O pelicano é uma ave aquática bastante presente no globo terrestre, mas a maioria das espécies vive na América do Norte e na América do Sul, tal como o pelicano-pardo.
O pelicano é uma ave marcada por sua aparência e forma, pois são aves enormes, que ultrapassam até mesmo 2 metros de uma asa à outra, e possuem um longo bico com uma proeminente bolsa na sua garganta.
Atualmente existe apenas 8 espécies de pelicanos vivendo no Planeta Terra, mas muitas outras já viveram e agora estão extintas. Elas estão distribuídas de forma irregular pelo mundo, estando presentes em todos os continentes, mas elas não habitam a Antártida.
Os pelicanos fazem parte da ordem dos Pelecaniformes e da família Pelicanidae, da qual também fazem parte os colheiros, íbis, curicacas, caraúnas, guarás, garças, cabeças-de-martelo e cegonhas.
Aprenda mais sobre os pelicanos vendo outros posts aqui em nosso site:
- História do Pelicano e Origem do Animal
- Pelicano se Sacrifica? O que É o Divino Pelicano?
- Lista de Tipos de Pelicano: Espécies com Nome, Habitat e Fotos
O pelicano-pardo é também muito conhecido como pelicano-pequeno, pois quando comparado com outros pelicanos, ele possui uma menor estatura, apesar de ter 2 metros de envergadura (de uma asa até a outra).
Atualmente, o pelicano-pardo está presente tanto na América do Sul e na América do Norte, sendo que no Estado de Louisiana, o pelicano-pardo é a sua ave oficial e muito cultuada pelos habitantes.
O fato da Louisiana desembocar para o golfo do México, faz com que existam muitos pelicanos-pardos nessas encostas, onde são facilmente observáveis caçando peixes, além de serem alimentados por inúmeros turistas.
Principais Características do Pelicano-Pardo
Como foi citado anteriormente, o pelicano-pardo é a menor espécie de pelicano dentre as 8 existentes. Os adultos machos podem chegar a pesar até 5 kg, que é a metade do peso da maioria dos outros pelicanos.
Na Flórida, o peso mais comum dos pelicanos fêmeas varia entre 3,5 kg a 4 kg.
A maioria dos pelicanos apresenta a cabeça na coloração branca, assim como apresenta a coloração inteiramente clara quando nascem, e depois sua plumagem vai adquirindo cores mais escuras até o marrom e pardo final.
No Brasil, o local mais comum onde o pelicano-pardo pode ser encontrado são nos rios que fluem da Floresta Amazônica, mas essas aves ainda migram para costas mais distantes, podendo serem avistadas até mesmo em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O pelicano-pardo, assim como as outras espécies, possui membranas entre seus dedos, pois dessa forma consegue ter um nado proeminente em busca de presas, já que são aves aquáticas.
Nome Científico e Habitat do Pelicano-Pardo
- Reino: Animalia
- Filo: Cordado
- Classe: Ave
- Ordem: Pelicanoforme
- Família: Pelicanidae
- Gênero: Pelecanus
- Espécie: P. Occidentalis
O pelicano-pardo habita as costas de Atlânticos, Golfos, e Costas Pacíficas ao longo de todas as Américas, onde na Costa Atlântica pode ser facilmente encontrado desde a Nova Escócia até a Floresta Amazônica. Já na Costa do Pacífico, o pelicano-pardo habita desde a Colúmbia Britânica até o Sul do Chile, incluindo as ilhas de Galápagos.
O pelicano-pardo que habita a América do Norte, após terem seus filhotes, costumam migrar para águas mais quentes ao longo das costas para ficarem mais protegidas no inverno.
O pelicano-pardo também habita áreas praianas, estuários e até mesmo águas pelágicas de temperaturas mornas, assim como adoram sobrevoar e viver em áreas de manguezais e pântanos.
O pelicano-pardo, assim como outras aves, incluindo as aves de rapina, preferem criar seus ninhos em áreas perto da água onde o acesso a alimento seja fácil, já que o máximo que eles voam para longe de seus ninhos atinge um raio de mais ou menos 20 km de distância.
O pelicano-pardo possui o hábito de ficar empoleirado em rochas, clifes, píeres, árvores em praias, áreas portuárias e zonas úmidas, assim como passa grande parte do dia em correntezas leves no mar, sempre evitando o mar aberto.
Conheça o Comportamento e Alimentação do Pelicano-Pardo
O pelicano-pardo é uma ave mansa e muito sociável, convivendo sempre em grupos, além de sempre alçarem voos juntos. O único momento em que o pelicano-pardo passa a viver de forma mais isolada é quando o macho e a fêmea estão em processo de acasalamento, e assim que seus filhotes estão desenvolvidos o suficiente para voarem, eles voltam a conviver em grupo novamente.
O pelicano-pardo alça voos com suas asas completamente abertas e seus pescoços sempre curvados para trás, uma característica exclusiva da família dessas aves. Seus bicos grandes ficam descansando sobre seus papos, e geralmente eles voam em formato V, mas é possível observar linhas retas enquanto voam também.
O pelicano-pardo é uma ave ictiófaga, isto é, sua alimentação é piscívora, que consiste basicamente e primeiramente de carne de peixes e anfíbios, mas o pelicano-pardo pode se alimentar de inúmeros animais marinhos como todos os tipos de crustáceos acessíveis e espécies de camarões, assim como de alimentos comuns, como pães e sanduíches, muito dado a esses animais em áreas praianas ou em píeres.
Conheça os Principais Predadores e a Reprodução do Pelicano-Pardo
Os principais predadores de pelicanos-pardos são, na verdade, os predadores de seus ovos, tais como gaivotas, aves de rapina, crocodilos, urubus e outras algumas outras aves.
Em relação à sua predação na natureza, é difícil ver relatos de animais caçando pelicanos, mas já foi registrado que tubarões e baleias já caçaram os pelicanos enquanto esses predavam peixes, assim como os leões-marinhos.
É muito comum ver espécies de animais carniceiros que se satisfazem nos restos mortais do pelicano.
Outro animal que prejudica bastante a reprodução dos pelicanos-pardos são algumas espécies de formigas-vermelhas, que atacam seu ninhos e comem até mesmo os seus filhotes.
A perturbação de humanos e de pescadores é um do principais motivos pelo qual muitos pelicanos-pardos abandonam seus ninhos, deixando seus ovos a mercê de predadores.
O pelicano-pardo segue o padrão da maioria das aves, sendo monogâmicas, porém, diferentemente das outras aves, eles não criam pares para a vida toda, mas se tornam casais inseparáveis durante a época de reprodução até o nascimento dos filhotes, onde voltam para seus grupos e criam novos parceiros nos períodos de reprodução posterior.