Esta ave é mais um dos graciosos pica-paus que enfeitam a natureza. Ele é da ordem dos animais Piciformes, que vem da família Picidae. Geralmente é visto no centro da Bolívia, algumas áreas do lindo Pantanal, no sudoeste do Brasil, na região central do Paraguai e nas fronteiras do norte da Argentina.
Seu habitat são florestas de clima seco, tropicais ou subtropicais e também em florestas do mesmo aspecto, porém, em baixa altitude.
Que saber mais? Fique por aqui e conheça o Pica-pau-louro: Características, Nome Científico e Fotos!
Características Gerais do Pica-Pau-Louro
A altura do pica-pau-louro varia entre 23 e 24 cm e pesa entre 115 e 130 gramas na subespécie lugubris e pesa de 134 a 157 gramas quando é da subespécie kerri. Sua cabeça apresenta um curioso e destacado penacho na coloração amarela.
Este penacho apresenta uma faixa vermelha no macho e preta na fêmea. O restante do corpo tem plumagem com coloração castanho escuro. Porém, o dorso tem cor escura com barrado amarelo e as asas são de cor marrom e com barrado em ocre escuro.
Nome Científico do Pica-Pau-Louro
O nome científico do pica-pau-louro significa do grego keleus – pica-pau verde e do latim lurubris, significa pálido ou louro ou lúgrube, o que resulta na nomenclatura = Pica-pau-louro.
Já classificação cientifica oficial dessa ave é:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: aves
- Ordem: Piciformes
- Família: Picidae
- Gênero: Celeus
- Espécies: C. lugubris
- Nome binomial: Celeus lugubris
Além disso, a espécie C. lugabris se divide em 2 sub-espécies oficialmente reconhecidas:
- Celeus lugubris kerri: são encontrados no Brasil, mais especificamente no estado do Mato Grosso do Sul e na região nordeste da Argentina
- Celeus lugubris lugubris: esses animais estão nas planícies secas na região leste e sudoeste do Brasil que seria no Mato Grosso do Sul e em boa parte da Bolívia.
Hábitos Gerais do Pica-Pau-Louro
Esta ave tem por moradia regiões amplas e cheia de árvores no Pantanal do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Cacho paraguaio, cerrados, carandazais, capoeiras, bacurizais, campos sujos e também matas de galeria.
Plana nos céus em vôos ondulados, característica típica de qualquer pica-pau, fazendo alternações com fortes batidas das asas para subir e asas fechadas para descer. Não costuma voar muito alto e rapidamente adentra pelas árvores a fim de se esconder.
Além disso, o Pica-pau-louro apresenta os hábitos de voz. A sua vocalização é alta, semelhante a uma gargalhada gostosa, realizando uma sequência de 3 a 5 x seguidas. Realiza rápidas batidas com suas patas no chão, de maneira ritmada.
A dieta do pica-pau-louro é feita de insetos que ele captura do tronco das árvores ou que se localizam bem debaixo da casca, geralmente cupins e formigas.
Reprodução do Pica-Pau-Louro e os Filhotes
Na época de acasalamento, que ocorre entre os meses de agosto e novembro, a fêmea do pica-pau-louro faz seu ninho muito alto, cerca de 4 a 10 metros do solo. Ela escava formigueiros que existem nas árvores, galhos secos como também árvores mortas.
Para construir o ninho, o Pica-pau-louro macho abre espaços com o seu bico, sendo que a abertura fica virada para o chão – para proteger os filhotes de predadores voadores. Os pais usam restos de madeira obtidos da própria perfurarão para fazer o colchão que acomodará os ovos e os filhotes. Os ovos são chocados por 20 ou 25 dias, até eclodirem.
São colocados pela fêmea de 2 a 5 ovos.
Os filhotes de Pica-pau-louro nascem cegos, sem penas e bastante indefesos. Mas, costumam se desenvolver rapidamente.
Com poucas semanas de vida os filhotes já possuem pena e o bico está desenvolvido ao ponto de conseguirem perfurar superfícies não muito rígidas.
Curiosidades Sobre os Pica-Paus
O Pica-pau-louro ainda apresenta outras curiosas e interessantes características e comportamentos, como os pica-paus em geral. Confira a seguir:
1 – Os pica-paus têm um comportamento curioso em relação à maioria das aves. A fêmea e o macho constroem a moradia em conjunto.
2- Essas aves são conhecidas devido ao hábito de picar e perfurar as superfícies mais rígidas com o bico. A sua cabeça se move quase 360 º C e são disparadas mais de 100 bicadas por minutos! E para proteger o cérebro desses intensos impactos, o seu formato é alongado.
Além disso, os órgãos cerebrais não possuem espaços que os dividem – isso evita que um órgão bata contra o outro durante os movimentos. Também, o cérebro dos pica-paus possui uma membrana protetora, além de tecidos esponjosos que absorvem os impactos.
3 – Os pica-paus são as aves mais ocupadas da natureza. Eles passam mais de 18 horas perfurando superfícies, para encontrar alimentos, para construir casas e ninhos, etc.
4 – São catalogados mais de 20 gêneros de pica-pau e mais de 200 espécies – sendo que no Brasil encontramos mais de 50 delas.
5 – Os pica-paus também recebem os nomes populares de: ipecu, pinica pau, carapinas, peto, entre outros.
6 – No Brasil, os pica-paus em geral estão na lista do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), como aves que são ameaçadas de extinção. Os principais motivos para esse perigo é a caça e o comércio ilegal, o desmatamento do habitat natural dessas aves e agrotóxicos e venenos jogados na natureza – que podem colocar a vida dessas aves em risco.
7 – O famoso personagem de desenho animado, Pica-pau, foi criado nos Estados Unidos exatamente pela ave ser esperta, rápida e corajosa. No ano de 2020, esse personagem, que leva o nome da ave, completa 80 anos de historia – considerando os primeiros rabiscos que deram origem a ele.
8 – Você sabia que as batidas em troncos feitas pelos pica-paus vão além de buscar alimentação ou construir abrigos? Essas aves também lançam mão dessa habilidade para demarcar território.
9 – O maior pica-pau do Brasil é o Pica-pau-rei (Campephilus robustus) que mede até 40 cm. Tem a cabeça na cor vermelha intensa e o corpo preto, com listras brancas bem marcantes no peitoral.
10 – Já um menores pica-paus do mundo vive no Brasil! É o Pica-pau-anão da Caatinga ou Pica-pau de Lima (Picumnus limae), que não passa dos 10 cm de altura. Apresenta uma plumagem em cores claras e um pequeno penacho na cabeça, na cor laranja ou preta com pintas brancas.