Pitbulls estão agora proibidos no Reino Unido sob o Hazardous Dogs Act de 1991. Isso foi feito em parte por causa da reputação perigosa desses cães, mas também por causa de seu uso em anéis (espécie de octógono ou círculo cercado) para luta de cães. O pitbull de nariz vermelho, ou pitbull red nose, é uma variedade com popularidade real que já foi muito visada neste país.
Pitbull Red Nose: Tamanho e Fotos
Este cão vigoroso e poderoso tem uma grande cabeça larga e uma boca gigantesca. A idéia do “red nose da família pitbull” teve um grande impacto na popularidade dessa variedade em particular. A teoria é que os pitbulls red nose são mais parecidos com a raça antiga da raça importada nos Estados Unidos.
O pitbull red nose tem origem em uma antiga família irlandesa, muito visados por serem excelentes cães de briga. Realidade ou mito, o fato é que usa-se sempre esse argumento de origem pra justificar o valor do pitbull red nose até hoje. Na verdade, os cães pitbulls red nose não são mesmo uma linhagem por direito. Old Family Pitbulls tem mesmo peles avermelhadas e narizes vermelhos, embora atualmente existam no grupo cães com o nariz branco.
Não se pode, no entanto, afirmar que todos os cães pitbulls com nariz vermelho sejam descendentes diretos dos pitbulls da velha família. Muito se contesta hoje em dia sobre a genética que influencia no surgimento de cães pitbulls de narizes vermelhos atualmente. Portanto, ter um pitbull red nose não significa que possui uma raça de pitbull em particular, mas apenas uma variedade típica do american pitbull terrier.
Pitbull Red Nose: Comportamento
Pitbulls foram em geral bastante criticados pelas pessoas por seu temperamento. Essa fama preconceituosa não é plenamente merecida. Uma pesquisa com testes de agressividade foram feitos e o pitbull estava longe de ser a raça mais propensa a atacar. Na verdade, pitbulls estão propensos sim a instintos agressivos mas apenas para atacar outros cães. Isso parece fazer muito sentido, visto que historicamente foram mesmo criados pra isso, combater grandes animais e outros cães, não pessoas.
É válido enfatizar aos críticos mais teimosos que muitos pitbulls vivem como cães de família sem problemas. São considerados ótimos animais de estimação, desde que tenham o treinamento que, aliás, se deve dar a todo cão, independente de raça. Envolve socialização desde filhote e outras situações disciplinares para um convívio ideal ou segundo o objetivo de adquirir o cão.
O mais relevante em relação ao pitbull não é o quanto ele morde, mas como ele morde. Não que a mordida de um pitbull seja a pior dentre as mordidas de cães, mais possui uma assinatura peculiar. Pitbulls foram criados para abater animais maiores nos campos de batalha. Sua mordida tem potência e instintivamente ele agarra e agita a presa, estraçalhando a área de mordida com voracidade impressionante.
Some a isso suas amplas bocas, é notará que uma ferida que podia ser somente uma pequena lesão transforma-se numa dilaceração assustadora. Testes em um centro traumatológico nível 1, pôde atestar esse dano muito claramente. Nesse ponto o ataque de pitbulls revelou-se bem mais mortal que o mesmo tipo de ataque por outras raças.
Resumindo, pitbulls não são criados pra atacar pessoas e não possuem instinto para isso mas, se atacarem, pode ser traumático. Isso pode ser evitado com treinamento desde filhote e vigilância constante em situações novas, certificando-se de que seu pitbull seja sempre feliz e tranquilo. Treinar é importante para qualquer cão, mas pode ser um pouco mais significativo para os pitbulls.
A motivação que sempre será o catalisador da reação de um cão é o medo. Diferentes de outros cães que tendem a primeiro se retrair diante do medo, a reação instintiva do pitbull é de atacar. Porém, os pitbulls são cães inteligentes e capazes o que facilita muito um processo de disciplina excepcionalmente gratificante.
Pitbulls podem ser teimosos mas felizmente, a metodologia moderna de treinamento evita que você entre em conflito com seu cão. É através de incentivos e recompensas que você ajudará seu cão a tolerar o novo ou o que lhe parece inicialmente uma ameaça, muitas vezes, até aprendendo a apreciar, inclusive o pitbull red nose. Só assim perceberá o cão amigável e brincalhão que ele é.
Pitbull Red Nose: Filhotes
A maioria dos criadores de pitbull ocasionalmente têm filhotes de red nose, e alguns afirmam ser criadores de pitbull red nose. É importante lembrar que o fato de o pitbull ter um nariz vermelho não significa que ele esteja mais relacionado à linhagem antiga da família do que um pitbull com um nariz colorido diferente. Por esta razão, o preço do pitbull red nose pode ser o mesmo que qualquer pitbull.
Muitas vezes, o preço de um pitbull depende do que se requer deles. Se o objetivo for obter cães pitbulls com instinto de alta proteção, seus preços podem, por vezes, chegar a seis dígitos. Alguns criadores continuam a criar cães diretamente relacionados ao antigo estoque familiar e suas credenciais devem ser avaliadas caso a caso. Devido à oferta limitada e escassez destes cães, eles podem ser mais caros, mas isso varia.
É muito importante pesquisar a reputação do criador com quem planeja negociar. Alguns pitbulls são criados especificamente para defesa, e qualidades como agressão podem muito bem ser cultivadas neles. Certifique-se de conhecer os pais. Tal como acontece com qualquer cão intimamente relacionado, doenças hereditárias podem ser um problema. Certifique-se de que seu criador manterá seu filhote saudável e leve-o ao veterinário para certificação.
No caso do pitbull red nose da velha família, é ainda mais relevante. Crias a partir de um pool genético menor dentro de uma raça significa que a doença hereditária se torna ainda mais provável. Criadores experientes tomarão medidas contra isso e tentarão adicionar alguma variedade genética às linhas de seus cães. Como acontece com qualquer cão visado, sempre haverá criadores que irão sacrificar a saúde de seus cães para obter lucro.
Filhotes de pitbull red nose são criaturas adoráveis. Cães que gostam da mesma intensidade de amor e carinho que qualquer outro filhote. Precisam dos mesmos cuidados de saúde e alimentação que qualquer outra raça. Apenas o treinamento de socialização, especialmente com outros animais e crianças visitantes, merece uma atenção maior para evitar confusão.