A ave conhecida como Pato-corredor faz parte da família anatídeos e ganha outros nomes em outros lugares, como, por exemplo:
- Roncador
- Marrecão
- Ganso de Orinoco
- Marrecão do banhado
Outro nome curioso desse animal é wa na na – nome esse dado pelos ídios Kamaiurá que antigamente viviam no Mato Grosso, um dos estados do Brasil. O pato-corredor, tem parentesco próximo aos cisnes e ganso e o único exemplar ainda vivo da espécie do pato-corredor é o Neochen.
Curioso? Então, nos acompanhe e saiba mais sobre o Pato-corredor: Características, Nome Científico e Habitat!
Características Gerais do Pato-corredor
Esta ave tem de 61 a 76 cm de altura, seus flancos apresentam cor castanha, sua cabeça como também seu peito é de coloração cinza-amarelada. Já o seu manto e asas são de cores escuras e com uma mancha branca singular na asa, o chamdo espéculo.
Seu lindo bico é tem as cores rosa e preto. Entre macho e fêmea não há distinção em relação às penas. Sendo que a única diferença é que a fêmea é menor que o macho.
As penas do Pato-corredor, quando jovem, são muito parecidas com a dos adultos, o que prejudica na identificação da idade do animal.
Gosta muito de ficar no chão, sendo um animal que vive empoleirado nas árvores e dificilmente é visto dando um mergulho no rio. Ao contrário dos gansos e cisnes que adoram a água.
Os pato-corredores costumam ficar nas margens de lagoas ou rios sendo um ágil e veloz pato se comparado a outros patos. Seu vôo é semelhante ao de um ganso.
Nome Científico do Pato-Corredor
O nome científico do pato-corredor vem do greo neos, que significa novo e khen de ganso, devido ao seu vôo ser semelhante ao do animal em questão. E também do latim iuba, iubatus que significa crista, ele tem uma crista, o que forma o nome “Novo Gans com crista”.
Já a classificação científica oficial dessa ave é:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Anseriformes
- Família: Anatidae
- Gênero: Neochen
- Espécie: N. jubata
- Nome Binomial: Neochen jubata
Habitat Natural do Pato-corredor
O pato-corredor adota como seu lar praias amplas, abertas, rios com muitas pedras em regiões mais quentes. Também é encontrado em locais chamados de ribeirinhos de rios e espaços amplos e abertos em vegetação de espécie savana salgada.
É observado na Amazônia e região central do Brasil. Outro local onde o pato-corredor é encontrado seria no leste da Cordilheira dos antes que vai desde o norte da América do Sul e terminando no norte da linda Argentina.
Mas, ele limita-se a América do Sul que seria nos seguintes países:
- Venezuela
- Colômbia
- Equador
- Guiana
- Suriname
- Guiana Francesa
- Extremo leste do Peru
- Bolívia
- Região oeste do Paraguai
- Noroeste da Argentina
- Algumas regiões da Amazônia no Brasil
Recentemente, ele é encontrado no médio curso do rio Juruá, que fica no estado brasileiro Amazonas, sendo encontrado em grande quantidade nessa área apesar de estar sempre em maior número no norte da Bolívia e na Ilha do Bananal na região centro-oeste do Brasil.
Dificilmente é encontrado ao percorrer a costa das regiões nordeste, sudeste como também no sul do Brasil. Geralmente é visto em praias mais arenosas e em rio de médio a grande porte com uma mata grandiosa.
Outro local onde o pato-corredor gosta de morar é savanas alagadas e grandes banhados de água doce.
Hábitos de Alimentação do Pato-corredor
O Pato-corredor é bem diversificado em sua dieta consumindo insetos, diversos moluscos, vermes e as partes tenras de muitos vegetais. Ele costuma “pastar” no solo para encontrar seus alimentos, ou seja, forrageando a terra.
Hábitos de Reprodução do Pato-corredor
Esta ave tem personalidade territorial no período de acasalamento, fazendo seus respectivos ninhos em árvores ocas. No caso de não encontrar, constrói no chão mesmo.
O ninho é feito de penas que ele retira do seu peito. A fêmea bota de 6 a 10 ovos que medem em tono de 60 a 42 mm com coloração creme com característica lustrosa e a incubação dura 30 dias.
O ritual do acasalamento tem danças e contorções do macho e fêmea que se movem em pequenos passos, enrijecendo e esticando o pescoço em alguns momentos. O macho bate as asas com bastante vigor em frente a fêmea escolhida. Nesse período, são travados combates entre machos.
Tem um assovio absurdamente alto e a vocalização da fêmea é semelhante a de um ganso egípcio. O macho tem por costume ficar muito ereto durante o cortejo sendo que pode até desequilibrar e cair devido a essa condição durante sua exibição.
Estado de Preservação e de Conservação do Pato-corredor
Existe um projeto de conservação do pato-corredor, cujas unidades concentram-se no Araguaia do qual foi feito um estudo pelo doutor em ecologia da Universidade de Brasília, Paulo de Tarso Zuquim Antas.
Nessa pesquisa específica, foi observado que quando o rio Araguaia passa por uma baixa das águas, o pato-corredor procura as praias do Parque Nacional do Araguaia ou Parque Estadual do Cantão para acasalar-se garantindo a perpetuação da sua espécie.
Já quando o Araguaia sobe, ele vai para as plantações de arroz, para procurar alimento. É no Araguaia que se concentra a maior população de pato-corredor do sul da Amazônia.
Esta ave sumiu de São Paulo, estado brasileiro devido ao represamento de boa parte dos rios que correm no estado, causando a supressão de praias e grandes áreas de matas ciliares, lugares propícios para reprodução dessa espécie.
Curiosidades Sobre o Pato-corredor
1 – Este animal é monogâmico e visivelmente apresenta zelo por suas parceiras durante a época do acasalamento.
2 – Até o momento não existem registros de subespécies do pato-corredor.