O pica pau é uma das aves mais belas e curiosas da natureza. Ele possui características e peculiaridades que os diferenciam dos demais.
O Pica-pau-de-cabeça-amarela é caracterizado pelo seu topete amarelado, que pode ser visto com facilidade por qualquer pessoa, além disso, a face com tons amarelos e avermelhados revelam o seu nome.
Quer saber mais a respeito dessa curiosa ave? Continue acompanhando este post, pois aqui vamos mostras as principais características, o habitat e curiosidades sobre o pica-pau-de-cabeça-amarela. Confira!
Você conhece o Pica-Pau-de-Cabeça-Amarela?
Uma ave curiosa, de pequeno tamanho e que vive em meio às enormes árvores do seu habitat natural. O pica-pau-de-cabeça-amarela é classificado dentro da família Picidae, onde estão presentes grande parte dos pica-paus. Eles também são conhecidos como Piciformes e constam 56 espécies dentro desta ordem, sendo elas todas caracterizados por pica-paus.
Popularmente, o pica pau de cabeça amarela recebe outros nomes, como por exemplo: João Velho, Pica Pau Loiro, Pica Pau Amarelo, Pica Pau Cabeça de Fogo, entre outros. Seu topete elevado e de coloração amarelo gera a maioria dos nomes populares e encanta a todos que observam-no.
Cientificamente o Pica-pau-de-cabeça arena recebe o nome de Celeus Flavescens. Sendo Celeus referente a pica pau e Flavus ao ouro, ao amarelo. Seno assim, o significa é Pica Pau de Crista Amarela.
A família Picidae conta com 56 espécies, entre elas estão o pica-pau-rei, o maior pica pau encontrado aqui no Brasil, como também o pica=pau-anão-dourado, uma das menores espécies. Há também o famoso pica-pau-de-topete vermelho, aquele que conhecemos pelo desenho do “Pica Pau”, o pica-pau-do-campo, o pica-pau-do-parnaíba, o pica-pau-branco, o pica-pau-chorão, entre muitos outros.
É importante destacar que apesar das semelhanças, eles são animais com características próprias e com diferentes colorações pelo corpo. Porém, todos eles possuem um hábito em comum, é o de cavar buracos em troncos de árvores, uma característica peculiar, porém, presente em todos os animais da família Picidae. O bico da ave é muito forte e resistente, capaz de furar profundamente um tronco em busca de alimento. Isso acontece porque a sua língua é demasiada grande e ele consegue encontrar os pequeninos insetos nos buracos mais profundos.
O buraco feito pelos Pica Paus não servem apenas para caçar alimentos, eles também são utilizados para a nidificação de espécies. Ele encontra um local seguro, longe de ameaças e decorrentes predadores e fazem um buraco no tronco até deixá-louco, lá as fêmeas depositam seus ovos e até eclodirem.
Agora que você já sabe algumas curiosidades e denominações para os pica pau, chegou a hora de conhecer as principais características do pica-pau-de-cabeça-amarela.
Características do Pica-Pau-de-Cabeça-Amarela
Uma ave com a cabeça amarelada e com um enorme topete. Seu tamanho é pequeno, porém grande se comparado com outros pica paus. Ele mede cerca de 30 centímetros, podendo variar para mais ou para menos, tudo depende do indivíduo. A ave pesa entre 100 a 160 gramas.
O macho e a fêmea da espécie possuem pequenas diferenças na cor das penas. Os machos são dotados de colorações avermelhadas próximo ao bico, enquanto a fêmea possui a face toda amarela.
A parte superior do seu corpo possui a coloração preta com pequenas mesclas brancas, o mesmo acontece com a parte inferior, dando então um aspecto ainda mais belo para a ave, já que o seu topete amarelo destaca-se em meio ao corpo todo em tons escuros.
A espécie se alimenta majoritariamente de pequenos insetos, sobretudo os que estão presentes nos troncos das árvores, como os cupins e também as formigas. Além disso, eles se alimentam de larvas, ovos e outros pequenos invertebrados. Sua língua é grande e ele consegue alcançá-los no buraco mais profundo. Quando não capturam os animais, alimentam-se também de frutas e de suas bagas. Eles também são considerados seres polinizadores, já que são capazes de sugar o néctar das flores e dispersar o pólen.
Quando falamos da sua reprodução, é importante destacar que ela ocorre nos buracos ocos das árvores cavados ou não por eles. A fêmea põe de 2 a 4 ovos por gestação e leva alguns meses para eclodir. O macho realiza a função de incubar os ovos e cuidar dos filhotes até que estejam prontos para a liberdade.
São animais de rara beleza e necessitam que seu habitat seja preservado para que eles vivam em harmonia e possam sobreviver com tranquilidade. Mas afinal, qual é o habitat do pica pau de cabeça amarela?
Habitat do Pica-Pau-de-Cabeça-Amarela
O habitat desta ave é caracterizado por árvores, florestas, sobretudo na Mata Atlântica, mas também são encontrados em florestas de araucárias, em matas mais secas, com ausência de umidade, na Caatinga, em parte do Cerrado e até em áreas rurais com a presença de árvores.
Eles estão presentes no Brasil, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, em parte do Nordeste e no Sul. Também são encontrados nas florestas da Argentina e também do Paraguai.
Eles nunca estão sozinhos, com eles estão mais 3 ou 4 indivíduos que vivem em grupo para sua própria proteção. Eles possuem uma vocalização muito forte e sempre que estão em perigo, não exitam em dar longos e frequentes gritos
O importante para a espécie é a presença de árvores para que possam “furar” o tronco e obter alimentos. Eles possuem uma incrível capacidade e “bicam” um tronco mais de 20 vezes por segundo. Isso se deve a uma força gravitacional que o animal possui conhecida como Ponto G.
É uma força impressionante, pois ele é capaz de suportar um impacto superior a 1000 G sem mesmo sentir uma dor de cabeça, um impacto no cérebro, ou algo do tipo. Isso não acontece apenas com o pica pau de cabeça amarela, mas sim com todas as outras espécies de pica paus. São animais impressionantes e de uma força extrema. Nós, humanos suportamos um impacto de no máximo 150 G.
O seu cérebro é adaptado para suportar o impacto, pois divide-se em 4 estruturas distintas, diferenciando-os das demais aves. Podendo assim bater tranquilamente o bico em um tronco de árvore e caçar seu alimento.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!