Esta ave é o maior Pica pau residente em nosso país. Também é chamado de:
- Pica pau galo
- Pica pau grande
- Pica pau soldado
- Pinica pau (é conhecido por esse nome no estado da Bahia)
- Pica pau de cabeça vermelha
- Meleiro
Curioso? Então, fique por aqui e saiba mais sobre essa curiosa ave, como Pica Pau Rei: Características, Nome Científico e Fatos!
Características do Pica Pau Rei
O Pica pau rei mede 35 cm de altura ou comprimento e seu peso passa de 200 gramas. É um pássaro belíssimo com cabeça e pescoço na coloração vermelho, dorso na cor creme enquanto que suas asas e cauda são pretas.
Já o peito e ventre do animal são brancos e totalmente barrados por finas faixas em posição horizontal e de coloração preta. O Pica pau rei tem o diferencial de uma mancha branca e preta na região auricular enquanto que a fêmea tem uma estria na região malar com nuances em preto.
Como exemplo dos outros Pica paus, o Pica pau rei tem um som vocal usado para marcar seu território. Também possui outros diversos tipos de chamado, principalmente o tamborilar.
Ele é feito por golpes consecutivos do bico em troncos secos de árvores ou ocos, escolhido pela ave com o objetivo de ampliar significativamente a sonoridade e maior alcance do ruído. O pássaro executa um tamborilar de forma bissilábica, semelhante a uma voz e pode ser diferente de um pica-pau para o outro.
É um indivíduo que vive sozinho, em casais e também forma famílias, ou melhor, grupos de até 6 aves.
Pica pau rei tem uma alimentação baseada no consumo de insetos. Procuram sua caça em árvores infestadas de larvas e demais insetos.
Com seu poderoso bico, fura a casca do tronco e captura a presa com sua língua extremamente pegajosa de ponta afiada. Além disso, usa a língua também para consumir frutas com a polpa mole.
E com essa ferramenta natural, o Pica pau rei causa prejuízos em várias árvores frutíferas, destruindo obviamente seus frutos, apesar de ser útil por consumir as larvas e lagartas, consideradas pragas que atacam esses pomares.
Nome e Classificação Científica do Pica Pau Rei
A nomenclatura científica dessa ave em especial significa Kampe, do grego que significa = lagarta, philos ou phileo que quer dizer = gostar, aquele que gosta e também robustus do latim que traduzido fica = robusto, forte. E unindo fica = ave forte que adora lagartas.
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Piciformes
- Família: Picidae
- Gênero: Campephilus
- Espécie: C. robustus
- Nome biomial: Campephilus robustus
A Reprodução do Pica Pau Rei
O Pica pau rei usa troncos para fazer seus ninhos e também utiliza como sua residência. O tempo de acasalamento da espécie acontece entre os meses de outubro e novembro.
O casal de Pica pau rei é extremamente dedicado para a construção do seu ninho de tal forma que até constroem um a cada nova ninhada. Para esse fim, eles escolhem troncos de árvores mortas, velhas, que sobreviveram a queimadas ou então que estão bastantes vulneráveis devido ao ataque de fungos.
Eles têm por costume fazer o ninho de forma que fique inclinado em direção ao solo, pois isso serve como uma estratégia de defesa da entrada do futuro berçário de seus filhotes.
O fundo do local onde será a encubação dos ovos, é coberto por pequeninos pedaços de madeira, que, consequentemente, são sobras da construção do ninho. Eles não trazem material avulso do que está sendo utilizado para construí-lo visando à limpeza do local.
Certamente, a mãe natureza sabe bem o que faz. As fezes dos respectivos filhotinhos são envolvidas em uma espécie de película de coloração branca que toma a forma de um pequenino saco que é carregado pelos pais para fora do ninho.
São poucas as informações científicas comprovadas, mas, supõe-se que o Pica pau rei segue o padrão geral de reprodução dos demais pica-paus. A fêmea boa de 2 a 4 ovos e o casal se dedica muito revezando o período de chocar os ovos.
Os pequenos e indefesos filhotinho vêm ao mundo totalmente nus e cegos, apesar de serem sensíveis à luz. Em poucos dias de vida, já começam a martelar com seu pequeno bico. Dias depois, ficam bem barulhentos e vocalizam sons sem parar dentro do ninho.
Eles têm seu senso de sobrevivência bem aguçado, pois quando escutam o barulho dos pais bicando o tronco bem perto da entrada do ninho, eles param com sua algazarra de sons na hora, entendendo bem o alerta.
Os orgulhosos pais dormem juntinho da sua ninhada e isso torna a permanência dos filhos por mais tempo dentro do ninho. Infelizmente, o menor dos filhotes, acaba não sobrevivendo. Isso porque eles são presas fáceis para o ataque de tucanos ou araçaris.
Os Habitats do Pica Pau Rei
Aqui no Brasil, a espécie Pica pau rei é encontrado em matas com araucária, Mata atlântica, encostas de montanhas que podem ir de 0 a 2200 metros de altura, em restingas e com mais frequência nos ambientes logo abaixo:
- Vegetação de porte média a alta, as chamadas florestas mesófilas
- Matas de galeria, que formam verdadeiros corredores ao lado dos rios da floresta
- Mata ciliar
- Mata ou floresta de clima subtropical
- Matas primárias
Risco de Extinção Pica Pau Rei
Conforme informações da IUNC – Internacional Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza, em Português) – a espécie está quase ameaçada de extinção.
E o homem tem total responsabilidade, pois o desmatamento tem feito o Pica-pau rei perder progressivamente seu natural habitat.
Curiosidades do Pica Pau Rei
Agora que já sabemos sobre o Pica Pau Rei: Características, Nome Científico e Fatos, confira algumas curiosidades sobre essa ave!
1 – Os filhotes de Pica pau rei dormem junto de seus pais. As fezes dos pequenos pica paus são envolvidos em uma fina película, que os pais descartam. Isso para afastar predadores e deixar o ninho limpo e agradável.
2 – O Pica pau rei – de acordo com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – é mais visto no Brasil, nos estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.