Está interessado em ter um poodle como animal de estimação?
Eles são cães dóceis, atenciosos e ótimos companheiros.
São várias as opções de poodle, já que existem quatro tipos diferentes: o Toy, Mini, o Médio e Gigante.
Aqui vamos falar de cada um deles, mostrar as características, os cuidados, os valores, onde encontrar locais que vendem, e também que adotam, para que você saiba tudo antes de ter um poodle de estimação. Confira!
Poodles: A Origem da Raça
Os poodles são oriundos da França, porém, seus ancestrais estão presentes no Planeta Terra há pelo menos 3.000 anos. Eles são originários da Alemanha e também da Rússia, embora os franceses sejam tidos como os criadores dos poodles como conhecemos hoje.
Eles são animais utilizados pela realeza francesa para demonstrar nobreza e ostentação. A história do poodle é longa e muito curiosa, tendo em vista as diferentes variações da mesma raça que foram sendo criadas em laboratório ao longo dos anos. O poodle original, o primeiro, é o Poodle Gigante/Standard, ele é uma mistura de duas outras raças.
Há controvérsias quanto a origem dos poodles. Os franceses reivindicam a criação, devido ao ancestral próximo da raça Barbet (francês), por lá, seu nome significa “cão da água”. Porém, estudos científicos garantem que o animal é possui ancestrais próximos na Alemanha e na Rússia, onde é conhecido por “pudel”, que significa “poça da água”.
Essas diferentes origens do poodle, facilitou muito para a raça rapidamente ser disseminada por toda a Europa e, posteriormente às Américas. No Brasil, é uma raça muito popular, presente em muitas residências espalhadas pelo país. Eles são animais extremamente inteligentes. Já tiveram diferentes funções ao longo dos anos. Na Europa, já foram utilizados como seguranças; nos Estados Unidos, foram cães de guerra e na França, eram trufeiros.
Desde a origem da raça, é possível notar sua intimidade com a água. Não à toa seu nome significa “cão da água” (francês) e “poça da água”(Alemão). Eles eram muito utilizados para caçar aves aquáticas e capturar peixes. Suas longas pernas, junto com sua leveza e agilidade, tornavam-no um excelente caçador; porém, o poodle é mais do que isso, ele conquistou todos os seus criadores, pois é um animal muito carinhoso, dócil e uma excelente companhia. Ele adora estar em meio aos humanos e receber recompensas belas atitudes bem feitas. É um cão com energia, que adora passear, correr e claro, nadar.
A raça é dividida em quatro variações que foram desenvolvidas ao longo dos anos. Os primeiros e originais (Gigante/Standard), possuem em média 60 centímetros e após muitos cruzamentos e experimentos, a raça diminui até chegar em sua versão Toy, com menos de 30 centímetros. Quer entender o que aconteceu? Confira a seguir as características de variedade do poodle!
Poodle: Standard, Médio, Mini e Toy
Poodle Standard/Gigante
O Poodle Standard, conhecido aqui no Brasil como Poodle Gigante, é a primeira versão da raça, ele é o original, foi através dele que todas as outras versões foram desenvolvidas. O poodle Standard tem uma altura que varia entre 50 a 60 centímetros. Eles são animais resistentes, inteligentes e dóceis.
O peso pode variar entre os 40 ou 50 kg. São cães com muita energia, então é preciso que sejam criados em locais com bastante espaço, onde possam correr e brincar. Passeios regulares também são indicados para manter a saúde do seu pet em dia.
Poodle Médio
Essa versão da raça é um pouco menor do que a Standard, sua altura varia entre 30 a 45 centímetros. Não possuem as pernas tão alongadas, o focinho é levemente mais curto e são mais leves.
São animais muito resistentes e foram desenvolvidos com as pernas mais curtas para que seus longos pelos não enroscaram na pata traseira, assim o nado do cachorro ficou mais fácil. Ele ama água e está sempre disposto para brincar e se exercitar. Essa É uma das versões da raça mais populares tanto aqui No brasil, quanto em outros lugares do mundo. Por serem muito ativos, eles não gostam de ficar sozinhos, pois assim sentem tédio. Então dê a atenção que seu cão merece e seja feliz ao seu lado.
Poodle Mini/Anão
O poodle mini é uma versão da raça também desenvolvida através de vários cruzamentos com padrões menores. Ele é levemente menor que o Poodle Médio, sua altura varia entre 25 a 35 centímetros. Seus pelos são pouco menos encaracolados do que as duas outras versões citadas acima. Além disso, são mais adaptáveis em apartamentos e locais com menos espaço. Vale lembrar que também são ativos e necessitam de passeios regulares.
Eles são mais frágeis e mais propensos a algumas doenças. Por isso merece toda atenção e cuidado. Evite deixá-lo sozinho e sempre alimente-o da maneira adequada. Eles são muito parecidos com o Poodle Médio, porém em proporções menores.
Poodle Toy
Essa é a última versão que foi desenvolvida, estima-se que foi no Século XVIII. Os criadores buscavam chegar na versão anã do poodle, com isso realizavam muitos cruzamentos com outras variações menores. Até que chegaram ao poodle, que hoje é conhecido como Toy.
Ele mede entre 24 a 28 centímetros e pode ser carregado até mesmo dentro de uma bolsa. São animais frágeis e merecem toda a atenção por parte do criador.
Qual o Preço de Um Poodle?
O preço do poodle pode variar de acordo com o local que de compra, com qual tipo de poodle você vai querer. Você pode procurar tanto na internet, em canis especializados, como também em lojas físicas, pet shops e feiras. Antes de comprar qualquer cão, lembre-se de conferir se o local que está lhe vendendo possui certificado de criação, de reprodução, e também procure saber como os cãezinhos são tratados por lá.
O valor de um poodle pode variar entre os 300 R$ e os 2.000 R$. Tudo depende da variedade, as versões Standard e Médio são cães maiores e considerados de “luxo”, então o preço é consequentemente maior do que as versões mini e toy. São cães dóceis, gentis e ativos. Adoram a companhia humana e são muito fiéis.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!