Home / Animais / Pica Pau Benedito de Testa Amarela: Características e Habitat

Pica Pau Benedito de Testa Amarela: Características e Habitat

Esta ave pertence à família Picidae e também, além de Pica Pau Benedito de testa amarela, é conhecido como  benedito, bereré (Rio Grande do Sul). Ainda, como pica pau de fronte amarela, rididico, pica pau do mato virgem ou golelêim (Vele do Ribeira/São Paulo).

Outro nome popular bastante comum é Pica pau Preto de Testa Amarela.

Quer saber mais sobre esse curioso pica-pau? Então, fique por aqui e saiba sobre o Pica Pau Benedito de Testa Amarela: Características e Habitat e muito mais!

Nome Científico do Pica Pau Benedito de Testa Amarela

O nome cientifico do Pica Pau Benedito de testa amarela, em grego, significa: do  melas, ou seja, preto. Também, herpes, que significa pica pau. Já do latim vem  flavus ou seja: amarelo e frons: fronte, ou testa.

Assim temos:Pica Pau Bendito (ou Preto) de Testa Amarela.

Já a classificação científica oficial desta ave é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Picidae
  • Gênero: Melanerpes
  • Espécie: M. flavifrons
  • Nome binomial: Melanerpes flavifrons
Melanerpes flavifrons

Características Gerais do Pica Pau Benedito de Testa Amarela

O Pica Pau Benedito de Testa Amarela É multicolorido, sendo as cores predominantes o preto e o branco, e a testa/fronte amarela, é claro. Também, tem regiões vermelhas, alaranjadas e outros tons.

Esta ave mede, em média, 19,5 centímetros – o que é considerado um tamanho médio para pica-paus.

Ainda, o Pica Pau Benedito de Testa Amarela possui os flancos barrados de branco e preto; fronte e garganta amarelo vivo. Tem peito inferior e ventre vermelhos; vértice posterior e nuca vermelho no macho e preto. Já  na fêmea, peito superior pardacento (cor parda).

O pescoço posterior, dorso superior e asas são negros e dorso inferior e uropígeo, brancos.

O Pica Pau Benedito de Testa Amarela  é uma ave barulhenta. Apresenta um grito rápido, ríspido e forte que soa como “beneditô” – o que deu origem ao seu nome popular.

Alimentação do Pica Pau Benedito de Testa Amarela

A alimentação do Pica Pau Benedito de Testa Amarela é baseada em frutas como caruru, mamão, embaúba, laranja, abacate, banana e também sementes. Além disso, pode comer larvas e insetos. Utiliza sua língua móvel e comprida para lamber frutas moles.

Costuma estocar comidas em pequenos buracos que ele mesmo pode perfurar ou naturais que encontra em tronco de árvores.

Pica Pau Benedito de Testa Amarela

Reprodução do Pica Pau Benedito de Testa Amarela

Costumam-se pousar perto um dos outros e se exibem em diversos movimentos e posições. Utiliza-se de palmeiras ou árvores mortas para construir seu ninho.

A casa do Pica Pau Benedito de Testa Amarela normalmente corresponde ao tamanho do seu corpo, evitando a invasão de outros animais. Nidifica de forma coletiva, sendo quatro machos e duas fêmeas ou um macho e três fêmeas em apenas um ninho, ou ainda um único tronco com vários ninhos.

A fêmea pode pôr de 2 a 4 ovos brilhantes na cor branca e conta com o auxílio do macho para incubá-los durante 12 dias. A fêmea é responsável pela higienização do ninho e limpa as fezes do filhote.

Ainda, outras aves do mesmo bando podem ajudar o casal, alimentando e protegendo os filhotes que podem permanecer dentro do ninho durante 35 dias.

Depois que deixam os ninhos, os filhotes ainda retornam à noite para repousar. Araçaris e tucanos frequentemente assediam os ninhos, assim como periquitos Pyrrhura frontalis e Brotogeris tirica.

Habitat do Pica Pau Benedito de Testa Amarela

O Pica Pau Benedito de Testa Amarela  pode ser encontrado na Mata Atlântica de encosta (entre 0 e 1800 metros) e de montanha, capoeiras, na restinga, matas secundárias, plantações, palmitais e pomares.

Esta ave gosta de exibir suas cores chamativas e é muito barulhenta – como já fora mencionado antes.

Os Pica Paus Benedito de Testa Amarela vivem em pequenos bandos ou em dupla e raramente deixa a copa das árvores na marra onde reside. Sendo uma ave sociável, é comum que se una para dormir em um único abrigo.

A “voz” do Pica Pau Benedito de Testa Amarela é estridente e ecoa sons como: “zilidit” ou “kikiki”. Emite tais sons, em geral, durante seu vôo.

Já quando o casal está parado, emite repetidamente “chlit”. Pode voar entre copas de árvores gritando “Be-ne-di-to”. Faz, também, barulhos parecidos com batidas de tambor, quando está em árvores altas.

A maior população de Pica Pau Benedito de Testa Amarela acontece do Rio Grande do Sul e Minas Gerais até a Bahia. Também, no sudoeste de Goiás e Mato Grosso. Além do Brasil, Argentina (Misiones) e Paraguai.

Curiosidades Sobre os Pica-Paus

Já que estamos falando sobre essas interessantes aves, apesar de muitas espécies, elas têm algumas curiosidades em comum. Veja a seguir:

1 – Os pica-paus se alimentam constantemente. Por isso, vivem a bicar árvores, para buscar larvas e pequenos insetos.

2 – O bico dos pica-paus é extremamente forte – tanto que estas aves perfuram as superfícies mais rígidas.

3 – Em geral, a fêmea de Pica Pau pode botar até 5 ovos por ninhada. Ela choca os ovos, em média, por 20 dias. OO macho ajuda a chocar os ovos também!

4 – Um Pica Pau consegue dar mais de 16 golpes com o bico por segundo!

5 – Para aguentar tantos golpes contra superfícies rígidas, o crânio dos pica-paus é mais espesso do que o das demais aves. Isso protege o cérebro durante os golpes com o bico.

6 –12 mil. Esta é a quantidade média que um pica-pau pode dar de bicadas por dia! Sensacional, não é mesmo?

7 – Os golpes das bicadas destas aves chegam a ser 1000 vezes mais fortes do que a força da gravidade.

8 – Estas aves têm a honrosa fama de serem as mais aves mais trabalhadoras da natureza!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *