quatro vezes menos insetos do que as lâmpadas incandescentes clássicas e metade das lâmpadas fluorescentes de baixa energia. Mesmo em espécies do gênero Culicoides (que têm certa semelhança com mosquitos, embora sejam maiores e sejam vetores transmissores de doenças) em 80% foram atraídos pelos de filamentos e apenas 2% pelos LEDs. No caso desses insetos, os pesquisadores acreditam que a presença de tungstênio nos filamentos é a chave: esses insetos usam sinais térmicos para encontrar suas vítimas de sangue quente (animais ou seres humanos) e podem ser atraídos pelo calor emitido por essas lâmpadas antigas, diz o estudo publicado na Ecology and Evolution.

Veja também

Dálmata: Personalidade Vibrante

Se você está em busca de um companheiro de quatro patas com personalidade vibrante, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *