Home / Animais / Pica-Pau-Anão-de-Pescoço-Branco: Características, Nome Científico e Fotos

Pica-Pau-Anão-de-Pescoço-Branco: Características, Nome Científico e Fotos

Quando falamos em pica-pau, a primeira representação que vem à mente é o pica-pau do desenho animado, com o famoso topete vermelho, e penagem azul ao longo do corpo. Todavia, na realidade, há inúmeras espécies de pica-paus com características distintas entre si. O famoso topete vermelho (ou penagem vemelha na cabeça e face) só é peculiaridade de algumas dessas espécies.

Pois bem, você já ouviu falar do pica-pau-anão-de-pescoço-branco?

A espécie é classificada pela IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como vulnerável à extinção. Seu hábitat são os manguezais, áreas de plantio, clareiras, matas de galeria e matas de terra firme. Geograficamente, está distribuído de forma disjunta nos estados de Roraima e Pará (logo, possui uma curta extensão territorial e pequena população).

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a espécie, assim como outras espécies de pica-paus e suas características.

Então venha conosco e boa leitura.

Pica-Pau-Anão-de-Pescoço-Branco: Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta espécie obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Piciformes;

Gênero: Picumnus;

Espécie: Picumnus spilogaster.

O nome científico da espécie é uma junção de palavras derivadas do francês e do grego. Do francês, picumne ou piculet significa “pequeno pica-pau”; e, do grego, spilos significa “mancha”, e gastra significa “barriga”. Há quem considero que a junção das terminologias spilogastro signifique “mancha branca”. Logo, o significado de seu nome científico é “pequeno pica-pau de barriga manchada”.

Família Picidae

Existem aproximadamente 180 espécies de pica-paus em todo o mundo, possuindo distribuição preferencial na América do Sul e Sudeste da Ásia.

As penas geralmente são coloridas. Nos pés, há dois dedos voltados para frente; e outros 2 voltados para trás, de modo a facilidade escaladas nas árvores.

A alimentação é formada basicamente por insetos ou larvas de insetos. Estas larvas geralmente estão localizadas no interior do caule das árvores. Para que o pica-pau tenha acesso às larvas, ele bica o caule para formar cavidades nas quais possa introduzir a língua comprida.

Existem algumas espécies que também podem alimentar-se de frutas, seivas de árvores ou até mesmo formigas no solo.

Este comportamento de tamborilar o caule das árvores é a marca registrada destas aves, contribuindo até mesmo para a terminologia popular. Estudos apontam que os pica-paus são capazes de dar 100 bicadas a cada minuto.

As bicadas também realizadas com a finalidade de escavar ninhos nos troncos das árvores. Estes ninhos podem ser aproveitados posteriormente por outros animais que não possuem habilidade neste ramo.

O local escolhido para escavação dos ninhos possui uma altura considerável, de modo a evitar a aproximação de predadores. Em cada postura, são liberados de 4 a 5 ovos, os quais são chocados pela fêmea e pelo macho, durante o período de 20 dias.

Pica-Pau Bicando Árvore
Pica-Pau Bicando Árvore

As bicadas no tronco das árvores não prejudicam o vegetal. Na verdade, o pica-pau é um animal bastante benéfico às plantas por alimentar-se de insetos que poderiam prejudica-las.

Os pica-paus contam com uma série de adaptações anatômicas que aliviam/amortecem o impacto dessas bicadas, tais como bico forte; além de ossos esponjosos e tecidos elásticos envolvendo o crânio.

Gênero Picumnus

Este gênero abriga as espécies conhecidas como pica-pau-anão ou picapauzinhos.

Dentre os seus representantes, estão o picapauzinho-escamado, picapauzinho-dourado, picauzinho-fusco, picapauzinho-creme, picapauzinho-carijó, picapauzinho-vermelho, pica-anão-de-pescoço-branco e outras espécies.

Ao todo, são cerca de 30 espécies, cujo comprimento corporal varia entre 7 a 10 centímetros.

Pica-Pau-Anão-de-Pescoço-Branco: Características, Nome Científico e Fotos

O pica-pau-anão-de-pescoço-branco ou picapuzinho-de-pescoço-branco (nome científico Picumnus spilogaster) é uma espécie cujo comprimento médio está compreendido em 9 centímetros.

Picumnus Spilogaster Pousado
Picumnus Spilogaster Pousado

Possui penagem branca no pescoço e peitoral, sendo que neste último há um leve salpicar na coloração cinza. A penugem na cabeça possui coloração negracom manchas simétricas (em formato de pequenas bolas) na cor branca. Alguns indivíduos também podem apresentar um pequeno topete com penas alaranjadas.

As asas de voo possuem coloração amarronzada, com algumas penas próximas a cauda. Na cauda, a coloração é cinza e branco.

Outras Espécies do Gênero Picumnus: Pica-Pau-Anão-Dourado

Esta espécie de nome científico Picumnus aurifrons mede aproximadamente 7,5 centímetros.

Sua distribuição geográfica abrange a porção norte do Rio Amazonas seguindo para o leste, até chegar no Rio Negro. Também está presente do sul do Rio Negro até o norte do Mato Grosso, sul do Pará, Rio Tocantins e leste do Pará (mais precisamente próximo à capital Belém).

Seu hábitat é formado pelo sub-bosques de várzea, bem como sub-bosques de florestas altas de terra firme.

Em relação à coloração, os machos possuem pintas na cor amarelo/dourado na região da cabeça; as fêmeas também contam com pintas neste área, porém de cor branca.

Outras Espécies do Gênero Picumnus: Pica-Pau-Anão-Escamado

Esta espécie (cujo nome científico é Picumnus albosquamatus) está presente nos estados do Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Picumnus Albosquamatus
Picumnus Albosquamatus

Seu hábitat compreende todos os locais que possuam árvores e arbustos. Locomove-se tanto nos arbustos baixos, quanto na parte mais elevada da copa das árvores.

Outras Espécies do Gênero Picumnus: Picapauzinho-Barrado

Esta espécie, cujo nome científico é Picumnus cirratus, mede cerca de 10 centímetros e pesa aproximadamente 11,5 gramas. Possui um ‘padrão’ de listras (ou barras) de cor preta e branca no peitoral.

Esta ave é encontrada na Amazônia brasileira (mais precisamente do baixo Rio Amazonas até o Maranhão); e também na faixa que se estende do leste ao sul do país, até chegar ao Rio Grande do Sul.

Na América Latina, é encontrado no Paraguai, Argentina; e na faixa que se estende do Paraguai à Argentina.

*

Depois de conhecer um pouco mais  sobre sobre o pica-pau, em especial sobre algumas espécies do gênero Picumnus; nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar o tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito, caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Britannica Escola. Pica-pau. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/pica-pau/482876#>;

G1. Campinas e Região. Terra da Gente. Conheça as mais de 50 espécies de pica-paus que vivem no Brasil. Disponível em: < https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/07/01/conheca-as-mais-de-50-especies-de-pica-paus-que-vivem-no-brasil.ghtml>;

WikiAves. Pica-pau-anão-de-pescoço-branco. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/pica-pau-anao-de-pescoco-branco>;

WikiAves. Picumnus. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/picumnus>;

WikiAves. Picidae. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/picidae>;

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *