O polvo é um cefalópode de molusco marinho (palavra que significa “cabeça e pés”). Existem muitas espécies de polvo. O polvo comum possui 8 tentáculos, chamados tentáculos, decorados com 2 fileiras de ventosas que servem para provar e cheirar. Seus tentáculos estão ligados à sua cabeça, que carrega 2 olhos e é prolongada por um corpo musculoso chamado “manto”. Respira brânquias como peixe. Sua boca entre os tentáculos tem um par de mandíbulas cheias de tesão em forma de bico de papagaio. O polvo usa esse bico muito afiado para comer sua presa e se defender.
O polvo não tem esqueleto e tem sangue azul. Ela não discerne as cores, mas vê distintamente de perto e de longe. Se necessário, se um dos braços for cortado, ele poderá recuar.
Peso e Tamanho
O polvo pesa entre 2 e 3 kg. A fêmea mede 1,20 me o macho 1,30 m. Para escapar de seus predadores, o polvo possui vários estratagemas. Ela projeta um jato de tinta retirado de um bolso especial que forma uma nuvem, toma a forma de seu corpo e pode persistir por 10 minutos. Em seguida, ele se move rapidamente por propulsão, como um avião a jato, empurrando a água do mar por um sifão. Para se esconder, ela também pode mudar de cor e se cobrir de tarefas.
O polvo existe em todos os mares tropicais e temperados. Ela vive no fundo do mar, em um abrigo individual, o mais longe possível de outros animais. Esconde-se em rochas ou fundos arenosos de até 100 metros de profundidade. Muito comum, o polvo sai de seu abrigo apenas para trocar de roupa ou procurar comida.
Dieta
O polvo tem um apetite muito grande e dobra seu peso quase a cada 3 meses. Carnívora, alimenta-se de caranguejos, lagostas, lagostins, caracóis do mar e moluscos bivalves. A caça ao polvo ao entardecer. Assim que ela vê sua presa, ela se aproxima lentamente enquanto muda de cor e, graças ao seu sistema de propulsão, ela se joga nela. Ele imobiliza sua presa nos braços e a paralisa com a ajuda de um veneno secretado por suas glândulas salivares. Com o bico, o polvo rasga sua vítima antes de engolir.
Reprodução
Os polvos são ovíparos. Após o acasalamento (que pode durar várias horas), a fêmea deposita entre 100.000 e 500.000 ovos de cerca de 3 milímetros cada, reunidos em grupos que ela fixa no teto de seu abrigo. Durante 6 semanas, ela tomará muito cuidado. Ela os protege, areja, limpa, mas não se importa nem se alimenta. Ela então morre, exausta, algumas semanas antes do macho.
Os polvos pequenos começam a viver de 5 a 12 semanas em águas abertas, alimentando-se de larvas de camarão, depois pousam no fundo do mar e adotam o estilo de vida dos adultos.
Expectativa de Vida
O polvo feminino vive entre 1 e 2 anos e o macho um pouco mais.
Sinais
O polvo mostra uma inteligência incrível. Ela seria capaz de dedução, memorização e aprendizado. Um experimento mostrou que os polvos entenderam, por observação, como remover a tampa de uma jarra para levar os alimentos nela contidos.
Em biologia, um tentáculo é um apêndice não segmentado, geralmente flexível, do corpo de um animal, usado como órgão tátil, para locomoção ou alimentação. Em animais como o polvo, tentáculos são usados para locomoção, defesa e captura de presas por comida.
Diferenças Entre Polvo e Lula
Polvo e lula são ” cefalópodes”, termo derivado do grego que literalmente significa “cabeça aos pés” ou “cabeça aos pés”. Todos são moluscos com 8 ou 10 braços (ou tentáculos) equipados com ventosas e um sifão que os serve para se impulsionarem. Em sua defesa, eles podem espalhar a tinta, permitindo-lhes fugir quando estão em perigo. Daí a “tinta de choco” conhecida no peixeiro, ideal para um risoto, por exemplo.
Etimologia
Lula vem do latim ” calamarius”. Este molusco é alongado. Também é chamado de “lula” em referência à sua concha dorsal interna, que é excitada. O polvo vem do grego “polypos”, que significa “vários metros”. O polvo tem braços longos (8 em número) armados com ventosas (que ele usa para paralisar suas presas).
Diferenciá-los
A lula é alongada
O polvo tem 8 braços, enquanto a lula têm 10 braços.
A lula tem uma pena simples como esqueleto, enquanto o choco tem um osso maior e calcificado.
Na Cozinha
A melhor época para chocos, como o polvo, é setembro / outubro. Lula pode ser encontrada a maior parte do ano. Polvo, polvo, choco e lula são moluscos que pertencem à família dos cefalópodes. Armado com vários braços, eles se movem por propulsão, podem espalhar tinta em caso de perigo e são dotados de grande inteligência. Mas qual é a diferença entre essas quatro espécies de invertebrados marinhos que fascinam os cientistas?
Polvo e lula apareceram mais de 500 milhões de anos atrás. Desde o polvo encarnado pelo monstro marinho Kraken até Chthulhu, este animal fantástico com cabeça de choco e tentáculos de lula; Paul polvo, que previu 85% dos resultados da Copa do Mundo de futebol em 2010, os cefalópodes fazem parte da imaginação coletiva. Muitas vezes confusos, eles compartilham várias características.
Eles têm um corpo musculoso chamado “casaco”, braços com ventosas, um bico com tesão com duas mandíbulas cujo poder lhes permite quebrar a concha da presa e uma visão binocular com os olhos de cada um. lado da cabeça. Se eles não distinguem cores, eles têm uma excelente vista, mesmo no escuro. Graças à riqueza de suas células de pigmento, eles são capazes de mudar sua cor e padrão em tempo recorde para se camuflar em seu ambiente ou para intimidar seus oponentes. Outra técnica de predação, o jato de tinta: algumas gotas de sépia desenhadas no bolso preto o suficiente para perturbar a água.
Meios De Transporte
Eles viajam por propulsão (no mesmo modelo dos aviões a jato), conduzindo a água do mar através de um sifão, o que lhes permite atingir uma velocidade surpreendente – e vice-versa! Algumas espécies de lulas são capazes de voar na superfície da água por curtas distâncias. Eles são muito bons caçadores e se alimentam de moluscos, peixes e mariscos.
Como Distinguir?
O polvo tem oito braços e, contrariamente à crença popular, não possui tentáculos. Quanto às lulas, elas têm o mesmo número de armas às quais são adicionados dois tentáculos longos. Mas então, qual é a diferença entre um braço e um tentáculo? Um braço é coberto por fileiras de ventosas por todo o seu comprimento, enquanto os tentáculos estão equipados com ventosas nas extremidades. Portanto, para reconhecer um polvo, basta verificar se ele tem oito braços. Se ele tem dez, é um decápode: uma lula ou um choco.
Com Ou Sem Casca
O polvo é desprovido de qualquer esqueleto, enquanto a lula possui uma concha interna, mas com formato de penas semi-transparente. Assim, lulas e chocos têm uma forma achatada e muito mais alongada que o polvo.
O polvo se move nas águas litorâneas, geralmente profundas em buracos ou fendas que raramente deixa. Quanto às lulas, algumas espécies vivem perto da costa e na superfície, enquanto outras favorecem águas muito profundas.