Muitas pessoas estão convencidas de que não é saudável dar banho numa cadela no cio. Essa é uma crença popular que não encontra uma justificativa válida do ponto de vista médico ou científico. No entanto, como esse é um tópico que preocupa muitos proprietários, dedicamos um artigo a esse assunto. Veremos, portanto, se é certo lavar uma fêmea com o ciclo menstrual e qual é a melhor maneira de fazê-lo.
Aprenda a Conhecer O “Calor”
O primeiro calor das fêmeas geralmente ocorre entre 9 e 12 meses de vida. O ciclo menstrual, em cães pequenos, tem uma frequência de duas vezes por ano. É constituída por quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro.
A primeira fase dura de 9 a 15 dias e é acompanhada pela perda de um fluido de cor avermelhada. O próximo, que dura aproximadamente nove dias, torna a vulva vermelha e inflamada. A fase diestro pode atingir 80 dias e a cadela mostrará todos os sintomas típicos da gravidez. Além disso, é durante esta penúltima fase de calor que o animal pode sofrer de uma gravidez “psicológica”.
Finalmente, a fase de abstração é a mais longa e pode-se dizer que é semelhante à ovulação nas mulheres. Mas, neste caso, esse intervalo se estende até 250 dias. As raças de cães em que isso acontece, portanto, têm menstruação apenas uma vez por ano.
Como Saber Se Sua Cadela Está No Cio?
Existem muitos fatores importantes que, com um simples olhar, permitirão que você entenda se seu amigo de quatro patas está passando por uma das fases de excitação. Vamos vê-los juntos:
Mudanças de humor: Obviamente, o calor nas fêmeas é um processo hormonal que pode, obviamente, criar desequilíbrios. Seu cachorrinho pode de repente mudar de humor, mostrando uma personalidade completamente nova.
Mamilos inflamados: Quando a cadela está no cio, seus seios incham e é possível que ela sinta dor se for tocada.
Interesse obsessivo por machos: Se você começar a ver muitos cães ao seu redor, é melhor sair o mais rápido possível se não quiser enfrentar uma gravidez indesejada. Este é um sinal inconfundível de calor nas cadelas.
Perda de sangue: Se você escapar dos sintomas descritos acima, poderá lidar ainda com sangramento vaginal, e terá a prova definitiva da condição de seu animal de estimação.
Uma vez que você chegou a este ponto, está claro que você verificou que seu cachorro está realmente no cio. Portanto, vamos voltar à nossa pergunta inicial: você pode dar banho na cadela no cio?
Pode Banhar Uma Cadela No Cio? Sim Ou Não?
Sejamos claros: a resposta é sim. Não há impedimento para lavar uma cadelinha no cio com sabão e água. Obviamente, você precisará tomar algumas precauções. O banho será necessário se o ciclo menstrual for abundante. O animal vai se sentir melhor e ainda mais limpo.
No entanto, uma vez que certamente haverá mudanças de humor, você terá que tentar fazer o tempo de banho o mais livre de estresse possível. Não faça isso muito rapidamente ou force o animal. Use o reforço positivo que sempre funciona. Você pode usar o shampoo habitual para cães, mas tenha muito cuidado e seja gentil ao lavar as partes íntimas da sua cadela.
Ajuste a temperatura da água para que fique quente e com um fluxo constante. Água muito fria ou muito quente pode causar um choque térmico e tornar essa experiência desagradável, mas deve ser tranquila e agradável.
Use uma toalha limpa quando o banho estiver terminado. As partes íntimas da cadela são muito sensíveis e existe o risco de o animal pegar uma infecção. Escolha um pano muito macio para que seja agradável ao toque.
Por outro lado, você também deve se lembrar que os cães perdem uma quantidade maior de pelos quando eles estão em calor, por isso o pincel antes e após o banho será muito importante.
Siga estas dicas e você não terá problemas para banhar uma cadela no cio. Existem falsos mitos que giram em torno dessas situações. Sem dúvida, ficar informado é sempre a melhor opção para tomar as decisões certas.
Dói Lavar O Cachorro No Cio?
Quando o cão passa por essa fase, ele se comporta de maneira diferente do habitual e, portanto, os donos tendem a pensar que ele tem necessidades diferentes do normal. Quem pergunta “posso dar banho no cachorro no cio?” deve saber que não há problemas e que o animal não está em risco.
É verdade que não é necessário lavar o cão com frequência, mas se estiver muito sujo ou tiver perdido muito sangue, o banheiro é necessário. Você só terá que ter cuidado para não estressar muito o cão, porque ela é muito sensível nesse estágio.
Quando você banhar sua cadela no calor bastará usar o produto habitual, não há necessidade de adquirir novo shampoo ou condicionador. O importante é fomentar a tranquilidade e o relaxamento também por meio do reforço positivo, usando recompensas que certamente serão apreciadas. A cadela pode perder sangue, então escolha uma toalha velha para secar. Após o banho, escove-o como de costume e preste atenção ao sangue que pode vazar para não sujar onde estiverem.
O Que Fazer Quando a Cadela Entra No Cio?
Algumas cadelas cessarão o sangramento quando o proestro terminar, outras continuarão a produzir uma descarga sanguinolenta durante todo o período estro. Cada cadela é diferente, mas em geral o calor (quando a fêmea deixa o macho acasalar com ela) é de 7 a 10 dias após o início do sangramento, e dura de 7 a 10 dias.
Entender o ciclo da sua cadela é incrivelmente importante, assim como tomar uma decisão informada sobre se você pretende permitir que seu cão se reproduza.
Quando for uma cadela nova, no entanto, independentemente da sua intenção durante o primeiro período de calor, é aconselhável evitar a reprodução. Sua cadela ainda não estará totalmente crescida ou desenvolvida e, portanto, com um risco maior de distocia (dificuldade durante o parto, que muitas vezes exige uma cesariana). Eles também são menos propensos a serem mães atenciosas.
Se a sua cadela pegou você de surpresa chegando ao período mais cedo do que o esperado, e você já decidiu não deixá-la se reproduzir, é aconselhável falar com seu veterinário sobre a data mais próxima que o veterinário vai estar confortável em realizar a cirurgia de esterilização e marcar uma consulta para que seja feito o quanto antes.
A maioria dos veterinários não se sentirá confortável com o aumento do risco associado à esterilização de uma cadela enquanto ela estiver no estro e geralmente recomendará que a cirurgia seja feita 6 a 12 semanas após a interrupção do sangramento, já que ela estará no meio dela, mais próximo ciclo reprodutivo.