Periquito Jandaia
Esta espécie de periquito é conhecida como periquito-rei, apelidado de jandaia-coquinho cujo nome científico é denominado como Eupisttula Aurea. Dessa forma, são conhecidos como os mais abundantes da família a que pertencem, ou seja, a Psittacidae. E além das denominações mencionadas, existe uma série de nomes dados a esta ave nas diferentes regiões brasileiras, como periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, jandaia, ararinha e maracanã-de-testa-amarela.
Características Fisiológicas do Periquito Jandaia
O periquito-rei mede cerca de 27 cm e pesa em torno de 85 gramas. As suas penas são classificadas nos diferentes tons de verde e na testa, eles apresentam uma faixa laranja que também se estende aos olhinhos. A parte de trás de suas cabeças são azuis, e no caso das faixas laranjas, quando os periquitos são mais jovens, ela possui a cor cinza que se desenvolve ao crescimento da ave. O bico do bichinho é preto, as patinhas são cinzas e eles não apresentam o chamado diformismo sexual, que são as diferenças visuais do sexo desses animais.
Curiosidades Sobre Os Periquitos Jandaias
Conhecidos por suas características românticas incuráveis, uma das curiosidades mais interessantes sobre os periquitos é que quando eles escolhem as suas parceiras amorosas, permanecem com elas a vida inteira! Além disso, assim como os papagaios, os periquitos jandaias também podem reproduzir vozes humanas. Eles amadurecem em dois anos, e podem assobias hinos e músicas quando são ensinados.
Quando são vistos voando em bando, é notório que eles se deslocam facilmente e com muita velocidade. Geralmente cantam em horários matinais, e a tarde, tempo próximo da noite. Nesses momentos, essas aves são facilmente identificadas, uma vez que assobiam e cantam alto demais! E entre outras informações, essas aves utilizam o seus bicos como se fosse um terceiro pé, com a finalidade de escalar melhor as suas ramarias!
Espécie em Extinção
A espécie de periquito menciona encontra-se atualmente em extinção, mas não em todos os locais em que vivem. O nome da sua espécie está listada na chamada Lista Vermelha da Bahia, e na Argentina, essas aves desapareçam quase que completamente, pois são bastante comercializadas por causa da beleza de suas penas coloridas, sendo portanto uma das espécies de animais vítimas de tráfico.
Diferentemente de outras regiões, na Argentina sua venda é proibida. Mas em outros países e regiões, eles podem ser postos em cativeiros desde que criados devidamente com os cuidados necessários ao seu bem-estar.
Habitat Natural
Estas aves podem ser facilmente encontradas em territórios como o Brasil, Bolívia, Argentina, Peru, Paraguai e também Surinami em habitats naturais como florestas subtropicais, florestas tropicais úmidas e também de baixa altitude, em savanas de características áridas ou florestas secundárias bastante degradadas. Além desses locais, também podem ser encontrados em campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais, valendo ser ressaltado que são sazonalmente úmidos ou inundados.
Alguns periquitos jandaias frequentam praças locais verdes e voam em bandos, frequentando também ambientes como o cerrado, mata secundária, campos de cultura e manguezais. Além disso, habitam locais onde existam plantas frutíferas e são chamados pela expressão “coquinho” por este motivo. Afinal, um dos principais alimentos que os periquitos jandaias consomem são as frutas coquinhos dadas por algumas palmeiras.
Como Se Alimentam
Como dito anteriormente, essas aves adoram plantas frutíferas. Dessa forma, agarram os frutos com os pés e os levam até o bico para poder consumi-las. Além de diversas frutas como goiabas, mangas, jabuticabas, os periquitos jandaias também se alimentam de folhas, flores e sementes. O ideal é que dentro da dieta desses bichinhos exista a incidência de alimentos como verduras e vegetais, além das frutas. Pois disponibilizarão uma série de vitaminas e minerais a fim de nutri-los mais adequadamente.
Em algumas plantações, esta espécie de ave pode ser considerada uma praga por adorar comer as frutas do local!
Reprodução dos Periquitos
Como mencionado antes, o amadurecimento sexual dessa ave se da no prazo de dois anos. Já a sua reprodução, pode ocorrer em até quatro meses, entre os meses de setembro a dezembro. geralmente, os filhotes dessas aves deixam os seus ninhos em aproximadamente dois meses, e no período da incubação das fêmeas, o ideal é que nada as perturbe.
Cuidados Com os Filhotes Dessas Aves
São filhotes frágeis que precisam de toda delicadeza para serem manejados e assim, crescer com saúde. O ideal é que nunca sejam expostos a locais quentes demais, ou frios demais, e que a higienização dos seus viveiros sejam constantes.
Quando recém nascidos, todo cuidado com a forma de pegá-los e alimentá-los se não houver a mãe é pouco! Pois ainda não se movimentam sozinhos, e com isso o pescoço da ave ainda não se sustenta direito. Logo, todo e qualquer movimento brusco pode acabar sendo letal ao bichinho. Portanto, é importante que nesta fase ele esteja acompanhando da ave que a ele deu a luz, contando com toda ajuda da ave genitora possível.
Com os cuidados necessários nesta fase, todas essas aves tornam-se bastante dóceis com quem as cuida, pois necessitam de atenção para se sentirem bem nos locais em que habitam. Para isso, quando são criados legalmente em cativeiro, é interessante indicar a instituição de brinquedos para esses animais. Isso faz com que permaneçam entretidos e se sintam melhores onde estiverem, afinal, esta é uma espécie em que adora estar em completa interação entre os ambientes que presenciam.
Quanto Custa Um Periquito Jandaia
Estas são aves nativas um pouco caras, podendo os valores variarem entre R$ 600,00 a R$ 1000,00 reais. Lembrando quem não é todo país e região que a venda será estritamente legal, pois em locais como a Argentina por exemplo, esta espécie de periquito está quase desaparecida, estando portanto em extinção neste país.
Por fim, o piriquito jandaia é uma espécie bastante inteligente, dócil e as suas curiosidades são perturbadoras! As suas características ganham todo e qualquer amante de aves, além de sua beleza encantadora abrilhantar ainda mais os ambientes em que frequentam. Todo cuidado na criação desses animais é pouco no início de sua criação, mas quando crescem tornam-se independentes, tornando-se em grandes companheiros domésticos.