Home / Animais / Para Que Serve o Chifre do Rinoceronte?

Para Que Serve o Chifre do Rinoceronte?

A venda de chifres de rinoceronte era ilegal desde 1977. Era.

A África do sul legalizou a venda de chifres de rinoceronte outra vez, tudo porquê John Hume, que é dono da maior fazenda de rinocerontes do mundo (com mais de 1000 rinocerontes que ele criou) processou o governo para fazer com que a moratória de 2009 sobre a venda de chifres mudasse – e ele ganhou.

Valendo mais que seu peso em ouro, chifres de rinoceronte são feitos de queratina, que é o mesmo material do qual nossas unhas são feitas, e grupos de crime organizado lucram com o tráfico ilegal passando as fronteiras da África do Sul até a Ásia, pois há uma superstição sem fundamento que diz que ele cura tudo, de ressacas a câncer.

Em 2016, um número estimado de 1100 rinocerontes foram mortos na África do Sul, que é a casa de 70% da população mundial de rinocerontes.

No ano anterior foi ainda pior: 1175 rinocerontes foram mortos na África do Sul por causa de seus chifres – uma média de três rinocerontes mortos por dia. Estima-se que somente 29500 rinocerontes ainda vivam no mundo.

Vamos falar um pouco sobre esse animal, justamente para entender porque essa parte do corpo deles ganhou tanta importância nos últimos anos e como o chifre está ligado à extinção dessa espécie.

Rinoceronte – Informações

O rinoceronte é um mamífero de grande porte, pele grossa, cascos e chifre. Há cinco espécies desses mamíferos e a caça ilegal levou a maioria deles a extinção.

O rinoceronte-de-sumatra, o rinoceronte-de-java e o grande rinoceronte indiano vivem no continente asiático. O rinoceronte-negro e o branco são africanos. O rinoceronte-branco é um dos maiores mamíferos da Terra.

Em geral, os rinocerontes vivem sós. Eles costumam habitar campos, áreas com pequenos arbustos e pântanos. O rinoceronte-de-sumatra prefere a floresta. Esses grandes animais se locomovem rapidamente, mesmo por entre arbustos densos.

Rinoceronte Características

Os rinocerontes pesam de 3 a 5 toneladas e medem de 2,5 a 4 metros de comprimento. Alguns possuem apenas um chifre no alto da cabeça; outros, como o africano e o de sumatra, têm dois chifres.

Sua pele é grossa, de cor marrom ou acinzentada. O rinoceronte-branco é de um cinza mais claro que os outros. Os únicos pelos que esses animais possuem ficam na ponta da cauda e nas orelhas. Eles não enxergam bem, mas têm boa audição e bom olfato. Rinocerontes são herbívoros, alimentando-se de capim, bambu e brotos.

Por Que os Rinocerontes São Importantes

Os rinocerontes geram receitas do turismo para os países onde vivem e inspiram a imaginação das crianças em todo o mundo, incentivando um interesse pela natureza. Os mamíferos de grande porte, como elefantes e rinocerontes, também são arquitetos de ecossistemas, equilibrando florestas e pastagens e, por sua vez, permitem que muitas outras espécies aumentem.

Ameaça pelo Comércio Ilegal

Cerca de 96% dos rinocerontes negros foram perdidos para a caça ilegal em grande escala entre 1970 e 1992 e embora esse número tenha se recuperado desde então, restam atualmente apenas 4.800 rinocerontes negros em estado selvagem.

Grandes populações e subespécies de rinoceronte desapareceram inteiramente de vários países asiáticos e africanos nos últimos anos.

Em 2011, o rinoceronte negro oriental foi declarado extinto, e há apenas um único exemplar sobrevivente do rinoceronte branco do norte.

As últimas populações restantes de todas as espécies de rinocerontes estão em risco por causa do incentivo contínuo à caça ilegal, impulsionada pela demanda por seus chifres.

Há uma longa história sobre a utilização do chifre de rinocerontes para esculturas e para benefícios medicinais percebidos, principalmente no Vietnã e na China.

Hoje, o pó do chifre ainda é utilizado como medicamento percebido, inclusive para cura de ressacas e como um símbolo de status.

O chifre cru é desejado pelos especuladores, que lucram com os aumentos de preços, à medida que os animais se tornam mais raros.

Curiosidades Sobre os Rinocerontes

Como são animais grandes e, conforme descrito, presentes na cultura e imaginação infantil, os rinocerontes apresentam uma série de características curiosas.

1 – O rinoceronte-branco é o terceiro maior mamífero terrestre

O rinoceronte-branco é o terceiro maior mamífero terrestre, depois dos elefantes africanos e asiáticos, chegando a pesar mais de duas toneladas. Só sua cabeça pode pesar até 900 quilos, medindo até 1,8 metros de altura.

2 – Pele supersensível

Apesar de habitar em lugares quentes e ensolarados, as peles dos rinocerontes não são resistentes ao clima, sendo muito suscetível a queimaduras e picadas de insetos. Como uma forma de se proteger, eles costumam tomar banhos de lama para formar uma camada extra para a pele.

3 – Se comunicam de forma infrassônica

Assim como os elefantes, os rinocerontes se comunicam usando frequências infrassônicas que estão abaixo do limiar humano da audição.

Os pesquisadores acreditam que essa técnica foi adaptada devido à vegetação densa, e ela também é usada para atrair parceiros para a reprodução.

4 – Chifres de rinocerontes são compostos de queratina

Ao contrário do que muita gente pensa, os chifres dos rinocerontes não são compostos por ossos, mas sim compostos por queratina, que vai crescendo ao longo da vida do animal.

A queratina é encontrada em cabelos e unhas dos seres humanos. O chifre de rinoceronte mais longo já medido foi de pouco menos de 150 centímetros, de acordo com a International Rhino Foundation.

Os chifres são estruturalmente semelhantes a cascos de cavalo e bicos de tartaruga.

5 – A origem do nome ‘rinoceronte’

O nome rinoceronte é derivado de duas palavras gregas: rhino (nariz) e ceros (chifre).

6 – O único predador: o ser humano

Os rinocerontes não têm predadores naturais, somente o ser humano.

7 – Marcando território

Os rinocerontes são geralmente muito territoriais, por isso marcam seu espaço com esterco e urina. O excremento de cada rinoceronte tem um odor único e muitas vezes serve como uma mensagem para outros animais da área.

8 – Gravidez longa

A gestação do rinoceronte dura de 15 a 16 meses.

9 – Comilões

Os rinocerontes precisam de tanta comida que basicamente passam o tempo todo comendo, parando apenas para dormir durante a parte mais quente do dia.

10 – Crescimento contínuo

Os chifres dos rinocerontes continuam a crescer ao longo de toda a sua vida. Se um chifre for removido, ele lentamente voltará a crescer novamente.

Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2017-04-06/africa-do-sul-chifres-de-rinocerontes.html

https://escola.britannica.com.br/artigo/rinoceronte/482363

https://wildfor.life/pt/species/rinoceronte

https://www.tricurioso.com/2018/10/24/13-curiosidades-interessantes-sobre-os-rinocerontes/

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *