Conhecida desde a aurora dos tempos, a pêra é uma excelente fruta, disponível uma boa parte do ano. Rico em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes… Enfim, se estiver com sede, consuma pêra!
A pêra (pyrus communis e pyrus sinensis) pertence à família das rosáceas. A pereira é nativa do Oriente Médio. Acredita-se que os agricultores começaram a cultivá-la há cerca de 7.000 anos. As peras são encontradas em tabletes de argila sumérios, com 3000 anos de idade. O grego Homero fala disso como um “presente dos deuses”.
No entanto, são os romanos, como muitas vezes, que garantiram sua difusão na Europa. Naquela época, eles produziam cerca de 50 variedades, contra mais de 15.000 hoje no mundo, embora apenas uma dúzia tenha uma disseminação comercial significativa.
Pé de Pera: Raiz, Folhas, Flores, Fruto e Fotos
A pereira comum é de cabeça larga e até 13 metros de altura na maturidade. As árvores têm uma vida relativamente longa (50 a 75 anos) e podem atingir um tamanho considerável, a menos que sejam cuidadosamente treinadas e podadas. As folhas de couro arredondadas a ovais, um pouco em forma de cunha em suas bases, aparecem mais ou menos ao mesmo tempo que as flores, que têm cerca de 2,5 cm de largura e geralmente são brancas. Flores de pêra são geralmente brancas ou rosa e têm cinco pétalas e sépalas; as bases dos cinco estilos são separadas.
Os frutos de pêra são geralmente mais doces e de textura mais macia que as maçãs e distinguem-se pela presença de células duras na carne, o chamado grão, ou células de pedra. Em geral, os frutos de pêra são alongados, sendo estreitos na extremidade da haste e mais largos na extremidade oposta. As peras são geralmente propagadas por brotamento ou enxerto em um porta-enxerto, geralmente de origem pyrus communis. Na Europa, o principal porta-enxerto utilizado é o marmelo (cydonia oblonga), que produz uma árvore nanica que frutifica mais cedo do que a maioria das árvores em porta-enxertos de pêra.
A pêra comum é provavelmente de origem européia e tem sido cultivada desde os tempos antigos. A pêra foi introduzida no Novo Mundo pelos europeus assim que as colônias foram estabelecidas. Os primeiros missionários espanhóis levaram as frutas para o México e a Califórnia.
Como outros membros da família das rosas, as espécies de pyrus são geralmente suscetíveis a fogo bacteriano, antracnose, cancro e oídio. Algumas espécies, especialmente a pera callery e suas cultivares, são espécies invasoras e escapam facilmente ao cultivo em áreas fora de sua distribuição natural.
Pé de Pera: Como Cuidar
As peras são frutas que podem continuar a amadurecer após a colheita quando colocadas à temperatura ambiente. Daí o interesse de comprá-las em diferentes estágios de maturação, para poder consumi-las como e quando necessário. Se as peras de verão são suaves e sombreadas com amarelo, é diferente para as peras de outono e inverno. Esses frutos precisam, para amadurecer, de um período de frio que elas não podem resistir na árvore. Nossos avós sabiam disso ao colhê-las ainda levemente verdes e as deixarem amadurecer melhor em uma fruteira ou adega.
Você também pode ficar com essas frutas veranistas alguns dias na geladeira, na gaveta de vegetais, mas será necessário pensar em deixá-las uma hora sem refrigeração antes de consumi-las, para que elas reencontrem todas as suas qualidades de sabor.
Pé de Pera: Cultivo
A pereira é uma excelente árvore de fruta que é adequada para todos os jardins, pequenos ou grandes, e também pode ser cultivada em uma varanda. Mas as diferentes variedades têm exigências diferentes em relação ao clima e à natureza do solo. Como fazer a escolha certa? Existem muitas variedades, criadas por enxertia desde os tempos romanos.
A melhor garantia de adaptar uma variedade ao seu clima é que uma árvore está presente no pomar do vizinho! Trégua de piada, se você se deparar com o prazer das caminhadas uma variedade regularmente presente em sua região, será a melhor garantia possível de sua boa adaptação às suas condições climáticas.
A pereira goza de um solo argiloso fresco, fértil, profundo e bem drenado. Evite solos arenosos: a pereira é menos tolerante que a macieira na seca. Seu cultivo também é difícil no solo que é muito ácido ou muito calcário. Neste último caso, é imperativo escolher um porta-enxerto adaptado à natureza do solo. As pereiras são árvores obrigatoriamente enxertadas, para propagar fielmente cada variedade. Este último é dado pelo enxerto, mas é importante conhecer o porta-enxerto, o que resultará na força da árvore e sua adaptação à sua terra.
Isso permitirá que você encontre variedades originais, não encontradas no comércio, mas muitas vezes as mais saborosas. Com a satisfação de fazer um gesto pela biodiversidade. A pereira (pyrus communis) é uma das árvores de fruto mais cultivadas. Adapta-se a todos os climas, mas levanta muitas questões …
Dicas de Cultivo
Escolha uma árvore existente com um galho arejado que facilite a manutenção e a colheita. Escolha variedades adaptadas à sua área. Peça conselhos ao seu viveirista. Em geral, as pereiras precisam de pólen de outra variedade para crescer. Nas proximidades de sua árvore (raio de cerca de cinquenta metros) é necessária a presença de outra pereira compatível.
A pereira goza de um solo argiloso fresco, fértil, profundo e bem drenado. Evite solos calcários ou arenosos. Dê-lhe uma exposição clara e ensolarada e protegida dos ventos predominantes. Ao plantar, certifique-se de que o ponto de enxerto (grânulo na base do tronco) esteja logo acima do solo. Preencha com o solo fino. Tampe levemente com o ancinho. A terra deve permanecer arejada. Forme uma tigela (um pedaço de terra ao redor do tronco) para facilitar a rega no futuro. Termine com uma rega generosa, mesmo que chova.
Uma a duas semanas mais tarde, quando o solo se estabilizou um pouco, prenda o tronco ao guardião com laços especiais que não machucam a casca. Palha durante o verão para manter o solo fresco e limpo de ervas daninhas. Na primavera, traga um punhado de fertilizante “especial de frutas”. No outono, enterre o adubo ou adubo maduro ao pé da árvore com uma leve arranhadura. Quando a fruta é do tamanho de uma noz, mantenha apenas uma ou duas frutas por cacho.