De beleza exótica e de grande raridade, os Megadyptes antipodes, também conhecidos como pinguins de olho amarelo, são uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre as espécies de pinguins do planeta terra.
Esses animais são encontrados no sul da Nova Zelândia e são considerados uma das espécies mais raras do mundo. Atualmente, os pinguins de olho amarelo correm risco de serem extintos, pois suas populações estão diminuindo drasticamente ao longo do tempo. Isso está acontecendo principalmente devido à utilização de redes de pesca nas proximidades do habitat desses animais, que acabam morrendo afogados se ficarem presos nessas redes.
A população de Megadyptes antipodes presentes nas ilhas neozelandesas, habitat natural desses pinguins, é estimada em apenas 4.000 indivíduos da espécie o que indica um risco de extinção eminente se nenhuma atitude for feita para reduzir as vítimas das redes de pesca para assim salvar esse exótico e belo animal.
Características Do Pinguim De Olho Amarelo
Os pinguins de olho amarelo são uma espécie de pinguins grandes. Eles chegam a uma altura média de quase 80 cm de comprimento, podendo ter peso variado entre 5 kg e 8 kg nas fases de muda e anteriores a muda. A característica mais marcante desses pinguins é a beleza de sua face que é amarelada com partes negras e uma faixa amarela marcante e característica em volta da cabeça, partindo de seus olhos. A íris, parte interna e colorida dos olhos, é amarela, sendo essa a característica que está ligada ao nome popular do Megadyptes antipodes.
As plumagens em volta do pescoço dessa espécie são castanhas , além disso, a frente da plumagem do corpo é branca e o dorso é negro como é o padrão da maioria das espécies existentes de pinguins, característica essa ligada a camuflagem dos pinguins. As patas desses animais são rosadas.
Os pinguins de olho amarelo em idade juvenil possuem características diferentes dos adultos. A cabeça dos pinguins jovens é acinzentada e eles ainda não possuem a faixa amarela em torno da cabeça. Outra característica que diferencia os mais jovens dos adultos é que na fase juvenil esses pinguins possuem a íris dos olhos cinza, e não amarela.
Outro fato interessante sobre os pinguins de olho amarelo é sua longevidade. Essa espécie de pinguim vive em torno de 20 a 23 anos de idade.
Habitat Dos Pinguins De Olho Amarelo
Os Megadyptes antipodes são endêmicos da Nova Zelândia, ou seja, não existem em vários locais do planeta e somente são encontrados naturalmente nessa região. Esses pinguins habitam áreas costeiras insulares e florestas, mas a maior parte do tempo ficam próximos ao mar.
Os ninhos desses animais geralmente são feitos nas florestas e matas em vegetações típicas neozelandesas, o linho-da-nova-zelândia (Phormium tenax) e o tremoceiro-bravo (Lupinus arboreus). Os ninhos geralmente são colocados em frente ao mar em baias ou cabeceiras, e podem ser feitos em barrancos, encostas ou no solo próximo ao oceano.
Esses pinguins são bastante territorialistas, e, muitas vezes, existe um único ninho para alguns hectares de floresta.
Os pinguins de olho amarelo são encontrados na Ilha do Sul neozelandesa e nas suas ilhas subjacentes. A Ilha do Sul é uma ilha de clima temperado que tem ponto de encontro com o oceano pacífico.
Reprodução dos pinguins
Os pinguins de olho amarelo formam casais para a vida toda. Diferente das outras espécies de pinguins, seus hábitos são mais solitários e eles não formam colônias nas épocas de reprodução.
O período de reprodução dessa espécie de animal é de agosto até março. Em agosto os pares de pinguins são formados e ocorre a escolha do local de nidificação para os ovos. A postura dos ovos acontecerá entre setembro e outubro.
A criação dos filhotes dessa espécie também é feita de forma solitária, assim como a reprodução. São os dois pais que são responsáveis pelo período de incubação e pela criação dos filhotes.
Uma fêmea pode colocar dois ovos por gestação e o período de incubação desses ovos dura em média 43 dias. Uma curiosidade nos ovos de pinguins de olho amarelo é que logo ao serem colocados eles são verdes e um dia após a postura desses ovos eles se tornam brancos.
Os ovos são colocados em ninhos construídos de gravetos e grama grossa, geralmente em troncos de árvores ou sobre rochas. Os ovos tem dimensões de aproximadamente 75 mm por 54 mm.
O período de incubação é acompanhado pelo casal de pinguins e dura cerca de 43 dias, acontecendo no inicio de novembro.
Durante todo o período de incubação e até os filhotes completarem 6 meses de vida, um dos pinguins sempre fica acompanhando sua cria. Enquanto um pinguim vai ao mar para conseguir alimento, outro fica no ninho vigiando seu filhote.
Por volta do mês de fevereiro os filhotes começam a se emplumar e até o fim do mês de março eles estarão completamente independentes dos pais. Os filhotes tornam-se adultos quando atingem os 3 anos de idade.
No seu primeiro ano de vida os pinguins vão ao mar rumo ao norte, alcançando o Estreito de Cook que fica entre as ilhas do sul e do norte da Nova Zelândia.
Quando os filhotes atingem a vida adulta eles passam o ano em suas áreas originais de reprodução.
Todo o processo de reprodução dos pinguins de olho amarelo dura em torno de 28 semanas.
Hábitos Alimentares Do Megadyptes Antipodes
Os pinguins de olho amarelo se alimentam principalmente de peixes e também de cefalópodes como polvos e lulas.
Os filhotes são os que mais se alimentam de cefalópodes, já aves adultas consomem peixes entre 2 e 32 cm de comprimento.
Esses pinguins dão mergulhos em alto mar em profundidades de 20 a até 60 metros em uma distancia de até 13 km da costa, podendo ir a até 17 km do local onde possuem seus ninhos. Quando estão com filhotes saem de madrugada e voltam para buscar alimento, e quando não possuem cria podem ficar até três dias em alto mar.
Curiosidade Sobre O Pinguim De Olho Amarelo
Os pinguins de olho amarelo estão estampados na nota de 5 dólares neozelandeses como homenagem ao animal típico e característico do local.