Home / Animais / Perereca Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Perereca Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Existem cerca de 6.600 espécies de sapos – e cerca de 100 novas são descobertas a cada ano! Eles são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. As pererecas são sapos tipicamente arbóreos e passam a maior parte de sua vida nas árvores. Apesar de serem encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica, são mais diversos nos trópicos do hemisfério ocidental.

Existem mais de 800 espécies de pererecas, algumas das quais classificadas como pererecas, aquáticas ou terrestres. Pelo contrário, a característica que os une tem a ver com os pés – o último osso dos dedos dos pés (chamado falange terminal) tem o formato de uma garra. As pererecas também têm palmeiras para ajudá-los a subir e muitos têm estruturas esqueléticas extras nos dedos dos pés. As pererecas são frequentes no Brasil, ainda mais em áreas rurais.

A maioria dos sapos se firma em terra firme, exceto para acasalar e desovar, mas alguns sapos depositam seus ovos nas árvores ou vegetação nas árvores que contêm água. As pererecas, além de exóticas e belas, são geralmente pequenas, já que seu peso deve ser carregado pelos galhos e galhos em seus habitats. A perereca têm a forma típica de sapo, com longas patas traseiras e pele macia e úmida.

Descrição

A perereca é uma pequena espécie arbórea. São menores . Os adultos têm olhos vermelho-alaranjado com fendas verticais. O corpo do sapo é verde brilhante com listras azuis e amarelas nas laterais. A espécie possui pés palmados com dedos laranja ou vermelhos. Os dedos têm almofadas pegajosas que ajudam os animais a grudar nas folhas e nos galhos.

Enquanto alguns atingem 10 cm ou mais, geralmente são menores e mais esbeltos que os sapos terrestres. Lindas, as pererecas possuem cerca de 10 a 14 cm de comprimento. Existem espécies de lábios brancos (Litoria infrafrenata) da Austrália e Oceania é onde possuem grande quantidade dos animais. O menor é o sapinho (Pseudacris, ou Limnoaedus, ocularis), que não excede 1,75 cm (0,69 pol.) de comprimento.

Pseudacris
Pseudacris

As pererecas podem ter várias cores, mas a maioria das espécies encontradas nos Estados Unidos é verde, cinza ou marrom. Alguns deles, como o sapo-esquilo (Hyla squirella), são do tipo camaleão em sua capacidade de mudar de cor. Eles geralmente possuem olhos de joia que brilham com manchas de ouro ou cobre.

Habitat e Distribuição

As pererecas de olhos vermelhos vivem em climas úmidos em árvores próximas a lagoas e rios no sul do México, na América Central e no norte da América do Sul. Eles ocorrem de Veracruz e Oaxaca, no México, até o Panamá e o norte da Colômbia. Os sapos têm um requisito de faixa de temperatura relativamente estreita, por isso vivem apenas nas florestas tropicais e planícies. Idealmente, eles exigem uma temperatura diurna de 24 a 29 ° C (75 a 85 ° F) e uma temperatura noturna de 19 a 25 ° C (66 a 77 ° F).

Dieta

Alimentação
Alimentação

Os sapos são insetívoros que caçam principalmente à noite. Alimentam-se de moscas, grilos, gafanhotos, mariposas e outros insetos. Eles são predados por libélulas, peixes, cobras, macacos, pássaros e uma variedade de outros predadores. Eles também são suscetíveis a infecções por fungos .

Comportamento

Os olhos vermelhos do sapo são usados ​​para uma exibição assustadora chamada comportamento deimático. Durante o dia, o sapo se camufla achatando seu corpo contra um fundo de folha, de modo que apenas suas costas verdes sejam expostas. Se o sapo é perturbado, ele pisca os olhos vermelhos e revela seus flancos e pés coloridos. A coloração pode surpreender um predador por tempo suficiente para o sapo escapar. Enquanto outras espécies tropicais são venenosas, a camuflagem e a exibição assustadora são a única defesa do sapo de olhos vermelhos.

Durante o dia, o sapo dobra suas pernas coloridas por baixo. Se perturbado, abre os olhos para assustar os predadores.

Reprodução e Prole

Acasalamento da Perereca
Acasalamento da Perereca

O acasalamento ocorre do outono ao início da primavera, durante o período de pico das chuvas. Os machos se reúnem em torno de um corpo de água e fazem um chamado para atrair um companheiro. O processo de postura é chamado de amplexo. Durante o amplexo, a fêmea carrega um ou mais machos nas costas. Ela desenha água em seu corpo para usar para colocar uma embreagem de cerca de 40 ovos semelhantes a gel em uma folha pendendo na água. O macho melhor posicionado fertiliza os ovos externamente. Se os ovos não forem perturbados, eles eclodem dentro de seis a sete dias, jogando os girinos na água. No entanto, os ovos de rã de olhos vermelhos exibem uma estratégia chamada plasticidade fenotípica, na qual os ovos eclodem precocemente se sua sobrevivência estiver ameaçada.

 Pererecas depositam seus ovos nas folhas sobre a água. Os girinos caem na água quando chocam. Os girinos marrons de olhos amarelos permanecem na água por algumas semanas a meses, dependendo das condições ambientais. Eles mudam para cores adultas após a metamorfose. O sapo de olhos vermelhos vive cerca de cinco anos em estado selvagem.

As espécies se reproduzirão em cativeiro em um ambiente de alta umidade com plantas tropicais, iluminação controlada (11 a 12 horas de luz do dia) e temperatura controlada (26 a 28 ° C por dia e 22 a 35 ° C à noite). A criação é iniciada simulando uma estação chuvosa. Os sapos criados em cativeiro geralmente vivem mais de cinco anos.

Estado de Conservação

Filhote de Perereca no Dedo de uma Pessoa
Filhote de Perereca no Dedo de uma Pessoa

Devido à sua grande variedade de habitats e status de proteção em algumas áreas, a IUCN classifica as espécies como “Menos preocupantes”. As pererecas de olhos vermelhos também são abundantes em cativeiro. No entanto, a espécie enfrenta desafios do desmatamento , poluição e coleta de animais de estimação. Na natureza, a população do sapo está diminuindo. Existe uma nova espécie de perereca

A nova espécie é caracterizada por seu tamanho médio (CRA 25,9-31,8 mm nos machos; 33,6 mm nas fêmeas), largura da cabeça em torno de 27% da SVL, focinho arredondado nas vistas dorsal e lateral, crista supra-cloacal e calcar ausentes, dedos com discos desenvolvidos, semelhantes aos discos dos dedos dos pés, correias pouco desenvolvidas entre os dedos, moderadamente desenvolvidas entre os dedos e padrão de cor dorsal composto por quatro faixas longitudinais marrons claras, separadas por três listras estreitas marrons escuras, cada faixa marrom pálida tendo linhas longitudinais marrons escuras.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *