Home / Animais / Pit Bull: Cores Raras e Tipos Mais Diferentes da Raça

Pit Bull: Cores Raras e Tipos Mais Diferentes da Raça

A raça de cachorros American Pit Bull Terrier, popularmente conhecida como pit bull, foi criada com a intenção de lutar e destruir outras raças de cachorro. Apesar de suas origens violentas, com o passar do tempo esse cão se mostrou cuidadoso e dócil, especialmente com as crianças. Atualmente, além da criação doméstica, esse cachorro é usado como auxiliar na caça aos javalis e aos pumas. Pertencente a família dos terriers, o pit bull é resultado do cruzamento entre o antigo terrier inglês e o antigo bulldog inglês. Descendente do bull-and-terrier, que hoje não existe mais, a criação desse animal aconteceu no Reino Unido e o objetivo era colocá-lo para caçar e combater outros cachorros. Alguns estudiosos afirmam que o pitbull que conhecemos hoje só passou a existir porque o seu ancestral direto foi cruzado com o antigo cachorro Alano espanhol ainda no século XIX. Essa possível fusão entre as raças teria acontecido nos Estados Unidos.

Pit Bull Deitado e Olhando Para a Câmera

Significado do Nome

O termo “pit” vem da língua inglesa e seu significado é “fosso”, uma espécie de arena em que os cães brigavam. Por sua vez, o termo “bull” veio do bulldog inglês; os bulldogs possuíam essa alcunha por causa de sua participação em um evento (Bull-baiting) onde cachorros e touros lutavam. “Terrier” foi uma herança deixada pelos ancestrais da família. Basicamente, a tradução de American Pit Bull Terrier é “bull terrier americano das rinhas”.

Ancestral Lutador

No século XIX, as modalidades que envolviam combates de animais (esportes sangrentos) eram muito apreciadas no Reino Unido. O mais aclamado destes “jogos” era o bull-baiting, que consistia em amarrar um touro com uma corda bem longa e soltar ferozes cachorros para atacá-lo. Geralmente, o touro era mordido no nariz e na orelha ao mesmo tempo em chifrava e dava coices nos cães. Esses “esportes” eram usados pela realeza como uma tática para distrair as pessoas de sua pobreza e de suas péssimas condições de saúde. Os reis e rainhas da época participavam desses eventos com muita frequência. Como os parlamentares ingleses proibiram todas as competições sangrentas em 1835, os criadores desses eventos tiveram que arranjar outra forma de continuar com o “trabalho”.

Pit Bull em Posição de Ataque

Como os bulldogs chamavam muita atenção nas batalhas de  bull-baiting, os participantes dos esportes sangrentos resolveram focar suas ações nas rinhas de cães. Por mais que fosse ilegal naquela época, não era difícil esconder as brigas de cachorros das autoridades. Os bulldogs foram os principais escolhidos para as lutas entre cães. Entretanto, como esses cães não eram ágeis o suficiente para chamar a atenção, resolveram cruzá-los com o antigo terrier inglês. Essa fusão deu origem ao bull-and-terrier, um cachorro de médio porte com muita força, agilidade e excelente resistência física. Todas essas qualidades associadas à sua enorme persistência o tornavam um cão de briga extremamente perigoso. Mesmo com toda a violência, o que mais chamava a atenção nesses cães era o amor e a lealdade que entregavam aos seus cuidadores.

Nascimento nos EUA

Durante a Grande fome da Irlanda (1845-1850), uma boa parcela dos cachorros bull-and-terrier foram trazidos para os Estados Unidos  tanto por imigrantes ingleses quanto por imigrantes irlandeses. Na terra do Tio Sam, esses cachorros tinham que executar várias tarefas: eram cães de luta, caçadores de javalis, cães de boiadeiro e guardiões contra ataques de animais selvagens. Em 1898, os norte-americanos resolveram aperfeiçoar o bull-and-terrier e isso deu origem ao American pit bull terrier, conhecido popularmente como pitbull. Essa nova raça foi cadastrada em 1898 pelo United Kennel Club (UKC). Depois que a nova raça foi formalmente documentada e reconhecida , o pit bull começou a ser utilizado em rinhas com uma frequência cada vez maior, especialmente a partir de 1920. Esses animais foram explorados em brigas violentas até 1970, quando todos os estados norte-americanos proibiram essa prática.

