Peixe Acará-Bandeira
Muito amigo de todos os peixes, o acará-bandeira é um peixe muito comum de aquários caseiros. Possuem uma vida longa, quase dez anos quando bem cuidados.
São comuns de temperaturas mais quentes, porém suportam suas quedas, por isso sua popularidade é tão grande e eles conquistaram os corações de apaixonados por aquários e peixes do Brasil inteiro. Seu local original é na Amazônia, onde o frio raramente aparece e as temperaturas quentes costumam ser mais estáveis.
Algumas pessoas costumam ter esses peixes para comerem, outras apenas para embelezar os aquários. Embora tenha vindo do Norte, atualmente seus maiores produtores ficam na região Sul e Sudeste.
Para os leigos em criação de peixes e aquários, eles são peixes bem adaptáveis que não precisam de cuidados muito específicos, além de conviverem pacificamente com demais peixes e crustáceos.
Características do Peixe Acará-Bandeira
São peixes de tamanho mediano, de mais ou 12 centímetros, quando adultos. Nascem através de ovos, e podem começar a ser comercializados e introduzidos com outros peixes com a partir dos 3 meses.
Durante o processo de eclosão dos ovos é interessante deixá-los em um local separado para que outros peixes não comam os ovos e não existam perigos quando filhotes. Para descobrir se o peixe é macho ou fêmea, é necessário um pouco mais de tempo a olho nu, no caso, uns 7 meses.
Por serem seres pacíficos, apenas os ovos precisam ser separados após a fase de reprodução, o macho e a fêmea podem ser mantidos no mesmo aquário. Gostam de colocar seus ovos em folhas grandes e eles são bem grudentos, como meio de não flutuarem e serem comidos.
Possuem as mais diversas cores. Os que são encontrados facilmente possuem um preço acessível de cerca de dez reais, os mais difíceis de serem encontrados custam cerca de R$ 40, mas a beleza desse peixe é tamanha que todos os apreciadores falam que compensa o investimento.
Veja abaixo alguns nomes e espécies:
- Selvagem prata com listras escuras;
- Ouro cor dourada;
- Escuro corpo inteiro preto;
- Marmorado corpo preto com manchas que lembram mármore;
- Palhaço cores claras com manchas escuras;
- Zebra listrado como o animal mamífero;
- Albino totalmente branco.
Suas nadadeiras são mais longas e o corpo achatado. No caso das fêmeas, os ductos ficam a mostra, assim como seu ventre fica maior, como se estivesse inchado. Porém, essas características só podem ser bem reconhecidas por pessoas leigas quando o peixe se aproxima de um ano.
Recomenda-se que os primeiros peixes sejam adquiridos já adultos, pois existem problemas genéticos que podem demorar a aparecer e são fatais para a vida do animal, fazendo com que mesmo com todos os cuidados necessários no aquário, ele não sobreviva por muito tempo.
Decidiu adotar um? Veja abaixo alguns cuidados para manter seu peixe acará-bandeira bem cuidado e saudável. Vamos lá!
Cuidados com o Acará-Bandeira
Primeiro passo é montar o ambiente, ou seja, o aquário onde seu peixe ficará, já que eles veem normalmente dentro de sacolas plástico e é totalmente inviável para sobrevivência do peixe durante muito tempo, além de deixa-lo triste, eles precisam de locais bem amplos e arejados para poderem nadar à vontade.
Fuja de aquários pequenos que muitos chamam de “beteiras” pois até mesmo os peixes betta que tem fama de sobreviver dentro de locais pequenos não gostam dessas pequenas caixas com água. Invista em vidros de qualidade, e aquários de pelo menos uns 30 centímetros caso opte por ter no máximo 2. No caso de mais, aquários de um metro que podem ser colocados junto de móveis planejados dando um charme para o ambiente.
Em locais, onde a temperatura pode chegar a menos de 20 graus celsius, comprar um termostato também é interessante para manter a temperatura do aquário sempre estável e no mesmo nível.
Climas muito quentes também devem ter atenções, nunca deixe seu peixe diretamente sobre a luz solar, pois pode ferver a água e cozinhar seu peixe. O ideal é manter o aquário sempre em 25 graus ou 27. Passar de 30 também pode fazer mal ao seu novo pet.
Faça limpezas frequentes em seu aquário e nunca deixe detritos ou fezes do animal por muito tempo ao fundo pois pode apodrecer a água e juntar bactérias, fungos, entre outros problemas indesejados.
Coloque um pequeno filtro para manter a água limpa e com PH normal. Nunca coloque produtos sem o conhecimento de um vendedor de pet shop ou especialista da espécie. Procure a loja mais indicada para ter mais informações sobre como retirar o cloro da água, entre outras funções para deixar a água o mais pura e cristalina o possível.
Para enfeitar e compor o aquário, pedras naturais junto com rochas e pequenas algas são as mais indicadas, o peixe acará-bandeira não precisa de muitos adornos para viver bem. Aliás, nenhum peixe, muitas informações dentro do aquário podem deixá-los estressados e fazer com que vivam com menos qualidade.
Agora falaremos sobre onde adquirir seu peixe e sua alimentação assim você fará um percurso só e voltará para casa com ambiente bem preparado, seu novo amigo e com sua alimentação pronta.
Onde Comprar o Peixe-Acará
Esse peixe é muito comum de ser encontrado, e principalmente na região Sudeste, pode ser comprado em qualquer loja de peixes e animais. Não esqueça que possui diversas cores e com preço acessível se você tiver um aquário de tamanho grande, pode levar até mesmo um cardume, pois esses peixes convivem bem em conjunto.
Como Alimentar seu Peixe-Acará
Ele é um peixe que come de tudo, desde rações, até mesmo minhocas e pequenos insetos como moscas, formigas, etc. Para manter seu peixe saudável é legal pelo menos duas vezes por semana oferecer animais vivos ou semi mortos no lugar da ração.
Pois contém mais nutrientes e pode até mesmo entreter seu animal por mais tempo por similar seu habitat de caça natural.
O peixe-acará pode viver por até 20 anos, quando bem cuidado não pega doenças facilmente, e quando pega, podem ser facilmente tratadas cuidando dele através da água que ele está em conjunto com as indicações de especialistas.