Será que comer a carne de um animal que foi mordido por uma serpente pode trazer malefícios à saúde? Muitos acreditam que não, já outros têm um receio muito grande sobre este assunto e preferem não ingerir a carne. Qual é a resposta para esta difícil pergunta?
Os que acreditam que não faz mal comer possuem um argumento de que o animal é muito grande, por isso, o veneno que é inserido é insuficiente para fazer mal ao animal. Ainda há aqueles que dizem que quando a toxina é ingerida via oral, é inofensiva.
Já os que são receosos nesse assunto possuem respostas contrárias: Que o veneno ingerido faz mal, mesmo quando você não é picado. Há também os que defendem que carne contaminada não se consome jamais.
Afinal de contas, qual é o lado que está com a razão? Faz mal se alimentar de um animal que foi picado por uma cobra?
A Resposta Final
Para quem afirma que faz mal comer uma carne nesse estado, está completamente correto. Comer carne de um boi picado por uma serpente é muito arriscado para o organismo!
Mas, por quê?
Existem inúmeros motivos, e aqui iremos listá-los. Mas, já saiba de antemão que esse é um hábito que nunca deve ser feito!
Primeiramente, há normas rígidas do Ministério da Agricultura e do Ministério da Saúde quanto ao abate de animais e o consumo de suas respectivas carnes. O que eles sugerem é que a carne deve ser abatida em um matadouro certificado pelo órgão responsável, como a vigilância sanitária.
Quais são os Perigos de Consumir Uma Carne Mordida por um Animal Peçonhento?
Há o risco de se comer uma carne apodrecida, caso você não saiba qual foi o momento em que o animal morreu. E ainda tem mais: Mesmo que o animal tenha morrido recentemente, ele pode ter resistido por vários dias sobre o efeito dessa picada. A carne pode apodrecer, mesmo com o boi ainda vivo.
Só o consumo de uma carne nesse estado, pode acometer diversas enfermidades. O principal órgão que sofrerá com isso é o estômago, que irá receber o alimento grotesco e tentará de todas as maneiras livrar-se dele.
E, para piorar, os criadores de animais — especialistas no assunto — dizem que a carne não deve ser aproveitada de jeito nenhum.
Quando a serpente pica, todo o seu veneno se espalha pelo corpo, através da corrente sanguínea. Sendo assim, toda a carne fica contaminada, não é só o local onde o boi recebeu a mordedura.
Há ainda um risco muito maior, dependendo de onde o boi for mordido. Se for nas patas ou na parte traseira do corpo, ainda há a chance dele se recuperar. Os animais são resistentes, e, com isso, é bem provável que se não houve muito veneno inserido, ele consiga sobreviver depois de um tratamento.
Porém, se foi no focinho, dificilmente ele terá vida. É capaz de morrer em poucas horas. Essa parte é extremamente sensível e faz com que a toxina da cobra se espalhe de forma bem mais rápida pelo corpo. Com isso, a chance de ter muito veneno pelo corpo do boi é certa.
Essa recomendação deve ser seguida por todas as espécies de cobra, mesmo as que possuem um menor índice de toxina.
Relato de Pessoas que Comeram a Carne Contaminada
Na África do Sul aconteceu um episódio desses: Residentes de uma vila chamada Mpoza, apresentaram sintomas parecidos, e todos de uma vez só: febre, vômitos e diarreia, dores de cabeça e cólica.
O grupo estava em, aproximadamente, 60 pessoas, e todas elas começaram a ter as mesmas ocorrências no corpo. Quando interrogadas, elas disseram que estavam em um churrasco, e foi consumida a carne de um animal que foi encontrado morto.
Depois de ouvir grande parte das pessoas, o hospital constatou que o animal consumido era uma vaca e que ela tinha sido morta depois de cruzar o caminho de uma cobra venenosa.
Mesmo sabendo dos riscos que poderiam ter, as pessoas decidiram consumir a carne. A sorte é que a serpente não conseguiu inserir tanto veneno no animal, mas, mesmo assim, a quantidade foi suficiente para matá-lo. Poucos mililitros a mais poderia ser devastador, destruindo famílias que estavam em uma comemoração.
Infelizmente, o consumo de animais que são encontrados mortos é comum na África. Mas, o motivo da ingestão deles é bem diferente do que o do Brasil. Muitos só encontram essa oportunidade para se alimentar, enquanto aqui no país isso é feito por mera diversão.
Saiba o que Fazer Quando o Seu Animal é Picado
Caso o seu boi tenha sido picado por uma cobra, saiba que você ainda tem chances de salvar a vida dele. Fique calmo e procure seguir estes procedimentos:
Verifique a gravidade da picada. Vejam quais são os sintomas que o boi apresenta. Ele consegue manter-se de pé? A área que foi afetada está muito marcada? Ele está com muitas dores, e por causa disso, fazendo sons muito altos?
Caso você consiga verificar isso, será muito bom. Porém, caso não saiba se a mordida foi branda ou grave, sempre considere o risco máximo.
Sabendo disso, procure um soro antiofídico para aplicar no animal. Assim, esse soro irá agir rapidamente na corrente sanguínea e amenizar todos os danos que ele teve. Depois de ter feito isso, é bom verificar se ele ainda sente algo (como dores ou vômitos). Caso ache necessário, você pode dar analgésicos para diminuir as dores pelo corpo dele e fazer com que seus vômitos cessem.
Não é porque ele foi picado por um animal peçonhento que, automaticamente, o boi irá morrer. Saiba que existem métodos muito eficientes para salvar a vida dele. Porém, se ele veio a falecer, não coma sua carne de jeito nenhum, pois o veneno da cobra ainda está em sua corrente sanguínea e pode fazer muito mal para quem consumir.