Home / Animais / Parauaçu ou Macaco-Cabeludo: Características, Habitat e Fotos

Parauaçu ou Macaco-Cabeludo: Características, Habitat e Fotos

Também conhecida como Pithecia hirsuta , Parauaçu ou Macaco-Cabeludo pode ser encontrado no noroeste do Brasil, Colômbia, Equador e Peru.  O termo designa qualquer uma das sete espécies de macacos sul-americanos arbóreos com longas caudas de peles não estéreis.

Habitat do Parauaçu ou Macaco-Cabeludo

Os membros dessa espécie ocorrem no trapézio colombiano ao norte da Amazônia e se estendem do norte do rio Putumayo até a margem sul dos rios Yari, Caqueta e Orinoco. A faixa de Pithecia monachus é limitada às elevações superiores das florestas tropicais bem desenvolvidas dessas regiões.

Habitantes arbóreos e com dossel alto. Eles são muito nervosos com os seres humanos e com os distúrbios, portanto, muito poucos dados surgiram sobre o estilo de vida de Parauaçu ou Macaco-Cabeludo. No entanto, os cientistas concordam que as árvores mais altas disponíveis (de 10 a 35 metros) são o habitat de escolha para esses animais e, na maioria dos casos, são o único primata que habita esse nicho.

Características Parauaçú ou Macaco-Cabeludo

Os Sakis, outro nome comum dado ao macaco Parauaçu ou Macaco-Cabeludo, são caracterizados por seu pequeno tamanho de 30 a 50 cm. e cauda muito pesada, grossa e não-prensil, que acrescenta 25 a 55 cm ao comprimento do corpo. O rosto do monge saki é parcialmente careca, mas barbudo com um capuz de cabelo preto encaracolado cobrindo a testa. As narinas são posicionadas lateralmente na face. Os Sakis são geralmente pretos, mas suas mãos e pés são de cor clara.

A morfologia do crânio é distinta: as órbitas são separadas da caixa do cérebro por uma depressão frontal. Os incisivos são virados para a frente, caninos longos estão presentes e usados para quebrar a casca dura dos frutos. Eles têm molares quadrituberculares com bacias profundas.

As mãos são semelhantes às do macaco Aloutta spp. na medida em que exibem uma divisão entre o segundo e o terceiro dígito. Cada dígito tem uma unha, e os membros da frente são moldados para agarrar galhos após um salto. As patas traseiras são modificadas para saltos rápidos e distantes. A visão é estereoscópica para um habitat arbóreo.

Reprodução

Os pares criam no máximo uma prole por estação reprodutiva. Os sakis-monge geralmente mantêm um tamanho de grupo familiar de 4,5 indivíduos em média. As fêmeas estão em estro por aproximadamente 18 dias e, após a concepção, os membros desse gênero gestam por aproximadamente 170 dias.  Os jovens agarram-se à barriga da mulher quando jovens e depois se movem de costas quando se aproximam da idade do desmame.

Sakis-Monge
Sakis-Monge

Muito pouca pesquisa foi feita sobre Pithecia monacha, talvez por duas razões: eles não sobrevivem bem em cativeiro e são muito difíceis de serem vistas na natureza, devido à timidez e a um habitat muito alto.

Esta espécie é classificada como “Pouco preocupante”, pois ainda se acredita que haja populações substanciais na bacia do alto Amazonas.  Existem restrições ao comércio internacional dos animais ou de suas partes.

Comportamento

Todas as espécies de Pithecia são diurnos. Os sakis-monge são saltadores quadrúpedes. Eles são nervosos e tímidos. Grupos familiares são famílias nucleares constituídas por um par monogâmico com seus filhos. Essas famílias criam descendentes em territórios defendidos, semelhantes aos gibões do gênero Hylobates.. Um comportamento peculiar é observado à noite, quando várias famílias dormem na mesma árvore.

Os adultos reconhecem seu companheiro por vocalizações altamente especializadas; sinais acústicos, incluindo guinchos, assobios e trinados, são usados para agressão de baixa intensidade. Latidos e grunhidos constituem um nível mais alto de agressão e, finalmente, rugidos são as vocalizações agressivas mais extremas. O monge sakis pratica a alocação extensiva como um comportamento social geral que é não-sexual em orientação ou motivação.

Dieta

A dieta do monge saki é frugívora, mas também inclui sementes, nozes e algum material de inseto. Eles também foram documentados para caçar morcegos.

Parauaçú Procurando Comida
Parauaçú Procurando Comida

Eles usam seus caninos grandes para quebrar sua comida antes de ingeri-la. A dieta de alta qualidade do monge saki restringe seu alcance, pois eles devem ser capazes de seqüestrar alimentos ricos em proteínas o suficiente para o seu grupo familiar imediato.

Os Macacos Saki

  • Apesar do nome, os sakis de nariz branco (Chiropotes albinasusa), na verdade têm nariz avermelhado e rosado e lábio superior, com cabelos brancos muito finos (dificilmente visíveis). Esta espécie tem uma aparência única, uma vez que nenhuma outra espécie do gênero Chiropotes possui esse nariz colorido. Eles têm um casaco de seda preto e uma longa cauda espessa, que é usada para o equilíbrio. O rabo de um filhote é pré-trágico até os dois meses de idade. O saki de nariz branco tem barba – embora seja menos desenvolvido do que o saki de barba negra (Chiropates satanas) – e inchaços temporais. Seus grandes dentes caninos permitem acessar facilmente frutas e sementes duras.
  • Sempre procurando desesperado por um corte de cabelo, o monge saki (Pithecia monachus) é um pequeno primata com pelagem escura e lanosa. O rosto parcialmente careca é circundado por um espesso penteado franja que lembra seu xará – um monge. Seu corpo é geralmente preto com mãos e pés cinzas mais claros, o que os faz parecer envelhecidos, e são capazes de agarrar galhos com dedos longos e hábeis. Suas pernas traseiras curtas são projetadas para saltar rapidamente por longas distâncias, o que é ideal para a vida no alto das árvores. A cauda de um monge saki é tão grossa e desgrenhada quanto o resto do corpo, mas é não-preênsil e, portanto, freqüentemente afunda nos galhos como um espanador excepcionalmente sujo.
  • Apesar do nome, apenas os sakis masculinos de rosto branco (Pithecia pithecia)têm o rosto branco característico. Os machos têm pelo branco e amarelo espesso cobrindo o rosto, tornando-os facilmente reconhecíveis. O rosto deles contrasta com o resto do corpo, coberto por longos pelos pretos. As fêmeas, por outro lado, têm uma cor mais escura, com pelos curtos cobrindo seus corpos em cinza, marrom e vermelho. As fêmeas também têm menos pelos ao redor dos olhos e focinho.
Sakis de Rosto Branco
Sakis de Rosto Branco

Os sakis de rosto branco também podem ser notados por sua cauda espessa, que não é preênsil, o que significa que ele não pode se agarrar aos galhos. Suas gargantas estão quase nuas, o que facilita o cheiro das árvores, usando os óleos secretados pela glândula gular. Esses macacos de aparência única também têm nariz caracteristicamente plano.

Seus dedos e dedos longos e magros têm almofadas grossas nas pontas para dar uma melhor aderência nos galhos. A ampla separação entre o polegar e o dedo indicador permite que eles subam galhos e troncos grossos com facilidade.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *