O pinguim azul, cujo nome científico é Eudyptula minor é encontrada em toda a costa sul da Austrália e no extremo norte da Ilha Solitária do Sul, na costa de Nova Gales do Sul. Eles também são nativos das costas da Nova Zelândia.
Características do Pinguim Azul
Sendo o menor pinguim do mundo, este pássaro que não voa tem uma altura média de 30 cm e pesa de 1,1 a 1,2 kg. Possui bico preto com comprimento médio de 35 mm e olhos que variam de prateado a azul, cinza e castanho. O queixo e a garganta são brancos, juntamente com a parte de baixo das nadadeiras e do tronco. O topo da cabeça, pescoço e lado dorsal de suas nadadeiras e tronco são de um azul índigo.
A cor das penas do pinguim pode ficar mais opaca com a idade, e a cor da parte de baixo pode variar de branco a cinza e marrom. Os juvenis têm uma plumagem dorsal que é de um azul mais claro que o azul-índigo dos adultos. Os juvenis também têm bicos mais finos e mais curtos.
Acasalamento do Pinguim Azul
O namoro começa com pinguins machos realizando exibições de namoro e dando telefonemas de acasalamento. Essas exibições podem ser realizadas sozinhas ou em um grupo de homens não acasalados. Depois que uma fêmea escolhe um macho, eles exibem juntos. Após essa exibição por homens e mulheres, a cópula ocorre.Pequenos pinguins formam pares monogâmicos e a retenção de pares acasalados de ano para ano é alta nessa espécie.
Pequenos pinguins podem aninhar-se em tocas, falésias ou cavernas rochosas, onde depositam 1 a 2 ovos. Os ovos são de aparência lisa e branca. A incubação ocorre por 31 a 40 dias e os filhotes recém-nascidos têm um peso médio de 36 a 47 g. Os filhotes são semi-altriciais, portanto, nascem com penas felpudas, requerem ninhadas, são incapazes de deixar o ninho e não conseguem se alimentar. Após a eclosão, os próximos 18 a 38 dias são denominados “período de guarda” dos pinguins, período em que os pais criam os filhotes, trocando a cada 3 a 4 dias.
Após o período inicial de guarda, os pais relaxam seus deveres e guardam filhotes apenas à noite. A criação ocorre quando o pintinho tem 50 a 65 dias de idade e, nesse momento, cresceu para entre 800 gr. a 1150 gr. Os juvenis alcançam total independência entre 57 e 78 dias. A maioria dos pinguins juvenis atinge a maturidade reprodutiva aos 3 anos de idade.
Comportamento do Pinguim Azul
O pinguim azul é uma espécie noturna e é altamente vocal durante a noite. O som de suas chamadas pode variar de um estrondo baixo a um som de trombeta. A música deles pode ser usada para várias funções, incluindo atrair parceiros.
Cada pequeno pinguim tem uma música individual distinta usada por pais e irmãos para distinguir um do outro de estranhos. As chamadas também podem ser usadas com uma intenção agressiva contra um invasor ao redor do ninho de um pinguim.Como todos os pássaros, os pequenos pinguins percebem seus ambientes através de estímulos visuais, auditivos, táteis e químicos.
Dieta do Pinguim Azul
O pinguim azul é principalmente piscívora e emprega uma técnica de mergulho em busca de presas em profundidades rasas. A maior parte da sua dieta é composta de peixes, tais como anchovas e sardinhas. A variedade de peixes consumidos depende da localidade do pinguim. Esta espécie também caça pequenas lulas, polvos e crustáceos.
Impactos humanos como predadores introduzidos, exploração excessiva de ecossistemas marinhos, derramamentos de petróleo, poluição marinha e mudanças climáticas podem ameaçar pequenos pinguins e seus ecossistemas. Quanto mais sabemos sobre pequenos pinguins, mais podemos fazer para protegê-los.
Troca de Penas
Os pinguins mudam para substituir suas penas velhas e gastas. Eles fazem isso para manter uma plumagem à prova de água. Sem penas à prova d’água, eles perderiam muito calor e acabariam morrendo de hipotermia.
Eles não podem comer durante a muda, pois não são à prova d’água e, portanto, não podem sair para o mar para pescar. Em vez disso, eles quase dobram seu peso corporal de antemão.
Adaptações do Pinguim Azul
Os pinguins azuis são os únicos pinguins do mundo com penas azuis e brancas em vez de penas preto e branco. Eles são “contraluzados”, as costas azul-escuras dos pinguins se misturam com a água para camuflar contra qualquer predador que voe ou nadar no céu, e o estômago leve se mistura com o céu para camuflar contra qualquer predador que esteja nadando por baixo. Os predadores voadores incluem aves marinhas grandes, como os petréis; os predadores nadadores podem incluir certas espécies de focas em outras áreas da Austrália e Nova Zelândia.
Os pinguins têm muitas adaptações para uma vida no mar, incluindo:
Asas modificadas chamadas nadadeiras para ‘voar’ através da água;
Uma glândula para espalhar um óleo como alimento sobre suas penas quando se prepara para ajudar a mantê-las à prova d’água;
Uma forma simplificada;
Penas impermeáveis (camada externa);
Uma camada abaixo da pele para prender o ar e mantê-los aquecidos;
Uma glândula de sal acima dos olhos para filtrar o sal da água do mar, fornecendo água doce aos pinguins.
Ameaças ao Pinguim Azul
Muitas colônias estão em declínio devido à predação. Pequenos pinguins no mar correm o risco de se envolver em redes fixas. Algumas colônias do continente também são afetadas pela invasão humana em áreas importantes de reprodução, e pares individuais geralmente são removidos ou bloqueados fisicamente dos locais de ninho sob as casas, quando os proprietários se opõem a suas chamadas altas e odor de peixe.
Muitos pinguins adultos são atingidos e mortos por carros onde as estradas costeiras correm entre as áreas de reprodução e o mar, por exemplo, ao redor do porto de Wellington e partes do norte de Westland.
Pequenos pinguins estão mais ameaçados por animais terrestres, como cães , gatos e raposas, que foram introduzidos em seus habitats nativos . No entanto, animais marinhos maiores também atacam essas aves aquáticas , com as focas , as focas-leopardo , os tubarões, os seres humanos e as baleias assassinas sendo os principais predadores do pequeno pinguim.
O pinguim pequeno é uma das únicas espécies ameaçadas por predadores de mamíferos terrestres e, portanto, evoluiu para tornar sua aparência minúscula mais intimidadora. Os pequenos pinguins passam o ano inteiro juntos como uma colônia, para que possam empregar a estratégia de segurança em números quando houver predadores famintos.