Coloração

O pit bull pode possuir várias cores e, em sua maioria, podem ter pequenas manchas brancas espalhadas pelo seu corpo. Normalmente, as manchas desse animal aparecem no pescoço, no peito, na ponta dos dedos e na cauda. Em alguns casos, a mancha pode “andar” e tomar ainda mais espaço no corpo do pit bull. No geral, as manchas brancas de um pit bull representam a ausência de tonalidade naquele local.

Sete Cores de Pit bull

Tabela de Cores

Veja algumas colorações que podem ser encontradas nos pit bulls:

  • Fulvo;

Pit Bull Fulvo de Boca Aberta
  • Fulvo lilás;

Três Tipos de Pit Bull
  • Fulvo azulado;

Pit Bull Fulvo Azulado
  • Fulvo avermelhado;

Pit Bull Avermelhado
  • Lilás e castanho;

Pit Bull Castanho
  • Tigrado;

Pit Bull Tigrado
  • Tigrado lilás;

Pit Bull Tigrado
  • Tigrado azulado;

Pitbull Tigrado Azulado
  • Tigrado avermelhado;

Pit Bull Tigrado Avermelhado
  • Lilás;

Pit Bull Lilás
  • Azul e castanho;

Pitbull Castanho
  • Azul;

Pitbull Azul
  • Chocolate-castanho;

Pitbull Marron
  • Chocolate;

Pitbull Chocolate
  • Preto e castanho;

Pitbull Preto e Castanho
  • Seal (o pelo do animal aparenta ser preto, porém, fica com uma tonalidade marrom-avermelhada quando exposto ao sol).

Pitbull Seal

Cores Problemáticas

É muito raro encontrar um pit bull genuinamente albino. O mais comum é o cachorro ter a coloração branca, porém, ter uma ou duas manchas de outras tonalidades em seu corpo. Cães albinos ou brancos devem ser protegidos do sol, especialmente em locais mais frágeis como o focinho e os olhos. Devido à essa fragilidade, o ideal é evitar acasalar cães brancos, pois os filhotes podem a ter a saúde ainda mais delicada que a de seus pais.

Se a cor branca representa um problema para o pit bull, a cor merle é tão condenada que é vista apenas como sinal de doenças. Em primeiro lugar, essa cor pode ser uma prova de que um determinado pit bull surgiu de um cruzamento com outras raças e isso deixou algumas sequelas. Além disso, essa tonalidade pode representar perigos à saúde como cegueira, surdez e olhos e órgãos internos com defeitos em sua formação. Até onde se sabe, nunca houve um pit bull merle em solo brasileiro. Como a cor merle é biologicamente dominante, a única maneira de um pit bull dessa cor chegar ao Brasil é se ele for trazido de outros países.

Raças Semelhantes

Staffordshire Bull Terrier Na Coleira Com Seu Dono

O pit bull é um cachorro muito popular e por isso ele pode ser confundido com muitas outras raças menos famosas. Um grupo que se assemelha muito com os pit bulls são os outros terriers da família bull, principalmente o Staffordshire bull terrier. Esse cão também é descendente do bull-and-terrier, porém, é puramente inglês. Outro parente muito parecido com o pit bull é o American Staffordshire terrier, raça americana que possui comportamento e atributos físicos (tonalidade, peso, tamanho) bem diferentes do original. Outro cachorro que se parece com os pit bulls é o American Bully. Além disso, existem muitos cães de presa (animais usados para a caça e captura de javalis e ursos) que fazem corte de orelhas (conchectomia) e isso os deixa muito parecidos com os pit bulls.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *