As aves possuem um modo de vida muito próprio, que por vezes se torna quase incompreensível para as pessoas ao redor. Assim, a comparação entre aves e mamíferos sequer deve ser realizada, já que o modo de vida desses animais é extremamente diferente.
Contudo, quando se trata daquelas aves mais próximas das pessoas, essa história costuma ser um pouco diferente. Como é o caso dos patos, aves muitas vezes criadas livres em sítios ou fazendas, servindo como animais domésticos e compartilhando o espaço do lar até mesmo com os mamíferos.
Assim, os patos estão quase em um patamar único quando se trata das aves. Todavia, muitas pessoas tendem a pensar que não existem subfamílias no mundo dos patos, como se todos fossem iguais em todos os sentidos. A grande verdade é que isso não acontece, como bem mostra o pato-ferrão.
Esse tipo de pato é de uma subfamília diferente em relação àquele pato branco mais conhecido por parte das pessoas, sendo uma espécie comum em parte muito considerável do continente africano, sobretudo nos países da chamada África subsaariana. Logo, se você quer conhecer mais a respeito do pato-ferrão, entendendo o modo de vida desse animal, veja tudo sobre a ave abaixo.
Características do Pato-Ferrão
O pato-ferrão é um tipo de pato bastante comum na África, possuindo certas distinções quando comparado ao pato criado em sítios e fazendas do Brasil. Grande parte dos detalhes do animal são únicos, já que o pato-ferrão pertence a uma subfamília em que é o único componente. Portanto, não há outros tipos animais tão próximos desse tipo de pato quando se trata de ligação biológica, o que torna tudo ainda mais interessante para a análise do animal.
O pato-ferrão é tido como a maior ave aquática de todo o continente africano, com o animal podendo chegar aos 7 quilos. Na realidade, em muitas das vezes em que tenta levantar voo, o pato-ferrão sofre com o seu peso e pode demonstrar alguma dificuldade. Esse animal gosta das áreas mais úmidas do continente, onde se mostra capaz de encontrar planícies inundadas ou lagos muito tranquilos, os ambientes maias desejados pela espécie.
Assim, esse tipo de pato-ferrão se mostra bastante comum, portanto, nas florestas equatoriais da África, onde o nível de umidade é muito alto e as chuvas acontecem praticamente todos os dias. Vale citar ainda que esse é considerado o maior pato selvagem de todo o mundo, ainda que seja possível criar o pato-ferrão em cativeiro, desde que sejam oferecidas as condições adequadas ao desenvolvimento do animal.
Mais Informações e Nome Científico do Pato-Ferrão
O pato-ferrão atende ainda pelo nome científico de Plectropterus gambensis. Esse animal, por mais incrível que possa parecer, se encontra em excelente estado de conservação e, assim, está muito longe da extinção.
Isso acontece por conta de muitas campanhas de conscientização que acontecem em locais onde o pato-ferrão se mostra mais comum, com o animal sendo um símbolo do continente africano. Todavia, há relação ainda com o fato de o pato-ferrão viver em áreas mais afastadas das pessoas, em geral nos lagos ou áreas inundadas mais distantes.
Assim, o contato acaba por ser menor e, com isso, a espécie consegue preservar a sua vida. Vale ressaltar ainda que os machos da espécie são muito maiores do que as fêmeas, algo também comum em outras espécies animais. O pato-ferrão pode ser domesticado, como já explicado, desde que o animal tenha as condições de desenvolvimento respeitadas.
Todavia, essa espécie de pato se mostra muito agressiva, podendo usar a sua asa para atacar as pessoas ou outros animais. Portanto, se você deseja ter um exemplar do pato-ferrão em sua casa, é interessante que foque mais nos filhotes, que se acostumarão mais facilmente ao modo de vida.
Alimentação e Ninho do Pato-Ferrão
O pato-ferrão se mostra um animal muito grande, podendo chegar aos 7 quilos e, fora isso, aos 2 metros de envergadura quando com as asas abertas. Para sustentar todo o corpo, o animal precisa ser alimentado de maneira adequada, correspondente ao seu tamanho.
Isso faz com que a espécie coma bastante, em geral se alimentando de vegetais ao longo do dia, como plantas, frutos e até mesmo flores. O nível de precisão desse tipo de pato para localizar as plantas venenosas é muito alto, sendo que o animal se afasta rapidamente dessas culturas. Contudo, alguns peixes e muitos tipos diferentes de insetos também podem compor a alimentação do pato-ferrão.
Já quanto aos fatores de reprodução, o pato-ferrão costuma construir os seus ninhos em áreas com menos vegetação, podendo fazer esse ninho até mesmo em cavernas e espaços rochosos. O animal também usa os ninhos de outros animais, já abandonados, com alguma frequência. Isso acontece pelo fato de o pato-ferrão não ser um ótimo construtor de ninhos, já que o animal não possui grandes habilidades nesse sentido.
Habitat e Modo de Vida do Pato-Ferrão
O pato-ferrão costuma viver nas áreas mais úmidas de todo o mundo, buscando as partes isoladas e inundas para construir os seus ninhos. Dessa forma, os ninhos não costumam estar há mais de 500 metros de distância. Isso porque esse animal sente grande necessidade de estar perto da água, pois a sua ingestão de água é frequente ao longo do dia.
A espécie é muito comum na África subsaariana, onde o nível de umidade é muito maior e, dessa forma, o ambiente se mostra muito mais tranquilo para o crescimento desse tipo de ave. Em relação ao modo de vida, o pato-ferrão costuma ter uma rotina tranquila, já que quase não caça animais e, no máximo, busca por insetos ou peixes para a sua alimentação. Dessa maneira, o pato em questão só se mostra mais agitado na presença de predadores, como tigres ou alguns outros animais carnívoros.
Já a relação com as pessoas não é ruim, ainda que o animal muitas vezes veja o ser humano como um perigo, mostrando que pode ser também muito agressivo quando deseja. De qualquer forma, o certo mesmo é que o pato-ferrão é uma das espécies mais belas e únicas de todo o mundo, merecendo grande destaque.