Home / Animais / Pica-Pau-de-Cara-Canela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Pica-Pau-de-Cara-Canela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Existem milhares de animais na natureza e eles estão vivendo entre nós na terra, no ar e no mar.

Alguns são mais fáceis de serem estudados do que outros, como é o caso dos animais terrestres.

Os animais terrestres são mais fáceis de serem visualizados, gravados e estudados, assim é mais comum encontramos muitas informações das espécies terrestres.

Já os animais que vivem no mar, por exemplo, podem viver em profundidades tão grandes que é muito difícil para que pesquisadores ou máquinas consigam alcançar por conta da pressão.

Por último, existem os animais que vivem no ar, e por voarem, às vezes, de forma tão rápida, também fica difícil fazer estudos sobre eles.

Hoje, iremos aprender tudo sobre o Pica-Pau-De-Cara-Canela, ou seja, quais são as suas características, onde ele vive, o que come e como se reproduz.

Se você já conhece um pouco sobre pica pau porque passou boa parte da sua infância assistindo ao desenho de mesmo nome, esse artigo é para você.

Acompanhe essa leitura e venha ser um craque também e entender tudo sobre o Pica-Pau-De-Cara-Canela.

Na próxima vez em que você assistir o desenho Pica Pau com seus filhos (ou sozinho) você irá conseguir fazer grandes comparações, observações e entender alguns comportamentos na prática.

Características e Nome Científico

O Pica-Pau-De-Cara-Canela é uma ave que pertence à família Picidae, e até 2015 ele pertencia ao gênero Ceophloeus, no entanto, passou a fazer parte do gênero Celeus após pesquisas e muita discussão no meio científico.

Seu nome científico é Celeus galeatus, e a sua classificação científica completa é a seguinte:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Gênero: Celeus
  • Espécie: C. galeatus
Celeus Galeatus

O Pica-Pau-De-Cara-Canela mede cerca de 29 centímetros em seu comprimento, e a sua cabeça possui um grande topete com uma cor vermelha bem forte.

A cara do Pica-Pau-De-Cara-Canela normalmente possui uma cor mais clara, assim como a sua garganta, que se assemelha muito ao creme ou cor de canela.

No peito do Pica-Pau-De-Cara-Canela há listras de cor branca, preto e com manchas com tom marrom, e o resto do seu corpo é formado por um preto escuro.

Em seu bico, o Pica-Pau-De-Cara-Canela possui uma cor de canela muito clara e é por isso que ele é conhecido como cara-canela.

O seu nome significa “pica-pau com capacete” e o seu nome científico vem do grego, onde keleus significa “pica-pau” e galeatus significa “capacete”.

Habitat e Alimentação

O Pica-Pau-De-Cara-Canela vive principalmente em grandes florestas, e a sua alimentação é baseada principalmente em insetos.

Os insetos são capturados pelos grandes bicos que o Pica-Pau-De-Cara-Canela possui, e dificilmente conseguem escapar ou desviar das investidas.

Conseguem também bicar as árvores para conseguir capturar pequenas larvas para incluir em sua alimentação.

O Pica-Pau-De-Cara-Canela vive principalmente na Mata Atlântica, e pode ser encontrado em três tipos de florestas, que são: Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa e a Floresta Estacional Semidecidual.

Já foi feito registros de ocorrência do Pica-Pau-De-Cara-Canela em florestas primários e também secundárias da Argentina e do Paraguai.

É encontrado principalmente em locais onde há Araucárias ou Pinheiros ou ainda em grandes áreas que possuem jardim e também árvores nativas.

No Brasil, é encontrado principalmente no sul do estado de São Paulo, e também no sudeste e no sudoeste do Paraná, e em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul são encontrados na região noroeste.

O local atualmente que mais possui indivíduos da espécie Pica-Pau-De-Cara-Canela é na Argentina, e lá se tornou um importante local para esses pica paus.

As árvores são utilizadas pelo Pica-Pau-De-Cara-Canela tanto para alimentação como moradia, por isso é importante que ela esteja em um ambiente com grande quantidade de árvores.

Reprodução e Comportamento

O Pica-Pau-De-Cara-Canela é um animal que costuma aparecer poucas vezes para os seres humanos e isso acaba dificultando que alguns estudos sejam feitos.

Um dos grandes mistérios que o Pica-Pau-De-Cara-Canela ainda possui é a sua forma de reprodução que é pouco conhecida.

O que se sabe até o presente momento é que o Pica-Pau-De-Cara-Canela constrói o que é chamado de cavidades para nidificar.

Isso costuma ocorrer normalmente entre setembro, no final, e outubro, no começo. Essas cavidades feitas nas árvores costumam estar localizadas a 2,3 metros de altura.

Pica-Pau-de-Cara-Canela Reprodução

Alguns também constroem ninhos na terra, e quando isso é feito, a profundidade do ninho costuma ser de cerca de 4 até 5 metros adentro do solo.

Costumam deixar os seus ninhos tão altos ou tão escavados para protegerem os ovos de predadores, e para chocar, o macho e a fêmea se revezam.

Costumam ser muito solitários, e vivem em cavidades feitas nas árvores, então é necessário que vivam em locais com árvores em abundância.

Há registros, no entanto, de um compartilhamento de toca entre a espécie Pica-Pau-De-Cara-Canela e um casal de periquitão-maracanã, e as duas espécies estavam nidificando nessa mesma toca.

O nome pica pau não é à toa, pois o Pica-Pau-De-Cara-Canela consegue dar cerca de 100 bicadas em uma árvore a cada 1 minuto.

Estado de Conservação

Todas as espécies de pica pau estão em um perigoso muito grande serem totalmente extinta, porém poucas ações podem ser efetivamente tomadas.

O principal perigo para o Pica-Pau-De-Cara-Canela é a perda cava vez mais constante do seu habitat natural.

Essa perda do habitat se dá principalmente para as grandes construções de humanos, como casas, prédios, empresas, entre outros.

Isso faz com que o Pica-Pau-De-Cara-Canela não consiga encontrar local para fazer sua toca, seu ninho ou para conseguir seus alimentos.

Assim, o Pica-Pau-De-Cara-Canela tem tido cada vez mais dificuldade para conseguir sobreviver nas grandes florestas da América do Sul.

Alguns zoológicos e pesquisadores tentam levar o Pica-Pau-De-Cara-Canela para viver em cativeiro, porém é algo muito difícil, pois esse tipo de ave é muito selvagem e precisa da natureza para sobreviver.

Algumas espécies até conseguiram retornar e saírem do quadro de extinção, no entanto, muitas outras tem sofrido com esse perigo.

E então o que você achou do conteúdo? Já viu pessoalmente um Pica-Pau-De-Cara-Canelae? Possui fotos? Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo e qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Um comentário

  1. Elenaldo dos Santos Araújo

    Moro no litoral norte da Bahia (Conde) em uma região produtora de coco, costumo ver pica pau deste tipo constantemente nos coqueiros sendo que não há árvores nas proximidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *