Inteligente, ágil e espirituoso, o pastor alemão é o melhor cão para guarda que se pode ter. Há muito por baixo dessas espessas camadas de pelo que você talvez não conheça.
Por isso, neste artigo, vamos comentar sobre algumas curiosidades interessantíssimas do pet. Se você já gostava da raça, vai amar ainda mais.
Descrição da Raça
O exemplar da raça é bem forte. Ele possui um corpo robusto, musculoso e levemente alongado, com uma estrutura óssea leve e sólida. A cabeça é proporcional ao seu corpo e a testa um pouco arredondada. O nariz geralmente é preto.
Os dentes se encontram em uma forte mordida. Os olhos escuros são amendoados. As orelhas são largas na base, pontiagudas, eretas e viradas para a parte da frente. As orelhas dos filhotes que são mais novos que seis meses podem cair levemente.
A cauda espessa fica pendurada quando o cão está em repouso. As pernas e os ombros da frente são musculosos e as são coxas grossas e resistentes. As patas redondas têm solas muito duras.
Fatos Curiosos Sobre o Pastor Alemão
Os Alemães Padronizaram A Raça (É Claro)
Em 1889, o criador Max von Stephanitz notou um cão parecido com um lobo. Ele tinha manchas amarelas e pretas e estava em uma exposição de cães no oeste da Alemanha.
Impressionado com a inteligência e a disciplina do animal, o criador comprou o cachorro e mudou seu nome de Hektor Linksrhein para Horand von Grafrath. Von Stephanitz então iniciou o German Shepherd Dog Club e estabeleceu diretrizes para o padrão da raça. Seu lema era “utilidade e inteligência”. A boa aparência do pet acabou ficando em segundo lugar.
Os Animais da Raça Trabalham Bastante
À medida que a Alemanha se industrializava, von Stephanitz percebeu que a necessidade em se ter cães da raça poderia diminuir. Para manter sua relevância, ele treinou os cachorros para trabalhar com a polícia e em outros tipos de serviço. Isso garantiria um lugar para os cães como força de trabalho.
Como foram criados para serem altamente inteligentes e atléticos, eram fáceis de treinar e eram trabalhadores incansáveis. Graças à ajuda de von Stephanitz, o querido pastor alemão diligente encontrou serviço como mensageiro e guarda.
A Primeira Guerra Mundial Levou os Animais Para o Oeste
Durante a guerra, os alemães usavam os cães para vários propósitos. Cães misericordiosos levavam os primeiros socorros a soldados feridos após a batalha. Eles também ficavam perto de soldados mortalmente feridos para fazer companhia a eles quando morriam. Outros entregavam mensagens ou trabalhavam como cães para guarda.
Os americanos ficaram tão impressionados com o pastor alemão que o levaram para casa. Os Estados Unidos ficaram cativados com sua aparência, logo a tornando muito popular.
O Pastor Alemão é Amado Mundialmente
Segundo várias pesquisas feitas, os pastores alemães são a segunda raça canina mais popular do mundo. Ela também fica em primeiro lugar em diversas cidades espalhadas pelos cinco continentes.
Eles são Comumente Muito Inteligentes
O pastor alemão tende a ser reconhecido por sua incrível inteligência, mas isso não é novidade. Ele é considerado a 3ª raça mais inteligente do mundo todo.
Para serem colocadas em outro patamar de esperteza, as raças precisam entender um comando novo após somente cinco repetições. Assim, devem seguir o que foi dito primeiro em 95% das vezes.
Esses Cachorros Passaram por Mudanças de Nome Temporárias
Após as guerras mundiais, europeus e muitos americanos ficaram um tanto quanto desconfiados do que vinha da Alemanha. O resultado disso foi um animal de nome “pastor alemão” não sendo nada atraente.
Para que esse preconceito fosse combatido, a associação mundial de cães passou a chama-los simplesmente de cães pastores. Dessa forma, os ingleses começaram a apelidar os pets de cães lobo alsacianos. Tal apelido foi utilizado até 1977. No entanto, foi falado na Europa por tanto tempo que várias pessoas ainda os chamam assim até hoje.
Alguns Exemplares Podem ter a Identificação do Nanismo
Essa situação é bem curiosa mesmo. Embora raro, alguns exemplares de pastores alemães podem nascer com nanismo hipofisário, sabia? Dessa forma, os cachorros permanecem com uma aparência de filhotes mesmo depois de crescidos.
Isso mesmo! Eles mantêm seu pelo e permanecem pequenos na estatura. Mesmo essa condição os fazendo parecer adoráveis ursinhos de pelúcia, ela remete à vários tipos de problemas na saúde.
Uma Peça de Teatro já Teve Seis Pastores Alemães Como Atores
Em meados dos anos 80, o diretor holandês Whim Schipper desenvolveu uma peça de teatro. Esta estrelou seis pastores alemães. Os cães foram enviados para aulas de teatro em Amsterdã e receberam vários mimos como motivação para agir.
Chamada Going to the Dogs, a peça teatral apresentava uma trama familiar tradicional. A filha leva para casa um novo namorado, e amor, ciúme e preocupações dos pais entram em cena. Sem surpresa, a peça foi um fracasso! Até o gerente do teatro saiu mais cedo. Isso realmente é um fato muito engraçado envolvendo o pastor alemão.
A Estrela Rin Tin Tin Foi uma das Mais Famosas
Rin Tin Tin foi um pastor alemão que foi resgatado nos campos de batalha lá na Primeira Guerra Mundial. O seu salvador, Ducan Lee, soldado americano, treinou o cachorro para fins de trabalho em cinema mudo.
O pet se tornou a estrela do cinema cuja empatia era tão significativa que a produtora Warner Bros acabou lançando o filme do Rin Tin Tin. E a empresa fez isso em uma fase em que estava com problemas financeiros.
Há rumores de que Rin Tin Tin foi eleito o melhor ator do primeiro Oscar em 1929. Susan Orlean, autora de Rin Tin Tin, sempre se sentiu muito orgulhosa do seu feito.
A vida e a lenda do cachorro sugere que o animal teve uma popularidade fora do comum. Não tinha um competidor à altura dele. Ele era uma grande estrela no mundo todo.
Os Cães da Raça Também têm uma Forte Presença no Youtube
Além das telonas dos cinemas, você encontra também os cães da raça na tela do computador: A busca por “pastor alemão” no YouTube retorna um pouco mais de 700 milhões de resultados.
Os vídeos favoritos das pessoas certamente são aqueles em que os pets estão brincando com crianças, especialmente bebês.