Talvez você não saiba mas a raça Pitbull possui várias categorias sendo todas elas dotadas de características únicas, hoje falarei sobre uma delas, conhecida como Spike.
Injustiçado pelas mentiras propagadas a seu respeito, este animal é visto pelas pessoas como um monstro mas tudo não passa de supostas verdades infundadas.
Características e Tamanho do Pitbull Spike
Diferente dos outros da sua espécie o Pitbull Spike possui um rosto e o porte físico mais magro do que os seus outros amigos.
Seu nome faz referência as três raças que o originaram: O American Pitbull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.
Pelo que sei a origem deste cachorro é meio imprecisa pois alguns dizem que ele veio da Inglaterra, outros da Irlanda e existem os que se arriscam em dizer Escócia. No entanto a maioria afirma que os Pitbulls são das terras Inglesas.
Quando o assunto é tamanho este animal não chega ser tão grande, e como eu já havia dito, seu porte físico possui uma robusteza um pouco inferior ao dos outros Pitbulls. Sobre o seu peso este pode alcançar até os 28 kg, não sendo tão pesados.
Ah, me esqueci de te falar sobre a altura dele não é? Pois bem, ela é de aproximadamente 27 cm!
Os pelos deste cachorro são bem diferentes das outras raças mais fofas e felpudas. Chocolate, branco (não-albino), preto, fulvo, até amarelo-creme, esses são os tons que este animal pode ter. Lembrando que tigrado também é possível.
O Pitbull Spike vindo diretamente dos EUA possui um tom branco com pintas pretas e eu ouvi dizer que isso é oriundo do cruzamento dele com a raça Dálmata.
Seu nariz alterna entre as cores preto e vermelho e existe um mito sobre essas variações de tons, mas isso é um assunto que eu abordarei um pouco mais a frente.
Filhotes
É claro que uma característica principal de um recém-nascido é a sua fragilidade, portanto, ao manuseá-los todo cuidado é pouco.
Outro ponto importante que você nunca deve deixar de observar são os acompanhamentos constantes com o veterinário pois essa raça é bastante propicia a ter Displasia de Quadril, essa doença senão for cuidada pode fazer com que seu cão fique impossibilitado de andar para sempre.
Desde de pequenos essa raça precisa de incentivos, como exercícios e outras atividades, pois como são animais bastante elétricos, é preciso que gastem suas energias.
Quando pequeninos é bom você utilizar objetos mais interativos para prender a atenção deles e ao mesmo tempo estimula-los. Um brinquedinho que eles adoram é uma boa bolinha!
A socialização é um fator determinante na vida do Pitbull pois você deve manter seu filhote sempre em contato com outros animais, assim quando crescer, não vai se sentir ameaçado por eles.
Curiosidades Sobre o Pitbull Spike
Já vou logo dizendo que aquele papo de que o Pitbull é um animal violento e perigoso não passa de uma bobagem transferida da mídia para as pessoas, que foram divulgando essas informações mentirosas de modo que hoje são vistas como verdade.
Eles Sempre Foram Amáveis: Estes animais lá pela década de 50 ganharam o título de cachorros babás pois eram os melhores quando o assunto era cães convivendo com crianças pequenas. Eles ainda são os melhores, pena que certas pessoas destruíram a boa imagem que os Pitbulls tinham!
Fiéis e Dependentes: Já vi muitas pessoas que compram Pitbulls e os deixam isolados de tudo para que fiquem bravos, mas você precisa saber que este animal é cheio de amor e ao conhecer o seu dono nunca mais consegue ficar distante dele.
Saiba que existem especialistas que afirmam que deixá-los sozinhos por um período muito longo, podem torna-los estressados e consequentemente mais agressivos.
Uma dica bem legal para você que viaja muito e não tem como levar o seu cão, é procurar locais de recreação de animais, lá o seu bichano vai ter toda a atenção de que necessita. E não se preocupe tá, pois não é muito caro.
Boatos Falsos: Dizem as más línguas que quando o Pitbull morde não solta mais, isso não passa de uma lenda, portanto, não acredite nessa lorota!
Outra mentira bastante contada é que o focinho vermelho dele representa o seu grau de agressividade, mais uma bobagem que você não deve dar crédito!
A Possível Origem da Sua Má Fama: Os Pitbulls sempre foram manipulados para atividades de batalha e talvez seja por isso que nós os temos como animais perigosos e selvagens.
Período de Vida: O Pitbull Spike assim como os demais, podem viver de 12 a 16 anos. Esse é um bom motivo para aproveitar bastante os momentos que estiver ao lado dele.
Cães Super Inteligentes: Este cachorro possui uma capacidade incrível de aprender coisas, portanto, treina-los será bastante fácil, é claro que pode haver um certo grau de dificuldade mas nada tão intransponível. Hora do treinamento!
Por fim, quando comecei a pesquisar sobre estes cães, descobri que existem umas 15 raças de Pitbulls inclusive o nosso Spike.
Recomendações Minhas a Você Dono
Saiba que ter um Pitbull é o mesmo que possuir um atleta com você, portanto, exercícios físicos e diários são obrigatórios se quiser ter um cachorro desses. Isso vai disciplina-lo e ainda fazer com que ele reconheça seus limites.
E mais uma vez enfatizo, não deixe de socializa-lo com outros cães e animais, assim ele vai saber respeitar todos eles, evitando infortúnios para você como naqueles momentos em que a visita chega e aí começa a correria para segurar o “Totó”.
Cuide bem do seu animal, assim não vai ter dor de cabeça!
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa raça super legal e que diferente do que você imaginava, não é uma ameaça como muitos falam por aí. Saiba que tudo depende da forma como são criados, se dermos amor a eles, irão retribuir com este mesmo sentimento.
Agora me despeço cheio de gratidão por te ver por aqui e já aviso que em breve nos reencontraremos, Tchauzinho!