Os cachorros podem ser verdadeiros amores, mas também podem se transformar em um grave problema quando não possuem a educação necessária. Nesse sentido, um bom serviço de adestramento pode fazer com que o seu animal se torne muito mais educado, entendendo melhor quais as suas expectativas em relação a ele.
Para tal, talvez seja preciso investir parte do seu dinheiro em um local especializado, já com todo o conhecimento necessário para fazer com que o seu animal de estimação aprendas as principais tarefas do dia a dia de um cão.
Contudo, muitas vezes as pessoas não querem ou não podem pagar por um centro de adestramento, optando por ensinar as lições para o cão de forma direta. A ação até pode funcionar, mas para isso é necessário que o dono tenha muito foco e atenção aos detalhes, tratando de se esforçar para colocar o cachorro na linha. Um dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas, assim, é quando o seu cachorro começa a roer os itens da casa.
Muitas vezes, uma boa saída é colocar pimenta sobre o tal item, fazendo com que o animal sinta o sabor negativo, associe o sabor ruim ao fato de roer e, com o tempo, pare de realizar a atividade. Mas você sabe como fazer para que o seu cão deixe de roer as coisas? Veja abaixo todas as informações sobre o assunto.
Pimenta Para Cachorro Parar de Roer
A pimenta é uma especiaria muito importante na cozinha, para ajudar no preparo de muitos alimentos. Contudo, a pimenta também pode ser útil quando se trata de evitar que o seu cachorro morda tudo o que vê pela frente. Assim, o primeiro passo é criar uma solução de água e pimenta, que pode ser feita ao misturar um pouco de pimenta à água fervente.
Depois de pronta a solução, coloque-a em um borrifador e trate de jogar sobre os locais em que o animal mais morde. Quando o cachorro for morder o local, sentirá o sabor pouco agradável e, assim, associará esse sabor ruim ao fato de estar mordendo. Aquele local específico, pelo menos, é muito provável que o seu cão jamais volte a morder.
Muitas pessoas pensam que a ação é pesada para o animal, mas a grande verdade é que a pimenta não possui efeito negativo algum sobre o animal, que lamberá ou morderá o local e logo parará. Na verdade, muitos especialistas indicam o uso da pimenta, dessa maneira, justamente para impedir que o seu cachorro destrua toda a casa.
Outra Dicas Para Impedir que o Cachorro Morda Toda a Casa
Os cachorros, sobretudo quando mais jovens, realmente podem apresentar uma necessidade de morder toda a casa a todo momento. Todavia, a grande verdade é que essa necessidade costuma passar com o tempo, já que as ações de represália do dono farão com que o cão entenda que aquilo é errado. Contudo, quando o cachorro não se mostra capaz de entender que morder toda a casa é algo incorreto, esse é o momento de usar de outras estratégias.
Assim, além da questão da solução de pimenta, outra coisa que pode ajudar é proteger as quinas dos móveis com peças especializadas para tal, em geral de borracha. Pois, por mais que o cachorro morda, isso não causará qualquer problema para o móvel. Além disso, comprar brinquedos para que o animal tenha o que morder é parte central do processo, pois um cachorro sem ter o que morder logo tratará de buscar algo em para enfiar os seus dentes.
Outro ponto importante é dar atenção ao animal, pois, por vezes, o cachorro apenas morde os itens da casa para receber a atenção que pensa não ter mais. Logo, os motivos para que o seu cão esteja mordendo os itens da sua casa podem ser muitos.
Motivos Para o Cachorro Morder as suas Coisas
Parte importante do processo de acabar com o problema de um cão mordendo as suas coisas é entender como o animal pode ter chegado a esse ponto. Muitas vezes, por exemplo, o cachorro morde a tudo e todos simplesmente por não encontrar o ambiente adequado para o seu crescimento em casa. Cães, assim, podem morder os objetos da casa por tédio ou ansiedade, dois dos problemas mais comuns no mundo canino.
Cachorros que passam o dia sozinhos podem ser estimulados a desenvolver tais problemas emocionais, embora hajam outros gatilhos. Ademais, os cachorros podem começar a morder tudo o que veem pela frente por conta da dificuldade em limpar os dentes. Assim, os cães podem tentar limpar os seus dentes em móveis ou quinas da casa, mordendo as mesmas com força para tentar chegar ao seu objetivo.
Como as pessoas sequer sabem o que está acontecendo com o animal, acham que ele morde apenas por falta de adestramento e, assim, reagem de maneira equivocada ao problema.
Em todo caso, é importante ter atenção aos detalhes que o seu cachorro pode transmitir a você. Pois, seja pela postura corporal, pela mudança de hábitos ou a partir de outras questões, a verdade é que os cães muitas vezes passam por problemas e emitem sinais para que os donos entendam.
Carinho, Atenção e Calma Para Evitar que o Cachorro Siga Roendo
O cão, como já foi visto, pode roer móveis e outros itens por motivos que oscilam e variam bastante. Porém, seja qual for o problema, é muito provável que ele seja solucionado a partir de três coisas básicas: carinho, atenção e calma com o seu cachorro.
Pois, se o animal possui tudo isso, sentindo-se amado e acarinhado, sem pensar que foi rejeitado por você, é muito improvável que siga roendo tudo o que encontrar pela frente. Portanto, é importante entender as questões emocionais relacionadas ao animal para que, assim, seja possível fazer com que o cão sofra menos.
Com o animal mais calmo e tranquilo, sem estresse, ele certamente terá postura mas dócil e, naturalmente, a relação com o dono será melhor em todos os sentidos possíveis. Assim, muitas vezes alguns dos problemas criados pelos cachorros podem ser resolvidos apenas com uma boa dose de compreensão.