O processo de reprodução é muito interessante para os cangurus, e de acordo com esse assunto, a gestação do canguru é bem curta. O que é algo um tanto curioso que devemos descobrir o porquê. E faremos isso com esse artigo sobre a reprodução desse animal fascinante.
Reprodução dos Cangurus
Os cangurus machos são chamados de boomer e as fêmeas são conhecidas como flyer. Os cangurus bebês são chamados joeys. O acasalamento geralmente ocorre durante a estação chuvosa do ano. Quando a vegetação é verde e a comida é abundante, machos e fêmeas maduros começam a se atrair para fins de acasalamento.
A fêmea é capaz de atrasar a ligação do embrião ao feto. Isso significa que ela é capaz de controlar quando estará grávida. Quando ela tem um joey no corpo, ela não permite que isso aconteça. Se seus filhotes morrerem ou amadurecerem o suficiente para deixá-la, ela imediatamente ficará grávida novamente. Contanto que as condições sejam adequadas, eles podem se reproduzir o ano todo.
A única exceção é quando não há comida ou água suficiente para a sobrevivência. Isso geralmente ocorre durante condições de seca. Então ela não ficará grávida até que as condições de vida melhorem. Esta é uma situação muito séria, pois pode reduzir drasticamente a população de cangurus. Outro elemento é que os cangurus machos geralmente não conseguem produzir espermatozoides necessários para o acasalamento bem-sucedido durante a estação seca.
A Bolsa Do Canguru
A bolsa é uma parte muito importante do corpo feminino quando se trata de reprodução. O joey vai nascer cerca de 30 ou 36 dias após a concepção, que é muito cedo. Eles ainda estão em um estado de desenvolvimento muito frágil naquele momento. Eles são capazes de subir na bolsa e depois sugar instintivamente o leite do corpo da mãe.
Surpreendentemente, o jovem joey não é maior do que um único feijão nesse momento. É capaz de encontrar o caminho para a bolsa sem a ajuda da mãe. Eles são extremamente pequenos, pesando cerca de menos de 1 grama e são cegos. Eles também são sem pelos, por isso precisam fazer essa jornada rapidamente se quiserem sobreviver.
Uma vez lá, ele trava em um mamilo da fêmea, pois ela terá quatro disponíveis. É daí que o leite vem. A mãe canguru tem músculos muito fortes ao redor da bolsa. Eles são capazes de apertá-los como o movimento que impede que seus joey jovens sejam pendurados ou caídos.
Dependendo das espécies de canguru, o joey viverá na bolsa da mãe por um ano a um ano e meio. À medida que envelhecem, eles começam a tirar um tempo da bolsa e a explorar. Mesmo assim, eles ficarão muito próximos da mãe para proteção.
A mãe canguru é conhecida por dar à luz outro joey enquanto ela ainda tem um mais velho na bolsa. Então seu corpo é capaz de produzir tipos muito diferentes de leite. Isso para o joey mais jovem contém mais gordura.
O que também é surpreendente é que ela pode realmente determinar o sexo de seus filhotes. Pesquisas mostram que nos primeiros anos em que ela acasala, ela quer que todos os seus filhotes sejam fêmeas. No entanto, à medida que envelhece, ela quer que sejam machos. A maneira pela qual esse controle ocorre não é totalmente compreendida.
Acredita-se que as fêmeas realmente gostem de cuidar de seus joeys. Eles formam um apego muito forte a eles. Se alguém se perder, passará o tempo procurando e não comendo. Muitos deles parecem ficar muito tristes à medida que envelhecem e não conseguem mais se reproduzir. Durante esse período, eles podem começar a passar mais tempo com as fêmeas mais jovens da máfia que têm seus próprios joeys.
Por Que Os Cangurus Têm Uma Gestação Curta?
Os cangurus costumam ter um filhote anualmente. O jovem canguru, ou joey, nasce em um estágio muito imaturo quando tem apenas 2 cm de comprimento e pesa menos de um grama. Imediatamente após o nascimento, ele rasteja pelo corpo da mãe e entra na bolsa. O bebê prende a boca em uma das quatro tetinas, que aumentam para manter o animal jovem no lugar.
Após várias semanas, o joey se torna mais ativo e passa gradualmente mais e mais tempo fora da bolsa, deixando completamente entre 7 e 10 meses de idade.
Os cangurus fêmeas entram no calor alguns dias após o parto e acasalam e concebem, mas após apenas uma semana de desenvolvimento, o embrião microscópico entra em um estado adormecido que dura até que o filhote anterior deixe a bolsa.
O desenvolvimento do segundo embrião é retomado e procede ao nascimento após um período de gestação de cerca de 30 a 36 dias. Portanto, é todo um processo quase indecifrável que causa uma gestação de curto período.
Duração De Gestação Por Tipo De Cangurus
Cangurus cinzentos orientais: Geralmente dão à luz a um bebê de cada vez, mas foram relatados gêmeos. Um filhote joey pesando menos de 1 grama nasce após uma gravidez de 36 dias. O joey deixa a bolsa por curtos períodos em cerca de nove meses de idade, mas continua a ser amamentado até os 18 meses de idade.
Cangurus vermelhos: Os joeys dos cangurus vermelhos permanecem na bolsa por 5 a 6 meses. Durante um período de 2 a 3 meses, eles gradualmente passam mais tempo longe da bolsa, geralmente desmamados por um ano de idade, mas normalmente permanecem perto da mãe por mais 6 meses. E nascem depois de um período de gestação de 34 dias.
Cangurus cinzentos ocidentais: As mães se comunicam com os joeys com uma série de cliques. Não têm estação específica para reprodução, embora a maioria dos joeys nasça no verão. O canguru cinza ocidental está relacionado aos cangurus cinza oriental e vermelho. No entanto, o tempo provável de gestação é de cerca de 31 dias.
Canguru de parma: A estação reprodutiva do canguru parma ocorre no final de inverno à primavera. Após uma gravidez de cerca de trinta e cinco dias, o recém-nascido joey se apega firmemente a uma das quatro tetinas na bolsa da mãe, que sai cerca de trinta semanas, ainda amamentando até aproximadamente 10 meses de idade.
Cangurus antilopes: A estação de acasalamento é no início da estação das chuvas, geralmente por volta de dezembro. A gestação dura cerca de 35 dias, com apenas uma prole sendo produzida a cada estação reprodutiva. Uma vez nascido, o recém-nascido joey sobe na bolsa de sua mãe.
Após cerca de 20 semanas, ele começa a emergir da bolsa e, aproximadamente 6 meses, sai completamente da bolsa pela primeira vez.