Provavelmente a criatura mais peculiar e bem evoluída que vive hoje é a anta, uma miscelânea visual de um elefante e de um porco selvagem. Verdade seja dita, a palavra tailandesa para anta é “P’som-sett”, que significa “a mistura é feita” à luz do fato de que, semelhante ao gnu na África, este ungulado aparece como uma mistura de quaisquer partes que sobraram na sequência da criação de diferentes criaturas.
Em oposição a essa introdução precoce, o ungulado é um animal excepcionalmente ajustado. Ele já existe há mais tempo do que inúmeros animais de sangue quente diferentes no planeta hoje — no entanto, o seu futuro é questionável.
Porque as Antas São Animais Inteligentes?
Por acaso, este ungulado parece um monstro antigo? As quatro espécies que restam hoje são encontradas na América do Sul, América Central e sudeste da Ásia. Seja como for, as formas mais pontuais dos ungulados atuais apareceram no início do Eoceno da América do Norte. É a partir desse ponto que eles se espalharam por diferentes massas de terra ao longo dos séculos.
Como indicado pela Live Science, “As antas fazem parte das enormes criaturas do planeta. São as mais rudes e mais bem evoluídas”. “Eles existem há 20 milhões de anos e não mudaram praticamente nada”. O registro fóssil primário de algumas antas são encontrados a partir do período inicial do Oligoceno (65,5 milhões a 23 milhões de anos atrás)”.
Bonito, não é verdade? Pensando na aparência mais intrigante dos adultos, você pode se surpreender ao perceber que é isso que os ungulados se assemelham quando é bebê. As antas possuem bebês praticamente idênticos aos pais. Lembram muito o nascimento dos leitões.
Da mesma forma que outras espécies de criaturas, o seu corpo faz com que, na luz do dia, se misturem com a tonalidade da natureza. Isso ajuda na proteção contra predadores, principalmente quando estão na fase mais jovem e não possuem destreza para se proteger.
Esse longo nariz não é apenas para a aparência. É realmente preênsil, o que significa que é feito para dobrar e agarrar coisas. estes animais utilizam o nariz para agarrar produtos naturais, folhas e outros alimentos. Para a nutrição que pode parecer distante, o animal pode estender o nariz para cima, dobrar sobre o pedaço e puxá-lo para baixo para comer.
O nariz extra-longo é adicionalmente multifuncional. O ungulado pode utilizar o seu nariz como uma “máscara de mergulho”, tornando-o mais simples de nadar.
Um Pouco Mais Sobre Suas Características
Elas possuem diversas características, tanto físicas quanto mentais, que fazem delas um dos animais mais privilegiados da natureza. Veja algumas delas logo abaixo, pois, aqui, estão algumas realidades que certamente moverão algum interesse por esta criatura bizarra.
Elas não só são boas de caminhadas na terra, mas são ótimas nadadoras! Conseguem ficar na água durante um bom tempo, sem perder o ritmo e sem corpo mole! A resistência desses animais não diminui quando estão em um ambiente aquático — como acontece com a maioria dos animais terrestres.
Frequentemente chamados de “trabalhadores do viveiro do sertão”, os ungulados assumem um trabalho significativo na dispersão de sementes. Requerem uma enorme variedade para espalhar e, quando comem produtos do solo em um território e viajam para o seguinte, levam essas sementes com elas em seu trato estomacal e as espalham enquanto fazem cocô.
Isto ajuda a suportar a variedade hereditária decente de plantas na floresta. Além disso, como os ungulados são criaturas enormes — uma das maiores criaturas da América do Sul — eles movem uma tonelada de sementes.
Por falar em tamanho, o maior ungulado do mundo é a anta malaio. É encontrado na Malásia e Sumatra e pode se desenvolver até 350 quilos.
Espécies de Antas
Existem quatro tipos de anta. São elas:
- Anta malaio (T. indicus);
- Anta de montanha (T. pinchaque);
- A anta de Baird (T. bairdii);
- A anta do pântano (T. terrestris).
Todas as espécies precisam de preservação. Os ungulados do Malaio, da montanha e do Baird são registrados como ameaçados na Lista Vermelha da IUCN, e o pântano é registrado como Vulnerável.
Um dos maiores fatores pelo qual elas estão ameaçadas, sem dúvida nenhuma, são a caça predatória. O maior motivo é por causa de sua carne, muito apreciada. Somando-se à isso, também podemos citar a destruição que o homem faz em seu ambiente, fazendo com que as antas não tenham tanto espaço para morar.
Habitat e Comportamento
Os ungulados brasileiros, em sua maioria, levam um único modo de vida, além da época de acasalamento, quando vivem dois a dois, assim como as mães e seus filhos, que viajam regularmente juntos.
São geralmente noturnos, passando as horas do dia em coberturas, situadas na floresta. Durante a noite, elas deixam estes santuários para procurar sua alimentação. Apesar de sua fraca visão, estas criaturas veem a sua condição através de um reconhecimento olfativo profundamente evoluído. Os ungulados brasileiros são geralmente criaturas tímidas e tranquilas.
Em qualquer caso, eles são conhecidos por mostrar uma conduta significativamente enérgica enquanto protegem os seus direitos de acasalamento e extensões domésticas. A correspondência entre os seus membros da mesma espécie acontece, em sua maioria, através de vocalizações.
As antas que vivem no território brasileiro emanam algumas comovências, uma das quais é o clamor gritante, mostrando riscos, problemas ou tormentos. Durante determinada época, elas podem ser ouvidas regularmente criando sons de estalidos, através dos quais se distinguem uns dos outros.
O comportamento enérgico é comunicado pelo som de grunhidos nasais, enquanto que as apresentações sonoras de sopro se agravam.
Dieta e Nutrição
Os ungulados brasileiros são herbívoros (folívoros e frugívoros), sua rotina alimentar é geralmente feita de material vegetal, por exemplo: Produtos naturais, folhas e brotos. Estes seres de sangue quente são conhecidos por suportarem especialmente produtos orgânicos, parecendo enormes ameixas. Além disso, apreciam enormes produtos naturais como as bagas, tal como os produtos da palmeira moriche, o buriti.
Número de População
Nenhum medidor de tamanho populacional é acessível aos ungulados brasileiros. Atualmente, esta espécie é denominada Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN e seus números continuam a diminuir.
Especialidade Ambiental
Devido ao seu regime alimentar natural à base de produtos, estas criaturas preenchem como significativos dispersores de sementes de várias plantas que consomem, uma vez que as sementes de certos produtos orgânicos (por exemplo, o buriti) permanecem impecáveis após a assimilação.