O pato real (Anas platyrhynchos) habita áreas subtropicais e temperadas na Ásia, América do Norte e Europa, é uma ave anseriforme e possui dimorfismo sexual.
Com relação aos atuais patos domésticos, o pato real é considerado o antecessor direto deles. Fique por aqui e saiba mais sobre o Pato real: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos
Conhecido como mallard duck em inglês, o pato real (Anas platyrhynchos) possui uma aparência conhecida e muito familiar. Os exemplares machos da espécie apresentam uma faixa branca envolta do pescoço, a cabeça verde e o bico amarelo.
O pato real conta com uma grande distribuição geográfica, podendo ser encontrado em quase todos os cantos do mundo.
O macho apresenta cores mais vivas do que a fêmea, o que é considerado um dimorfismo sexual. As fêmeas, diferente da famosa cabeça verde com a faixa branca no pescoço e corpo acinzentado, apresentam uma coloração castanha. Porém, também contam com penas azuis dispostas em faixas nas duas asas, assim como os machos.
Além disso, o pato real pesa cerca de 1,5 kg e pode chegar aos 65 centímetros de comprimento – em média.
Podem ser observados em grupo enquanto nadam na água buscando seu alimento. Preferem procurar seu alimento na superfície da água, já que raramente mergulham. São aves bem sociáveis.
A alimentação do pato real inclui uma variedade de plantas e também anfíbios, invertebrados e peixes. Ainda, costumam ir para terra para se alimentarem de sementes e plantas.
Algumas espécies de aves como falcões, corvos e corujas, cães, raposas-vermelhas, doninhas, felinos, gambás e guaxinins são os principais predadores do pato real e dos seus filhotes e ovos.
Os patos reais migram para as regiões norte durante o verão em pares para a época de acasalamento. Ao chegarem, costumam cavidades protegidas ou ninhos no chão. A fêmea costuma colocar cerca de 12 ovos, que serão incubados durante quase 30 dias.
Durante o período de incubação, os machos costumam ser territoriais, porém, ao final dessa fase eles se juntam ao bando de outros machos e abandonam os ninhos.
Para fugir do inverno, eles migram para o sul, tudo deve ficar pronto para esse período.
A única ameaça quanto ao pato real é a hibridização com outras espécies. A maior parte das sub-espécies não é ameaçada de extinção, já que apresenta populações estáveis com boa distribuição geográfica.
Nome e Classificação Científica do Pato Real
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Anseriformes
- Família: Anatidae
- Gênero: Anas
- Espécie: A. platyrhynchos
- Nome binomial: Anas platyrhynchos
Habitat e Distribuição Geográfica do Pato Real
O pato real pode ser encontrado na Austrália e também em nas águas doces da América do Norte, Ásia e Europa. Também habita locais com água salgada ou salobra, como os pântanos, mas prefere lagos calmos e rasos.
Os patos reais podem desequilibrar o ecossistema devido a introdução humana da espécie em diferente regiões. Por isso, é considerado uma espécie invasiva.
O pato real é amplamente disperso nos dois hemisférios. Distribui-se península Coreana, Japão, Nova Zelândia e Austrália até a Islândia e sul da Gronelândia, além do Marrocos até à Escandinávia. Na América do Norte é encontrado no Havaí; na Eurásia e também no sul e centro do Alasca até ao México. Também neste continente visita de forma regular as regiões centro-americanas e caribenhas entre setembro a maio. É uma espécie de alto índice migratório nas regiões setentrionais nas quais ocupa, migrando para destinos ao sul.
Desde as regiões tropicais até a tundra ártica, o pato real é distribuído por grande variedade de climas e habitat. É possível encontrar ele em estuários, parques, lagos, pequenas lagoas, lagos e rios, quando se trata de água doce, e também em zonas de mar aberto que sejam visíveis da costa, quando falamos da água salgada. Evita áreas de maior profundidade e prefere áreas com vegetação aquática de profundidades inferiores a 1 metro.
Curiosidades Sobre os Patos em Geral
Agora que já sabemos praticamente tudo sobre o Pato real, como Características, Nome Científico e Habitat, vamos a algumas curiosidades sobre os patos em geral!
1 – Família: os patos fazem parte da família Anatidae. Tal família inclui também os cisnes e os gansos e as espécies estão distribuídas pelo mundo, de acordo com o clima e o habita, por exemplo. Mas, algumas espécies, como o Pato Real, se encontram no mundo inteiro!
2 – As penas: todos os patos, sem exceção, possuem o corpo coberto por penas. Estas penas são extremamente resistentes à água e possuem glândulas oleosas – é por isso que, mesmo parados sob as águas, os patos não afundam, já que o óleo não se mistura com água, permanecendo na superfície.
3 – Precoces: sim! Os patos são animais precoces. Ou seja, com poucas horas de vida, os filhotes já deixam os ninhos. Com poucos dias de vida, já são capazes de nadar sozinhos.
4 – Protetores: os patos machos são bastante protetores. No inverno, por exemplo, onde o perigo de predadores é maior, as suas penas engrossam e se tornam mais abundantes.
5 – Poligâmicos: a maior parte das espécies de patos é poligâmico. Os machos ajudam as fêmeas com os pequenos patinhos. No entanto, após os filhotes serem independentes, os patos procuram novos parceiros.
6 – Mães valentes: assim como a maioria das aves, as fêmeas do pato são valentes e fazem de tudo para proteger a ninhada. São capazes de correr perigo para proteger os pequenos e para buscar alimentos.
7 – Comilões: os patos são onívoros e não são exigentes na hora de comer. Comem folhas, gramas, flores, sementes, frutas e até resíduos que nem são comestíveis.
8 – Bico: os bicos dos patos não têm o formato característico à toa. A extremidade arredondada ajuda a retirar comida de água e lama, ainda conseguem pescar pequenos insetos e crustáceos da água.
9 – Quack? Na verdade, esse som atribuído aos patos é simbólico. Nem todas as espécies emitem esse som. Além disso, há espécies de patos que são praticamente “mudas”…
10 – Domésticos: calcula-se que existam cerva de 40 espécies de patos domésticos. Entre eles, o Pato Real, o Pato de Pequim e até mesmo o Ganso – embora este último seja um tanto agressivo.