Home / Animais / Polvo da Califórnia: Características, Nome Científico e Fotos

Polvo da Califórnia: Características, Nome Científico e Fotos

O polvo da Califórnia, cujo nome científico é Enterococcus dofleini , também conhecido como polvo gigante do Pacífico Norte, é o maior polvo do mundo. Como o próprio nome sugere, esse grande cefalópode vive ao longo das costas do Oceano Pacífico Norte. Eles foram documentados no extremo norte, nas Ilhas Aleutas do Alasca, e no sul, na região da Baja Califórnia, no México. Esta espécie varia até o nordeste do Japão.

Como outros polvos , o polvo gigante do Pacífico exibe simetria bilateral e possui uma cabeça bulbosa, oito braços cobertos por ventosas e um manto. Seu bico e rádula estão no centro do manto. Esse polvo geralmente é marrom-avermelhado, mas as células pigmentares especiais em sua pele mudam de textura e cor para camuflar o animal contra rochas, plantas e corais. Como outros polvos, o polvo gigante do Pacífico possui sangue azul rico em cobre que ajuda a obter oxigênio em água fria.

Características do Polvo da Califórnia

Os maiores polvos da Califórnia pesam até 272 kg. e medem até 9,6 m. de raio. No entanto, a maioria atinge um peso médio de 60 kg com um comprimento do manto dorsal de 50 a 60 cm. O manto dorsal tem a forma de um saco e contém o cérebro, órgãos reprodutivos, órgãos digestivos e olhos. Os polvos gigantes do Pacífico têm dois olhos, um de cada lado da cabeça, que fornecem uma visão extremamente aguda. Os polvos gigantes do Pacífico também têm quatro pares de armas que se estendem do manto. Cada par é coberto com até 280 ventosas, que contêm milhares de receptores químicos.

Polvo da Califórnia Características

O polvo é o invertebrado mais inteligente do mundo. Sabe-se que eles brincam com brinquedos, interagem com um manipulador, abrem potes, usam ferramentas e resolvem quebra-cabeças. Em cativeiro, eles podem distinguir e reconhecer diferentes detentores.

Ciclo de Vida

A vida útil dos polvos gigantes do Pacífico é caracterizada por um período de crescimento rápido que continua ao longo de toda a sua vida de 4 a 5 anos. As larvas nascem de um conjunto de ovos e têm em média 9,5 a 10,1 mm de comprimento. As larvas, com capacidade limitada de nado, movem-se para a superfície para iniciar uma existência planctônica que dura de 1 a 3 meses. No final do estágio planctônico, os jovens descem para os bentos, onde passam por rápido crescimento.

Os polvos gigantes do Pacífico continuam a crescer até se reproduzirem. Nos 3 meses seguintes à reprodução, os machos normalmente passam por um período de senescência e morrem. Os sintomas de senescência nessa espécie incluem redução da ingestão de alimentos, retração da pele ao redor dos olhos, movimento sem objetivo (errante) e lesões que não cicatrizam.

Habitat

O polvo da Califórnia prefere água fria e oxigenada, ajustando sua profundidade da superfície até 2000 m. (6600 pés), conforme necessário.  Os polvos gigantes do Pacífico são geralmente encontrados em poças de maré e até profundidades de 110 m., embora também possam residir em águas mais profundas de até 1.500 m. Eles costumam viver em tocas, embaixo de pedras e em fendas nas rochas.

Polvo da Califórnia em seu Habitat

O habitat ideal para esta espécie inclui um substrato macio de lama, areia ou cascalho que inclui grandes rochas para a criação de tocas. Os polvos gigantes do Pacífico são encontrados em densidades maiores perto de campos densos de algas. Os membros desta espécie são ectotérmicos e seu metabolismo depende da temperatura da água. As temperaturas ideais da água para polvos gigantes do Pacífico variam entre 7 e 9,5 graus Celsius.

Dieta

Os polvos são predadores carnívoros que geralmente caçam à noite. O polvo gigante do Pacífico parece se alimentar de qualquer animal dentro de sua faixa de tamanho, incluindo peixes, caranguejos, amêijoas, tubarões pequenos, outros polvos e até aves marinhas. O polvo agarra e restringe as presas usando seus tentáculos e ventosas, depois a morde e arranca a carne com seu bico duro.

Os polvos gigantes do Pacífico adulto e juvenil são predados por lontras marinhas, focas, tubarões e baleias-esperma. Os ovos e as para larvas suportam alimentadores de filtros de zoo plâncton , como baleias , algumas espécies de tubarões e muitas espécies de peixes.

O polvo gigante do Pacífico é uma importante fonte de proteína para consumo humano. Também é usado como isca para o ala bote do Pacífico e outras espécies de peixes. Cerca de 3,3 milhões de toneladas de polvo gigante são pescadas anualmente.

Reprodução

O polvo da Califórnia é a espécie de polvo de maior duração, geralmente vivendo de 3 a 5 anos na natureza. Durante esse tempo, leva uma existência solitária, reproduzindo apenas uma vez. Órgãos reprodutores masculinos de grandes polvos do Pacífico estão fechados dentro da cavidade do manto dentro de uma bolsa genital. Os espermatozoides são encapsulados em um saco espermatopódio em forma de fuso.

Durante o acasalamento, o polvo macho insere um braço especializado chamado hectocótilo no manto da fêmea, depositando um esperma na costa. A fêmea pode armazenar o espermatozoide por vários meses antes da fertilização. Após o acasalamento, a condição física do macho se deteriora. Ele para de comer e passa mais tempo em águas abertas. Os machos geralmente morrem por serem atacados, em vez de morrer de fome.

Após o acasalamento, a fêmea para de caçar. Ela coloca entre 120.000 e 400.000 ovos. Ela prende os ovos a uma superfície dura, sopra água fresca sobre eles, os limpa e afugenta os predadores. A incubação pode levar de 150 dias a quase 1 ano, dependendo da temperatura da água. Temperaturas mais baixas atrasam o desenvolvimento do embrião e, portanto, prolongam o tempo de incubação.

As fêmeas morrem logo após os ovos eclodirem. Cada filhote tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz, mas cresce a uma taxa de cerca de 0,9% por dia. Embora muitos ovos sejam postos e eclodem, a maioria dos filhotes é comida antes de atingir a idade adulta.

Ameaças

O polvo gigante do Pacífico não foi quanto ao grau de sua conservação, isso ocorre porque é muito difícil encontrar e rastrear os animais para avaliar seus números. Embora não esteja ameaçada, a espécie provavelmente está ameaçada pela poluição e pelas mudanças climáticas.

Normalmente, o polvo foge de água morna e zonas mortas em favor de água oxigenada mais fria, mas algumas populações podem ficar presas entre zonas de baixo oxigênio. No entanto, as espécies podem se adaptar a viver em águas profundas, portanto, é possível que o polvo gigante do Pacífico encontre um novo habitat.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *