Parlag hongrois, conhecido como burro húngaro é o único mamífero de grande porte domesticado na África. Acredita-se que existam três subtipos conhecidos de burros selvagens. Todos eles podem compor o desenvolvimento de burros domésticos. Estes são:
- Atlas núbio;
- Somaliano.
Esse animal diferenciado possui características peculiares. Se você deseja conhecer mais sobre ele, acompanhe atentamente o artigo.
Um Pouco Sobre a História do Parlag Hongrois
Durante muito tempo, o parlag hongrois foi o único animal doméstico dos povos que viviam no norte da África e no Mediterrâneo. Entretanto, acabou espalhando-se rapidamente na Península Arábica, na Ásia Menor e depois para os países mediterrâneos da Europa.
Durante os primeiros séculos d.c, sua existência se estendeu para outros países do norte da Europa, incluindo a Hungria. Foi dessa forma que houve a expansão pelo Império Romano.
A continuidade genética da população desse burro pode ser razoavelmente assumida por Roma. Sua domesticação, entretanto, deve estar relacionada à sua evolução ao longo dos séculos.
Seu papel econômico na Bacia dos Cárpatos não foi significativo. O burro era conhecido por ser o animal das pessoas pobres. Mas, de acordo com estatísticas mais antigas, um terço ou metade do rebanho era mantido em propriedades maiores, onde servia para o transporte interno de diversas mercadorias.
O uso dos parlag hongrois foi amplamente caracterizado na criação de ovinos nos séculos XVII-XVIII. Isso pode ser rastreado até o século XX e usado principalmente por pastores na margem direita do Danúbio e Tisza como animais equinos, decíduos e de tração.
Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se o grande auxiliar das fazendas domésticas. Contudo, hoje em dia é usado como um animal para passatempo. O burro húngaro foi reconhecido como uma raça em 2004.
A maior parte dos exemplares que existem na Hungria é de tamanho médio (110 a 130 cm de altura). No entanto, podem ser encontrados em porte pequeno (abaixo de 110 cm) e grande (acima de 130 cm).
Características do Parlag Hongrois
As características mais valiosas do burro húngaro são:
- Corpo firme;
- Resistência a doenças;
- Natureza pacífica;
- Capacidade de trabalhar;
- Versatilidade;
- Longa vida útil.
Seu temperamento é calmo, benevolente e dócil. Assim sendo, um parlag hongrois bem treinado obedece até uma criança.
Aparência do Burro
A aparência comum do burro húngaro é:
- Corpo desproporcional;
- Cabeça grossa e larga;
- Ossos finos;
- Costas longas e curvas;
- Músculos das costas curtos.
Em questão de cor, está disponível em cinza, marrom e preto. Mutações espontâneas incluem casos de pelos com deficiência de pigmento (leucismo). Assim, os cabelos serão brancos e a pele rosada. Esses indivíduos são albinos apenas parcialmente porque seus olhos são azuis claros.
Outras de suas características marcantes são:
- Seu peso varia de 120 a 150 kg;
- Pode viver de 20 a 25 anos;
- É um animal herbívoro;
- Ele se alimenta de feno, alfafa e frutas;
- A maior parte da sua população está na área central da Hungria.
Fatos Interessantes Sobre o Animal
Por milhares de anos, os parlag hongrois, como as outras raças de burro, foram usados para ajudar a humanidade. Eles são os animais originalmente resistentes a um grande fardo.
Não só na Hungria, mas onde se pode encontrar exemplares da raça, esses bichos são considerados altamente inteligentes, mesmo ainda prevalecendo os equívocos populares. Além do mais, eles podem viver por mais de 50 anos e serem úteis até o fim da vida.
Algumas curiosidades acerca do parlag hongrois podem ser bem interessantes, como:
Fortaleza, Resistência e Inteligência
- Um burro é mais forte que um cavalo do mesmo tamanho;
- O parlag hongrois tem uma memória incrível. Ele pode reconhecer algumas áreas e também outros animais com o qual esteve por até 25 anos;
- Um burro húngaro não fará algo que considere inseguro;
- Esses animais são animais de rebanho, portanto, resistem a longas caminhadas;
- Eles não gostam de ser mantidos sozinhos, embora um único exemplar viva muito feliz com cabras;
- Um rebanho sempre escolhe o parlag hongrois mais forte para ser seu líder, mesmo se domesticado. Na natureza, o animal principal permanecia para impedir o ataque de um lobo ou de outros predadores, a fim de permitir que o restante do rebanho escapasse em segurança;
- Os burros húngaros não se assustam facilmente (ao contrário dos cavalos) e têm um grande senso de curiosidade;
- O parlag hongrois tem uma reputação de teimosia, mas isso se deve ao seu senso altamente desenvolvido de autopreservação. É difícil forçar ou assustá-lo para fazer algo que ele vê como contrário ao seu próprio interesse ou segurança;
- Ele é mais independente em seus pensamentos do que outros animais da espécie. Tem a capacidade de raciocinar e depois tomar decisões com base em sua segurança.
Treinamento e Utilidade
- Treinar um parlag hongrois depende de mostrar a ele, por palavras e ações, que o animal pode confiar em você para protegê-lo de qualquer coisa danos. Ele aprende o que queremos que faça se tivermos tempo para mostrá-lo;
- Os burros húngaros costumam ser uma tábua de salvação para as famílias em muitas regiões do mundo. Eles ajudam na coleta de água e combustível de madeira, cultivo em terra e transporte de produtos para o mercado;
- Eles são usados como animais de guarda para bovinos, ovinos e caprinos, pois possuem uma aversão natural aos caninos. Assim, os mantêm afastados de um rebanho.
Outras Curiosidades Peculiares
- Estando inserido em um ambiente amplo, ou um local ermo, o animal é capaz de ouvir o chamado de outro da mesma espécie até cerca de 100 quilômetros de distância. Ele possui orelhas maiores que outros tipos de burros. Suas orelhas grandes também ajudam a mantê-las frescas;
- Como os exemplares que não vivem em criadouros podem sofrer de escassez de alimentos, o burro húngaro utilizam 95% do que come. Isso significa que o esterco não é um fertilizante muito bom para a terra. Seu sistema digestivo pode beneficiar a vegetação não comestível e extrair a umidade dos alimentos com mais eficiência;
- Ele não gosta de chuva. Assim, se ficar muito tempo exposto a ela, pode prejudicar a saúde, pois o pelo não é à prova d’água.
Viu como o parlag hongrois é um animal interessante? Agora, preste bem atenção e o observe com outros olhos.