Muitos animais que existem hoje estão muito mais próximos dos seres humanos do que antigamente.
Isso ocorre, principalmente, porque a cada ano que passa, nos aproximamos mais e mais do habitat natural dos animais.
Casas, prédios, empresas, indústrias, parques, entre outros, estão sendo construídos cada vez mais perto de florestas, montanhas e outros.
Então, isso faz com que os animais comecem a perder o espaço que antes estava disponível apenas para eles.
Muitos animais que vemos no nosso cotidiano estão presentes nos parques, rios e lagoas que existem nas cidades.
Um ótimo exemplo são os patos que há milhares de anos estão presentes nos parques mais belos e conhecidos da cidade.
No entanto, isso causa muitos problemas e consequências, principalmente quando se trata dos patos selvagens, ou seja, aqueles que estão acostumados a viver na natureza.
E para que você entenda um pouco melhor sobre isso, hoje iremos falar tudo sobre o pato selvagem de cabeça branca.
Você vai aprender quais são as suas características, onde ele vive, o que come e como se comporta.
Acompanhe essa leitura e se torne um craque quando o assunto for o pato selvagem de cabeça branca!
Características
O pato selvagem de cabeça branca é conhecido também como pato-do-mato ou apenas pato-selvagem.
Entre o macho e a fêmea, o primeiro tem um tamanho muito maior, sendo que pode chegar a ter o dobro de tamanho de uma fêmea ou de patos mais jovens.
Quando o pato selvagem de cabeça branca voa junto com os outros patos, é possível diferenciar de forma muito fácil os machos e as fêmeas.
Normalmente, o pato selvagem branco possui um comprimento de cerca de 85 centímetros, e a sua envergadura pode chegar até 120 centímetros.
O peso entre os machos é de cerca de 2,2 quilos, enquanto que as fêmeas pesam em média cerca de 1,1 quilo.
A principal diferença entre o pato doméstico e o pato selvagem de cabeça branca é que o último possui uma plumagem totalmente preta em seu corpo, e apenas a sua cabeça apresenta uma coloração branca.
O pato selvagem de cabeça branca é capaz de voar pequenas distâncias, como para árvores, para troncos e também na água.
A alimentação do pato selvagem de cabeça branca é constituída em raízes, répteis, insetos, algumas plantas aquáticas, centopeias, entre outros.
Se alimentam também utilizando seu bico para extrair de buracos feitos na terra invertebrados do meio aquático.
Habitat
O pato selvagem de cabeça branca é uma espécie que é totalmente nativa do Brasil, então é possível encontrar ele em diversas regiões em nosso país.
A sua ocorrência também foi registrada em outros locais da América, como, por exemplo, no país do México.
É muito comum que seja visto o pato selvagem de cabeça branca em toda a América do Sul, desde os Pampas até o Rio Grande do Sul.
Com um comportamento principalmente selvagem, o pato selvagem de cabeça branca pode ser criado também como um animal de corte, dependendo do país onde está inserido.
No Brasil, entretanto, o pato selvagem de cabeça branca está bem protegido, pois há leis muito específicas sobre ele.
O pato selvagem de cabeça branca foi domesticado há muito tempo atrás por alguns índios da América do Sul, e a sua carne é utilizada para o preparo de muitos pratos.
Um dos pratos mais famosos feitos no Brasil é o pato no tucupi, muito comum no Pará, e também entre as tribos indígenas.
Em alguns locais, como parques, o pato selvagem de cabeça branca também pode ser visto nadando nos rios e lagoas.
Reprodução
O pato selvagem de cabeça branca costuma procurar o parceiro ou então a parceira durante a estação do inverno.
Para atrair as fêmeas, os machos utilizam suas patas com bastante plumagem ou ainda as suas penas que podem ser coloridas.
Enquanto isso, as patas levam o escolhido para o local de reprodução assim que começa a primavera.
No criadouro, a fêmea é incubada, e então um ninho com grama ou junco é feito. Em alguns casos, elas também utilizam o oco de alguma árvore.
Durante esse período, quem protege o território é o pato selvagem de cabeça branca macho, e ele costuma afugentar outros casais que se aproximam.
Após cerca de 29 dias, os filhotes do pato selvagem de cabeça branca nascem, e a pata fica ninho para proteger os filhotes dos possíveis predadores.
Os principais predadores dos filhotes de pato selvagem de cabeça branca são animais como falcões, guaxinim, cobras e alguns peixes.
A boa notícia é que o filhote de pato selvagem de cabeça branca consegue aprender a voar em torno de 5 ou 8 semanas, e dessa forma conseguem escapar dos predadores com muito mais facilidade.
Quando o pato selvagem de cabeça branca aprende a voar, ele se junta aos outros patos nos lagos e começam o seu processo de invernar.
Estado de Conservação
O estado de conservação do pato selvagem de cabeça branca é pouco preocupante e isso é devido principalmente ao fato de que ele foi muito domesticado.
Há também um outro fator que explica a grande quantidade de pato selvagem de cabeça branca atualmente distribuídos pelo mundo.
No Brasil, por exemplo, e em outros países, o pato selvagem de cabeça branca possui leis específicas que o protegem.
Durante o século XVI, também, o pato selvagem de cabeça branca foi enviado para a Europa onde passou por um processo para ser domesticado e chegar a forma do pato comum, todo branco, que existe hoje.
Os padres jesuítas, de Portugal, quando chegaram ao Brasil há muitos anos atrás, achavam que o pato selvagem de cabeça branca era caçado pelos indígenas.
No entanto, foi descoberto que o pato selvagem de cabeça branca era na verdade criado e domesticado pelas tribos indígenas.
Isso faz com que o pato selvagem de cabeça branca viva por muito mais tempo, consiga reproduzir e gerar mais espécies.
E então o que você achou do conteúdo? Você já viu um pato selvagem de cabeça branca na natureza ou em algum parque? Conta para a gente nos comentários a sua experiência com esse animal.