Os cachorros fazem parte da vida das pessoas de maneira muito ativa, o que faz com que a preocupação em relação ao bem-estar dos animais seja grande. Dessa maneira, os cães possuem algumas restrições em relação ao modo de vida e aos cuidados do dia a dia, tudo para evitar que os animais sofram. Assim, uma pergunta que muitos donos fazem a si mesmos é: pode dar banho no cão quando ele está doente?
A grande verdade é que esse questionamento faz parte da vida de muitos donos de cachorros, que não sabem quando podem ou não lavar os seus animais. Isso acontece porque, segundo especialistas da área, um cachorro tem a sua imunidade diminuída de forma considerável ao tomar banho. Dessa forma, um banho no momento incorreto pode fazer com que a vida do cachorro corra perigo.
Logo, por esse motivo, há pessoas que simplesmente não entendem quando se pode lavar o animal. Se você possui essa dúvida e também não sabe quando dar banho no seu cachorro, ou se pode dar banho nele quando o animal estiver doente, veja abaixo algumas dicas muito interessantes e descubra tudo sobre o banho nos cães.
Pode Dar Banho no Cachorro Doente?
Esse é um questionamento que existe há bastante tempo, sendo alvo de debate da comunidade especializada também há algum tempo. Assim, a grande verdade é que muitas pessoas não sabem quando dar banho no seu animal, podendo optar pelo banho no momento errado. O que acontece é que, na prática, o banho no cachorro faz com que o sistema imune do cão se torne mais frágil. Dessa maneira, o cachorro se torna mais fraco e passará a ter menos armas para combater a chegada rápida de uma doença, por exemplo.
Logo, não é recomendado dar banho no cachorro quando ele já estiver doente, pois a doença passará a ter menos barreiras para se propagar por todo o corpo do animal e, assim, vencê-lo. O banho pode esperar algum tempo, já que cachorros são capazes de passar semanas sem um banho, sem gerar qualquer prejuízo a mais para a sua saúde.
Dessa forma, antes de dar banho no seu animal, tenha a certeza de que ele está saudável e de que o cão não possui nenhuma chance de já estar doente. Caso seja possível localizar a doença, trate de esperar para dar o banho, pois, em caso contrário, você pode colocar o seu animal em risco.
Pode Dar Banho em Filhote?
Muitas pessoas se perguntam se podem dar banho em filhotes, já que os filhotes são muito mais frágeis do que os cães adultos e, assim, podem estar também propensos a adquirir ou desenvolver doenças após um banho. Como era de se imaginar, assim como no caso dos cães doentes, os filhotes realmente exigem uma atenção especial.
No caso, o cachorro mais jovem apenas deve tomar banho após os 2 ou 3 meses de idade, quando o animal já possui o seu sistema de defesa um pouco mais preparado para os possíveis perigos que podem aparecer. Logo, nem pense em dar banho no seu cãozinho antes dessa idade.
Ademais, entre 3 meses e 1 ano, o mais recomendado é que seja usada apenas água morna para dar banho no cachorro, fazendo com que o animal não corra o risco de desenvolver problemas ligados ao sistema respiratório, como exemplo. Assim, após o banho quente, trate de envolver o seu filhote em uma toalha, deixando o cachorro aquecido o suficiente. Já em caso de adultos, o banho pode ser gelado ou com a água à temperatura ambiente, desde que não esteja frio no local.
Dicas Para Banho em Cães Adultos
Os cachorros adultos podem até exigir menos dos donos no momento de tomar banho, mas, ainda assim, é preciso ter atenção a alguns detalhes nesse momento. Portanto, é fundamental se manter atento e realizar tudo o que é necessário para que o seu cachorro possa deixar o banho tão saudável quando entrou.
No caso, é recomendado, por exemplo o uso de condicionadores e shampoos próprios para cachorros, itens que podem ser comprados em qualquer loja voltada o universo pet. Assim, os produtos feitos para as pessoas devem ser evitados, pois podem causar irritação ao pelo animal e ainda podem gerar alergias em muitos deles. Ademais, no momento de dar banho no cachorro, escolha um local confortável o suficiente, capaz de manter o animal relaxado.
Pois, caso o cão se torne agressivo e agitado ao longo do banho, você certamente terá muitos problemas para controlá-lo. Outra dica importante é proteger as orelhas, olhos e focinho do cachorro no momento do banho. Isso porque os produtos podem ser agressivos em relação a essas partes do corpo do animal, sempre mais sensíveis. Infecções de ouvido, por exemplo, podem fazer com que o cachorro sofra de forma muito grave.
Quantidade Ideal de Banho no Seu Cachorro
Muitas pessoas não sabem com qual frequência devem dar banho nos seus cachorros, o que pode fazer com que o animal sofra bastante, seja pela falta de banhos ou pelo excesso deles. Isso porque, por mais que muitos não imaginem, o excesso de banhos pode dificultar muito a vida do animal, podendo criar problemas relacionados à queda do seu sistema imune, por exemplo. Portanto, no verão, o mais recomendado é que o cachorro possa tomar banho a cada 15 dias.
Assim, haverá tempo o bastante para que o cão possa se recuperar do último banho antes de já iniciar outro, o que é fundamental quando se trata de proteger o cachorro. Outro fator interessante é que, ao tomar banhos em intervalos pequenos, com janelas inferiores a 15 dias, o cachorro pode até mesmo começar a exalar um odor desagradável mais rapidamente.
Além disso, há uma chance grande de fungos e bactérias se proliferarem mais facilmente no animal, até mesmo pelo fato de o seu sistema de defesa do organismo perder força com tantos banhos em sequência. Caso o seu cachorro tenha uma pelagem mais curta, você pode até mesmo esperar um pouco mais antes de dar banho no seu animal.