Dois cachorros extremamente conhecidos: PitBull e Rottweiler, com características semelhantes e também pré-conceitos sobre eles também. São bravos, perigosos e fortes. Seria essa a verdade? No post de hoje iremos mostrar a diferença entre essas raças, um pouco com suas características gerais e iremos fazer uma comparação, dizendo qual deles é o mais forte e o mais perigoso. Continue lendo para aprender mais!
Características gerais do Rottweiler
O rottweiler já tem sua fama há muito tempo, e que só cresce a cada ano que passa. Em especial pelo seu porte físico e também por seu comportamento e personalidade. Sua origem é da Alemanha, no qual foi criado para trabalhar, de forma que zelasse as pessoas e pastoreasse o rebanho. Por isso sempre teve um instinto protetor e raiz trabalhadora. E eles possuem a fama de serem bravos, apesar de ser uma mentira contada de forma errada. O rottweiler tem um porte forte, medindo entre 55 e 68 centímetros de comprimento quando adulto, e podendo pesar entre 34 e 58 quilogramas. Sua expectativa de vida não é tão longa, mais ou menos de 8 a 10 anos.
Com seu porte robusto e forte, ele tem uma pelagem rasa, e que em maioria vem na coloração preta, com algumas marcas na bochecha, focinho, garganta, peito, pernas, olhos e também na base da cauda. Essas manchas, que podem vir na coloração avermelhada, castanho avermelhado e bronze, ocupam mais ou menos 10 porcento do corpo do rottweiler, de acordo com o AKC, American Kennel Club. Há também outras variações de cores, mas que não reconhecidas pelo American Rottweiler Club, que é a instituição criada para ser responsável de determinar o padrão dessa raça.
Como falamos, é uma raça com grande instinto protetor e também de lealdade, em especial ao seu dono e/ou tutor. Além disso, algo que vem de suas origens é a inteligência do animal. Eles possuem uma grande facilidade de aprender novos comandos e regras e segui-los, sendo assim não difícil vê-los sendo utilizados para serviços policiais, terapias, cães de guarda e até ainda como pastores de rebanhos. Mesmo com todas essas características, dizer que o rottweiler é um cão bravo é errado.
Isso porque mesmo com todos esses instintos, eles são muito dóceis, carinhos e apegados com sua família. Mas para isso, precisam ser socializados e adestrados desde pequenos, e sem esquecer a parte mais importante, que é estar sempre cercado de amor. Infelizmente, o que vemos em notícias, são cães que eram maltratados ou criados para que seu lado mais bravo e bruto ficasse aparente, fazendo com que alguns acidentes ocorressem. Alguns outros acidentes acontecem não por mal, mas sim sem querer. Isso porque eles esquecem que seu porte é extremamente robusto, e podem ir para brincar e acabar machucando alguém.
Prova de seu amor e apego, é que normalmente da família escolhem a sua pessoa favorita e vivem perto dela, indo atrás dela de um lado ao outro. Para gastar sua energia, é preciso que haja uma regularidade em seus exercícios físicos, assim como brincadeiras. Cães, independente da raça, quando ficam muito tempo parados, sem liberar sua energia tendem a se tornar mais triste e no caso do rottweiler, mais destruidor, podendo roer qualquer objeto que esteja na sua frente.
Características Gerais do PitBull
O pitbull, ou seu nome completo American Pit Bull Terrier, é outra raça de cachorros que sofrem de um preconceito. São também dados como bravos, mas são extremamente carinhosos, leais e inteligentes. Sua personalidade permite que ele seja ótimo para ter por perto, inclusive próximo até mesmo de crianças e idosos. Nos anos 90, ficou conhecido pelo apelido “cachorro babá”, pois eram e são muito bons com crianças, as protegendo e brincando com elas. Esse apelido conseguiu desmitificar diversos pontos sobre a raça.
A origem do pitbull é que faz ela ter essa fama, juntamente com seu porte físico. É um cachorro que teve origem para ser usado como cão de guarda, e também para rinhas de cachorros. Mas com o tempo foram perdendo essas características predominantes. Seu físico é bem avantajado, com músculos aparentes se estiver se exercitando e comendo bem. Assim como os rottweilers, requerem uma atenção cuidadosa em relação as atividades físicas, mantendo sempre uma continuidade e nunca os deixando parados e presos por muito tempo.
Existe um mito que o circunda, que é que quando um pitbull morde algo ou alguém, ele trava suas mandíbulas, fazendo com que o que estiver preso em sua boca, não é possível tirar. Entretanto, após estudos realizados, foi relatado que isso não é verdade, eles não são capazes de travar as mandíbulas. Mas ainda assim possuem muita força, e os dentes em forma de tesoura. Quanto ao seu comportamento, se for bem criado, vem a se tornar um animal extremamente leal e companheiro.
Pit Bull vs Rottweiler: Qual O Mais Forte? E O Mais Perigoso?
De acordo com pesquisas, entre esses dois, o mais forte é o Rottweiler, em especial pela sua mordida também ser uma das 10 mais fortes de todas as raças. Já em questão de perigo, é equivocado apontar um deles, sendo que depende muito da criação do animal e do quanto de amor ele recebe. Quando são maltratados, podem virar perigosos, independente da raça.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre as características e diferenças entre o pitbull e o rottweiler. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você poder ler mais sobre raças de cachorros como o pitbull e rottweiler, além de outros assuntos de biologia aqui no site!
Eu acho o pitbull mais forte por conta da sua força física e da sua resistência. Também quando o pitbull morde ele trava o rottweiler não