Home / Animais / Pica-Pau-Chocolate: Características, Nome Científico e Fotos

Pica-Pau-Chocolate: Características, Nome Científico e Fotos

As aves possuem um modo de vida todo particular, com hábitos que podem ser bastante anormais para as pessoas. Assim, é natural que as aves atraiam bastante a atenção dos humanos, sempre interessados em fatos novos no mundo animal. É o que acontece quando se trata de um pica-pau, por exemplo, pássaro dos mais bonitos e que está presente na cultura popular de muitos países.

Contudo, há outras versões de pica-pau, diferentes daquela mais conhecida. Entre elas, dessa forma, está o pica-pau-chocolate. O pica-pau-chocolate, assim, é conhecido por estar presente apenas na América do Sul e parte da América Central, gostando de temperaturas altas e de toda a umidade que a floresta amazônica pode oferecer. Na realidade, o habitat do animal é, quase sempre, em meio a partes fechadas e densas da floresta, onde se torna mais complicado o acesso por parte das pessoas.

Esse é um dos fatores que fazem com que o pica-pau-chocolate seja um animal pouco ameaçado de extinção, estando o mais distante possível desse problema. Como as pessoas possuem dificuldades para chegar aos locais em que o animal faz o ninho, o pica-pau em questão se vê protegido contra os perigos que podem aparecer.

Características do Pica-Pau-Chocolate

O pica-pau-chocolate é um animal bastante peculiar, que se difere de outras aves por alguns motivos. Sua cabeça, como pica-pau que é, naturalmente possui a cor vermelha, com um tom forte e de destaque. Contudo, o corpo da ave é marrom, o que dá o grande diferencial a essa espécie. Esse marrom ainda dá o nome ao animal, chamado muitas vezes apenas de “chocolate” pelos nativos dos locais onde vive.

O pica-pau-chocolate ainda mede cerca de 28 centímetros e pode chegar até 130 gramas, mostrando como a ave é pequena. Esse tamanho reduzido acaba por ser um grande trunfo do pica-pau na luta pela sua sobrevivência, já que o animal pode ocupar os menores espaços e, assim, fugir dos predadores. O pica-pau-chocolate costuma se alimentar bastante a partir das folhas de árvores e arbustos, que estão presentes em escala industrial na floresta amazônica.

Logo, não falta alimento para a ave, que pode migrar para outras partes da floresta quando bem entender, já que poucas coisas prendem o pica-pau-chocolate a uma parte específica do mundo. Assim, é natural que haja migrações do animal com certa frequência, mas sempre respeitando as condições de habitat que o pica-pau em questão mais gosta.

Habitat do Pica-Pau-Chocolate

O pica-pau-chocolate é um animal que possui habitat muito bem definido, gostando sempre de uma certa área da floresta amazônica ou de outras florestas tropicais para se fazer presente. O animal, assim, gosta das partes mais densas de uma floresta, onde não encontrará forte intervenção humana e poderá, do alto de uma árvore, ter acesso aos alimentos dos quais necessita para sobreviver.

Portanto, florestas de Colômbia, Brasil, Venezuela, Equador, Guiana e Bolívia possuem o pica-pau-chocolate em seu interior. Assim, em geral a ave costuma gostar de temperaturas altas e de muita umidade para sobreviver, já que os ambientes dessa floresta são assim. O animal ainda pode ser encontrado de diversas formas, seja sozinho na natureza, em grupos grandes, com mais de cinco componentes, ou em grupos menores. Em todo caso, o pica-pau-chocolate costuma ter uma voz muito melodiosa, aquela boa de escutar.

O animal usa a sua voz para a comunicação, fazendo com que outros seres da espécie possam ouvir. No Brasil, grande parte dos estados da região Norte possui a presença do pica-pau-chocolate, sendo que até mesmo alguns do Nordeste e do Centro-Oeste também abrigam exemplares desse tipo de pica-pau. O clima brasileiro, somado ao fato de a oferta de alimentos ser grande, facilita muito o modo de vida dessa ave.

Nome Científico e Reprodução do Pica-Pau-Chocolate

O pica-pau-chocolate é muito conhecido, por esse nome, em grande parte do Brasil. Todavia, acontece que o nome científico do animal não é esse, mas sim Celeus elegans. Nos países de língua espanhola, a ave também é chamada de pica-pau elegante, já que a sua postura e o seu canto costumam ser muito diferenciados.

Já quanto aos seus fatores de reprodução, o modo como o pica-pau-chocolate transmite os seus genes adiante costuma não ser muito complicado, facilitando todo o entendimento. Esse animal, assim, coloca de 2 a 4 ovos por vez quando se reproduz. Vale lembrar, é claro, que há um macho e uma fêmea definidos para o pica-pau-chocolate e que eles possuem funções diferentes ao longo da reprodução. Assim, os ovos que a fêmea coloca são mantidos em ninhos, que nada mais são do que buracos em algumas árvores.

Em geral, esses espaços são feitos em palmeiras, onde é mais fácil escavar. Depois de algumas semanas, tem-se novas versões do pica-pau-chocolate caminhando pelo mundo, ainda sem a possibilidade de voar. Essa capacidade apenas se mostra dominada pelo animal mais tarde, quando o pica-pau-chocolate filhote recebe todas as instruções dos pais e tenta o seu primeiro voo. Depois desse primeiro voo, o animal ainda permanece mais alguns meses com os pais antes de buscar a sua vida.

Hábitos do Pica-Pau-Chocolate

O pica-pau-chocolate possui alguns diferenciais claros em relação a outras aves, como é o caso da sua voz bonita e de muito destaque. Contudo, o pica-pau-chocolate também possui distinções quando comparado a outros animais, já que o seu corpo marrom não é visto em outros animais desse tipo.

Porém, quanto ao modo de vida, os hábitos do animal não são muito diferentes daqueles vistos em outras aves semelhantes. Assim, o pica-pau-chocolate vive nas florestas tropicais e equatoriais da América Latina, gostando tanto de terra firme como de várzeas.

Pica-Pau-Chocolate Picando a Árvore
Pica-Pau-Chocolate Picando a Árvore

Logo, o animal se mostra muito adaptável a diferentes ambientes, desde que as temperaturas sejam altas e haja florestas densas ao seu redor. A alimentação do animal se dá quando ele bem entende, já que basta o pica-pau sair para já encontrar uma série de folhas que podem ser comidas.

Além disso, as ameaças de predadores a esse animal não são tão grandes, o que faz com que o pica-pau-chocolate se sinta ainda mais dominante no ambiente no qual vive.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *