Home / Animais / Pato de Alabio: Características, Nome Cientifico e Habitat

Pato de Alabio: Características, Nome Cientifico e Habitat

O pato de Alabio, cujo nome científico é Anas platyrhynchos, é uma raça originária da Indonésia. Também é conhecido localmente como Itik Alabio. O pato de Alabio é considerado o resultado do cruzamento entre patos locais indonésios e pato de Pequim. A raça foi nomeada Alabio por Saleh Puspo, e o subdistrito em que foram criados é conhecido como Alabio.

Características do Pato de Alabio

Os patos de Alabio são geralmente de cor marrom com manchas brancas e um padrão de linha ao redor dos olhos. O pato selvagem e os patos de Alabio são de cores diferentes. Os patos de Alabio têm uma cabeça marrom clara e os patos selvagens têm uma cabeça com cor azul ou verde brilhante. Houve vários cruzamentos de pato Alabio, o que muda a produtividade, a cor da haste, o bico e as penas dos patos Alabio originais. O pato original de Alabio tem penas creme. E o bico e a haste são de um amarelo escuro, amarelo claro ou laranja. Em média, Alabio pesa cerca de 1,8 a 2,0 kg enquanto patos selvagens pesam cerca de 1,6 a 1,8 kg.

O pato Alabio foi criado principalmente como uma raça de pato . Mas agora eles também estão sendo criados para a produção de carne, pois produzem carne saborosa. Hoje a raça está sendo criada como uma raça de pato de dupla finalidade.

O pato Alabio é uma raça de utilidade e adequado para produção de carne e ovos. Eles se dão muito bem em confinamento, mas exigem boas acomodações e instalações com muito espaço para obter melhores resultados. Como a maioria dos outros patos, os patos de Alabio também adoram nadar. Portanto, é necessária uma quantidade suficiente de água limpa.

São pássaros muito fortes e de vida longa. A vida útil média do pato Alabio é de cerca de 8 anos, mas pode viver até 12 anos, dependendo da raça. Os patos de Alabio são muito protetores e guardam seu ninho perseguindo outros patos. Os patos de Alabio são excelentes podem colocar até 200 ovos por ano. Depois de colocar de 5 a 8 ovos, um pato começará a sentar sobre seus ovos para mantê-los aquecidos, para que possam ser chocados em filhotes.

Os Patos Domésticos

Existem duas espécies de pato doméstico, o pato comum, domesticado do pato selvagem  (Anas platyrhynchos) e o pato de Moscovo (Cairina moschata). Ambos são membros dos Anatinae. Nas duas espécies, o mesmo binômio científico é usado para as formas doméstica e selvagem. Os criadores  às vezes cruzam as duas espécies, mas seus filhotes são inférteis. Ambas as espécies de pato doméstico produzem ovos e  carne e ambas são valiosas em fazendas e pequenas propriedades para reduzir pragas.

Os patos foram domesticados várias vezes por humanos, talvez  começando há cerca de 4.000 anos atrás no Egito, mas datando de cerca do ano 500 antes de Cristo, na China. A seleção por humanos deu origem a uma variedade de fenótipos diferentes, com raças que diferem mais obviamente em tamanho e cor. Uma das mais impressionantes é a raça de pato de Pequim, com suas penas brancas, tamanho muito grande em relação ao pato-real ancestral e excelente taxa de produção de ovos.

Os patos domesticados requerem menos cuidados iniciais do que as galinhas, são suscetíveis a menos doenças e também desenvolvem para o tamanho do abate mais cedo. Além disso – além de fornecer carne suculenta para a sua mesa – produzem ovos que são mais nutritivos do que os ovos de galinha. Além disso, os patos colhem a maior parte de sua própria comida, fazem maravilhas pelo controle de insetos e ervas daninhas, dão quilos de penas para travesseiros e edredons. E se você quer companhia, eles se tornam animais de estimação dedicados que podem viver até 20 anos.

Raças de Patos

A maioria dos aproximadamente 10 milhões de patos criados comercialmente nos EUA a cada ano são patos de Pequim. Essas aves grandes – que atingem um peso de sete quilos deliciosos em oito curtas semanas – são criadores fracos, mas produtoras justas de ovos. No entanto, por causa de suas disposições nervosas, patos de Pequim  exigem um ambiente calmo para atingir a máxima produção de ovos;

Outra grande variedade branca, a Aylesbury, é o pato mais popular da Inglaterra. Embora os pássaros desta raça produzam poucos ovos e raramente demonstrem interesse em criar, eles são muito saborosos e um pouco menos nervosos do que os patos de Pequim;

Pato-de-Crista-Real
Pato-de-Crista-Real

O Pato-de-crista-real, com seu topete chique, é um bom produtor de ovos e cresce rapidamente;

Os patos Khaki Campbells  produzem ovos com sabor muito delicado e agradável;

O pato corredor indiano (Indian Runner) também é um bom produtor, eles geralmente podem  pôr um ovo por dia durante todo o ano . No entanto, às oito a dez semanas – a idade mais tenra para o abate – os membros dessas espécies apresentam pouca carne.

Rouens são patos coloridos, calmos e dóceis; Cayugas é uma raça de patos resistentes de origem americana;  O pato sueco azul (Swedish Blues) é uma raça extremamente resistente; Buff Orpington é uma boa raça de uso geral;

Swedish Blues e Outros Patos
Swedish Blues e Outros Patos

 

Todas estas variedades de patos foram desenvolvidas a partir do pato selvagem, mas o pato-almiscarado é uma raça completamente diferente. Quase do tamanho de um ganso, esse pássaro da América do Sul e da América Central – domesticado desde a época dos incas – é enfeitado com plumagem de branco, azul, chocolate, lustre ou prata.

A Moscóvia é uma ótima forrageira, e um pássaro pode rapidamente libertar um grande jardim de caracóis e lesmas. É também uma das melhores aves aquáticas que um criador de patos pode escolher. De fato, uma única fêmea pode chocar e criar de 25 a 30 patinhos por ano.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *