Home / Animais / Pato-Selvagem: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Pato-Selvagem: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O pato-selvagem (Cairina moschata) é também conhecido como pato-do-mato, e esses nomes são exclusivos devido ao modo de vida selvagem dos mesmos.

O pato-selvagem dificilmente consegue ser domesticado, e o mesmo se difere bastante do pato-doméstico devido ao seu tamanho à sua coloração negra.

No Brasil, o pato-selvagem é bastante comum, estando presente em todos os Estados brasileiros, do norte ao sul, com mais ênfase na região Central do País.

No entanto, esse animal tem origem Asiática, por isso também está presente em toda a Eurásia, África, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, América Central e América do Norte.

O pato-selvagem também apresenta dimorfismo sexual, já que os machos são muito maiores do que as fêmeas, onde o macho pode chegar a medir cerca de 75 centímetros enquanto a fêmea mede cerca de 30 centímetros.

O pato-selvagem no Brasil também é conhecido como pato-preto, mas é importante ressaltar que o pato-selvagem também existe na coloração branca, mas é mais comum que esses vivam fora do Brasil.

Outra característica observável no pato-selvagem é seu bico, que combina com a cor do focinho do mesmo, sendo na maioria das vezes na cor vermelha, mas podem ser também na cor laranja e amarelo-escuro, rosado ou preto.

Principais Características do Pato-Selvagem

Uma característica importante do pato-selvagem, é o fato de existir uma espécie domesticada chamada pato-crioulo (Cairina moschata domestica), principalmente no México, de onde são nativos.

A diferença que os patos-selvagens-domesticados apresentam é a coloração dos mesmos, que variam entre o preto, branco, cinza e almiscarado.

Diferentemente de outros patos, o pato-selvagem apresenta pequenas garras em suas patas, o que os torna mais selvagens que os outros e ressaltando as características de seu nome.

O pato-selvagem também possui uma crista que é vermelha, mas nos exemplares domesticados a crista pode variar de coloração.

Cairina moschata

A origem do pato-selvagem ainda não é clara, já que várias teorias sugerem que seu País de origem tenha a ver com a sua nomenclatura.

Por exemplo, o nome Cairina tem relação com a cidade do Cairo, no Egito, enquanto que moschatus significa almiscarado, mas em inglês o nome do pato é Muscovy Duck, e especialistas acreditam que Muscovy é um região próxima a Moscow, na Rússia.

Sabe-se que o pato-selvagem não é de origem russa, por isso ligam o nome Muscovy a uma companhia portuguesa de navegação “muscovy company” que podem ter sido os responsáveis por trazer o pato-selvagem para outros continentes.

Nome e Classificação Científica do Pato-Selvagem:

  • Nome Comum: pato-selvagem, pato-do-mato, pato-preto
  • Nome Científico: Cairina moschata
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Anseriformes
  • Família: Anatidae
  • Gênero: Cairina
  • Distribuição Geográfica: Todos os Continentes, exceto a Antártida
  • Estado de Preservação: LC (Pouco Preocupante)

Habitat do Pato-Selvagem

O pato-selvagem não é uma ave migratória, por isso eles habitam locais diferente, onde alguns exemplares se adequam a locais que outros não conseguem.

O ambiente principal do pato-selvagem é local úmido e com a presença de córregos, rios e lagos.

Podem ser observados pastando em gramados e regiões próximas aos lagos, onde passam todo o dia, especialmente próximo à água.

A alimentação do pato selvagem consiste no que os mesmos encontram nesses ambientes, principalmente naquilo que aparece nas águas rasas na beira dos lagos.

Grupos de patos-selvagens podem ser observados o dia inteiro procurando por pequenos insetos, assim como pequenos peixes.

O pato-selvagem também se alimenta de pequenos anfíbios, répteis e crustáceos.

O pato-selvagem é o típico representante dos patos de comportamento selvagem, já que é possível observar constantemente os machos brigando.

Machos brigam por comida, território e fêmeas, além de serem agressivos até mesmo com filhotes para roubar a comida dos mesmos.

Reprodução do Pato-Selvagem

Em relação à reprodução do pato-selvagem, nota-se que eles não são monogâmicos como muitas outras aves.

O macho e a fêmea pode copular tanto na água quanto na terra. Além disso, quando estão na água, a fêmea pode ficar submersa por muito tempo e acabar até mesmo se afogando.

Normalmente, a fêmea deposita cerca de 15 ovos por ninhada, em um local específico para formar seu ninho, que na maioria das vezes é dentro de troncos ocos.

A fêmea incuba seus ovos por 35 dias, e como o macho não está mais presente, a mesma deixa os ovos sozinhos por alguns minutos e até mesmo algumas horas para poder comer e tomar água.

Os filhotes seguem a mãe até quase o segundo mês de vida, quando suas penas já cresceram o suficiente para que possam se aquecer por conta própria.

Antes disso, todos se aninham à mãe para não morrerem de frio.

Às vezes, quando um macho fica ao lado da fêmea, o mesmo providencia comida para a fêmea e também protege os ovos de predadores, como cobras, macacos e outros animais que comem ovos.

Informações Gerais Sobre o Pato-Selvagem

O pato-selvagem é o pato mais agressivo de todas as espécies de patos que existem.

Eles costumam brigar até provocar sérios ferimentos e até mesmo a morte de outros. Isso exclusivamente entre os machos. As fêmeas são mais calmas.

Os machos são capazes de matar filhotes de outro macho que teve seu território conquistado, assim como acontece com os grandes felinos da natureza.

A crista presente no rosto do pato-selvagem pode ser vermelha ou negra.

Os patos-domésticos que são mais calmos já apresentam comportamentos agitados na presença de estranhos e de animais.

Pato-Selvagem

No caso dos patos-selvagens, os mesmos podem atacar e ferir outros animais e até mesmo pessoas, por isso é importante tomar cuidado com os mesmos.

Em alguns locais, a carne de pato-selvagem é muito apreciada. No Brasil, no Ceará, é comum ter a carne de pato-selvagem no cardápio dos habitantes e dos restaurante da região.

Conheça mais sobre patos acessando outros artigos em nosso site:

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *