O pica-pau é uma ave famosa no mundo dos desenhos animados. Atualmente, correspondem a uma infinidade e gêneros e espécies distribuídas dentro da família taxonômica Picidae. São conhecidas cerca de 239 espécies, sendo que mais de 50 destas podem ser encontradas no Brasil.
Estas aves moram nos bosques e constroem seus ninhos abrindo cavidades no tronco das árvores. Dinâmica que pode fazer com que alcancem a marca de até 100 bicadas por minuto.
A espécie pica-pau-chorão (nome científico Veniliornis mixtus) é encontrada no Brasil, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina.
Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre a espécie e sobre os pica-paus de modo geral.
Então venha conosco e boa leitura.
Pica-Pau Características Gerais
Estas aves possuem tamanho médio, assim como penas geralmente coloridas e bastante chamativas (no entanto, esta característica varia de acordo com a espécie). A maioria dos machos apresenta a famosa crista vermelha, a qual está representada até mesmo no desenho animado.
As patas apresentam 2 dedos voltados para frente e outros 2 voltados para trás- disposição anatômica que facilita aos mesmos agarrarem-se ao tronco das árvores.
A alimentação é composta principalmente por larvas de insetos, muitas vezes localizadas no interior do tronco das árvores, local que o pica-pau tem acesso através das suas bicadas. Além do bico, a língua longa também auxilia na coleta destas larvas. Frutos, sementes e néctar também podem integrar a dieta.
Os ninhos são escavados no tronco das árvores, com a peculiaridade de serem posicionados no mais alto local que o pica-pau tem acesso. Este posicionamento estratégico atua como grande fator de proteção contra predadores.
A fêmea tem capacidade de botar de 4 a 5 ovos de uma única vez, os quais são chocados pela mesma (juntamente com o macho) por um período de 20 dias.
Os filhotes costumam abandonar os ninhos quando ainda não são capazes de voar, no entanto, permanecem em galhos próximos nos primeiros dias após o abandono do ninho.
Como todos os integrantes de um ecossistema, os pica-paus desempenham a sua respectiva importância. No caso, auxiliam a manter a população de insetos sob controle, além de diminuir a quantidade de larvas que podem ser prejudiciais às plantas hospedeiras.
Além da famosa terminologia “pica-pau”, outros nomes populares incluem pinica-pau, carapina e ipecu.
Pica-Pau-Chorão: Classificação Taxonômica
A classificação científica para o pica-pau-chorão obedece à seguinte estruturação:
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Aves;
Ordem: Piciformes;
Família: Picidae;
Gênero: Veniliornis;
Espécie: Veniliornis mixtus.
Pica-Pau- Chorão: Características, Nome Científico e Fotos
O pica-pau-chorão (nome científico Veniliornis mixtus) possui aproximadamente 14 centímetros de comprimento.
Sua penugem possui as cores preto e branca como predominantes (ou marrom e bege) e, por essa razão, também pode ser chamado de pica-pau-xadrez. Há um sutil dimorfismo sexual por parte do macho, o qual possui uma área de cor vermelha na nuca.
A espécie foi descrita pela primeira vez no ano de 1780. Uma curiosidade pertinente sobre o nome do gênero e sufixo da espécie é que o termo Venilia faz alusão à uma divindade romana, ao passo que o termo ornis significa “pássaro”. Já o termo mixtus é de origem latina e que dizer “misturado”.
Pica-Pau-Chorão: Subespécies Reconhecidas
A espécie conta com 4 subespécies, sendo elas o V. m. cancellatus (com predominância no Sudeste do Brasil); o
V. m . mixtus (cuja distribuição geográfica compreende o Uruguai, Leste do Paraguai e Nordeste da Argentina); o
V. m. malleator (encontrado na região do chaco, Oeste do Paraguai, Norte da Argentina e Sudeste da Bolívia); e o
V. m. berlepschi (encontrado no Centro-Oeste brasileiro e no centro-oeste da Argentina).
Há uma sutil diferenciação entre as características e hábitats destas subespécies. Por exemplo, o V. m. malleator e o V. m. berlepschi tendem a apresentar uma tonalidade mais escura, além de serem encontrados em áreas com hábitat árido. No caso das subespécies V. m. cancellatus e V. m . mixtus, a tonalidade tende a ser mais clara, assim como o hábitat é caracterizado como de floresta mésica (ou seja, com umidade balanceada) ou ribeirinha.
Conhecendo Algumas Espécies de Pica-Pau
O pica-pau-de-topete-vermelho (nome científico Campephilus melanoleucos) é considerado uma das espécies mais representativas da família taxonômica.
Sua distribuição geográfica abrange a Bolívia, Panamá, Brasil, Paraguai e Argentina. Aqui no Brasil é encontrado na Amazônia, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. O hábitat da espécie pelas florestas de galeria, bem como matas ralas de regiões campestres.
Possui entre 33 a 38 centímetros de comprimento. O peso médio é de 250 gramas.
Em relação à coloração da penugem, a cabeça e o topete possuem cor vermelha, sendo que em cada lado do pescoço é possível notar uma faixa na cor branca.
Pica-Pau-Preto
O pica-pau-preto (nome científico Dryocopus martius) é uma espécie nó migratória que pode ser encontrada em praticamente toda a Eurásia. Indivíduos adultos põem alcançar entre 45 a 55 centímetros de comprimento. Em relação ao peso, a média está compreendida entre 250 a 400 gramas.
Esta espécie possui coloração da plumagem inteiramente preta, exceto por uma coroa vermelha. Possui olhos amarelos intensos e gritos agudos que podem soar assustadores para alguns. A voz dessas aves curiosamente possui 2 camadas diferentes, sendo uma delas formada por um nota, curta, aguda e sibilante (proninciada apenas 2 vezes seguidas); enquanto que, a outra é como se fosse um guincho estridente entoado durante o voo.
Pica-Pau-Malhado-Grande
O pica-pau-malhado-grande (nome científico Dendroccopus major) é uma espécie de tamanho médio. Um indivíduo adulto possui o comprimento entre 20 a 24 centímetros; sendo a envergadura compreendida entre 34 a 39 centímetros; e o peso entre 70 a 98 gramas.
A coloração da penugem é bastante diversificada ao longo do corpo. As laterais do rosto e do pescoço contam com faixas brancas. Do ombro até à nica (bem como na base do bico e quase na metade do peito), há a presença de linhas pretas. O ombor conta com uma mancha branca em tamanho considerável. Nas penas de voo, bem como na cauda, há listras dispostas em forma de barras preto e branca. Abaixo do abdômen, há uma área com coloração escarlate.
O dimorfismo sexual é discreto e presente na forma de uma mancha carmensim na nuca (existente exclusivamente nos machos).
Indivíduos mais jovens tendem apresentar marcas bem menos definidas, assim como uma coloração mais escura (ou amarronzada) e menos brilhante.
Depois de conhecer um pouco mais o pica-pau-chorão, assim como outras espécies representativas de sua família taxonômica; que tal continuar conosco para visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.
Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa em nosso canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO, A. C. Infoescola. Pica-pau. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/pica-pau/>;
Wikipedia in English. Black woodpecker. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Black_woodpecker>;
Wikipedia in English. Checkered woodpecker. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Checkered_woodpecker>;
Wikipedia in English. Great spotted woodpecker. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Great_spotted_woodpecker>;