Os pinguins são animais considerados até que bastante famosos, pois eles aparecem bastante em filmes infantis e em desenhos animadas. Sempre são vistos como os animais marinhos que vivem no gelo e que são fofinhos. Para alguns não tem como não amar esses bichinhos lindos. O pinguim é um animal que possui algumas curiosidades bem interessantes, como por exemplo, o fato dele pertencer ao grupo das aves, mesmo que ele não seja uma ave que voa ele pertence ao grupo delas do mesmo jeito. Outra curiosidade ou fato interessante sobre esse animal é que por incrível que pareça os pinguins possuem pelos ao longo de todo seu corpo, esse pelo é fino e bem curto, sendo bastante diferente do pelo das outras aves, pois geralmente os pelos dos animais que pertencem á Classe das aves são semelhantes aos dos mamíferos.
Esse vai ser um texto em que iremos focar mais nos pinguins conhecidos como pinguim real, então nós iremos falar sobre o nome científico dele, mostrar sua classificação e o que pertence a cada grupo desse, citaremos quais são as suas principais características, em que regiões do mundo eles mais habitam, do que eles se alimentam, quais são seus principais hábitos e como ocorre e quando tempo dura a reprodução.
Nome Científico e Classificação Dos Pinguins Reais
O pinguim real é conhecido popularmente como pinguim real mesmo e é chamado científicamente de Eudyptes schlegeli.
-
Reino Animalia
Esse pinguim pertence ao Reino Animalia, esse reino inclui todos os animais existentes no mundo.
-
Filo Chordata
Faz parte do Filo Chordata, esse grupo engloba todos os animais que são anfioxos, tunicados ou vertebrados.
-
Classe das Aves
Pertence a Classe das Aves, mesmo que não pareça e que eles não consigam voar os pinguins são considerados aves.
-
Família Spheniscidae
É da Família Spheniscidae, família essa que inclui todas as espécies de pinguins existente.
-
Gênero Eudyptes
Fazem parte do Gênero Eudyptes, esse é um dos seis gêneros que existem na família dos pinguins.
-
Espécie
E a espécie é qual o pinguim real pertence é chamada cientificamente de E. schlegeli.
Características Do Pinguim Real
O pinguim real tem como parente mais próximo o pinguim conhecido como pinguim macaroni, este que possui um corpo muito semelhante ao do pinguim real, porém a maior diferença entre eles é o fato do pinguim real possuir a cabeça da cor branca enquanto o pinguim macaroni possui a cabeça da cor preta e um bico um pouco mais alongado quando comparado ao do outro pinguim, uma semelhança entre ambos é a cor de seus bicos, que possuem um tom mais alaranjado. Outra característica do pinguim real é o fato dele possuir em cima de sua cabeça alguns pelos maiores, que se assemelham bastante com um curto cabelo, esses pelos possuem uma tonalidade amarelada podendo ser um pouco puxada para o laranja. A cor dos pinguins servem como um tipo de camuflagem para eles, pois a cor preta faz com que eles se tornem mais visíveis quando estão dentro da água, já a cor branca faz com que eles fiquem semelhantes a superfície da água, deste modo conseguindo ficar camuflados. Essa espécie anda de forma ereta, como todas as outras, possuindo um andar meio desequilibrado por conta de suas pernas que são curtas e do peso que elas precisam carregar, eles usam a cauda para ajudar a conseguirem alcançar o equilíbrio. Esse pinguim possui um tamanho médio de 70 cm, mas conseguem chegar a medir até 95 cm e seu peso é em torno de 6 kg. Os pinguins machos dessa espécie geralmente possuem um tamanho maior que as fêmeas.
Onde é o Habitat Do Pinguim Real?
Se você está na dúvida de em qual região essa espécie de pinguim habitat, chegou a hora de você descobrir a resposta. Como a grande maioria das espécies, eles vivem no gelo, mas essa espécie em específico vai possuir como habitat natural os gelos que estão localizados na Antártida, encontrada no Hemisfério Sul.
Alimentação Dos Pinguins Reais
Não é nenhuma novidade que os pinguins se alimentem de peixes, pelo simples fato deles viverem em áreas completamente frias, afastadas e que em volta só há o oceano já podemos concluir que a alimentação deles não deve ser muito diversificada. Contudo isso a dieta alimentar deles vai ser composta por basicamente apenas krill, lulas e algumas espécies de peixes. Porém nessa dieta também podem ser inclusos alguns crustáceos e plânctons.
Hábitos e Comportamentos Que Os Pinguins Reais Possuem
Essa espécie de pinguim possui o hábito de viverem em colônias, essas que podem conter muitos integrantes ou poucos. Para fugirem de seus predadores eles usam o grande dom que possuem em relação a natação e a camuflagem. Eles possuem o hábito de passarem grande parte de seus dias dentro da água, principalmente na área conhecida como zona pelágica. As asas que os pinguins possuem na lateral de seus corpos não servem para auxiliar eles a voarem no ar, porém elas ajudam a melhorar a natação deles, fazendo com que nadem de forma mais rápida. Os casais dessa espécie são monogâmicos, ou seja, eles se juntam uma vez e ficam juntos pelo resto de suas vidas, até pode ocorrer deles se separarem durante o período de inverno, porém depois se encontram novamente por meio das vocalizações produzidas por eles.
Reprodução Do Pinguim Real
A reprodução dessa espécie em específico ocorre sempre na ilha macquarie, essa é uma ilha que está localizado no oceano antártico e que pertence a Austrália. A reprodução ocorre após a dança nupcial e o cortejo dos pinguins, depois disso que os pinguins vão gerar os ovos. O casal dessa espécie intercala entre as atividades de buscarem alimento protegerem o ovo e o manterem aquecido. Na maioria dos casais o macho fica na superfície terrestre esquentando e protegendo o ovo, enquanto a fêmea vai até o oceano procurar alimento. Mesmo com todo o cuidado para esquentar e manter aquecido o ovo e os filhotes quando nascerem, infelizmente nem todos conseguem aguentar a intensidade do frio.
Ficou curioso (a) para saber mais sobre os pinguins? Acesse este link e leia mais um de nossos textos, esse vai falar sobre algumas curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal, leia: Pinguim: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal