Esta espécie de papagaio vem sofrendo sérias ameaças de extinção. Sua beleza rara, exótica, atrai olhares de muitas pessoas; e, algumas tentam adquiri-lo para domesticação através do mercado ilegal, que é o principal fator que contribui para a diminuição da espécie, juntamente, é claro, com a devastação de seu habitat natural.
A UICN (Unidade Internacional de Conservação da Natureza) classifica a espécie em perigo de extinção, e alerta para a diminuição da população; esta que atualmente conta com cerca de 4.700 indivíduos, mas vem diminuindo drasticamente.
Amazona Oratrix: O Papagaio-de-Cabeça-Amarela
É um chamado de atenção, de alerta e de preservação, pois seus ninhos vêm sendo destruídos, devido a degradação do seu meio natural.
Qual seria o seu habitat natural? Onde os Papagaios-de-Cara-Amarela gostam de viver? Vamos conhecer um pouco mais sobre esse papagaio que vem sofrendo riscos devido às ações improprias dos seres humanos para com a espécie.
Origem e Habitat
Os papagaios-de-cara-amarela habitam florestas densas, com muitas árvores, florestas pantanosas, florestas deciduais, em matas ciliares, próximas a riachos; como também campos abertos e savanas. Eles adoram estar em meio às arvores, na floresta é onde a ave vive mais a vontade e consegue ser livre, viver adequadamente, de acordo com seus extintos.
Eles são originários da América Central e do México; e lá está praticamente toda a população desta espécie. A espécie encontra-se distribuída entre este território. Está nas florestas verdes e de pinheiros em Belize, também nos mangues da Guatemala. O papagaio-de-Cara-Amarela não é brasileiro, apenas possui as cores do nosso país.
Antes de a população começar a ser extinta, eles estavam presentes nas zonas costeiras do México, na Ilha Três Marias, Jalisco, Oxaca, Chiapas até Tabasco. No Belize é distribuído amplamente, estando em quase todo o território e chegando até ao Norte de Honduras, onde também estão presentes.
Vale destacar que a população diminuiu cerca de 90% entre os anos de 1970 a 1994 e 70% de 1994 a 2004; ou seja, o pouco que sobrou da população está distribuído ao pouco que sobrou do seu habitat.
Papagaio Verde e Amarelo: Características
É considerado um Psitaciforme, da família Psittacidae; esta que abriga todos os papagaios do gênero Amazona, o qual é atribuído aos papagaios que estão distribuídos na região amazônica. Estão na família ainda as araras, as maritacas, periquitos, etc.
Ele possui a plumagem corporal majoritariamente de coloração verde, com a cabeça e com rosto todo amarelados. Suas asas são redondas e a cauda longa, onde possui pigmentações vermelhas, que dificilmente são vistas. Seu bico é acinzentado, cor de chifre, a mesma coloração de suas patas. É uma beleza ímpar, diferenciada; talvez por isso atraiu tanto os olhares de criadores.
Todas essas características em um corpo médio de 40 centímetros de comprimento, podendo variar entre 37 a 42 centímetros. Em relação a seu peso, é atribuído cerca de 400 a 500 gramas para a ave. Estas medidas são um padrão médio entre os papagaios do gênero Amazona, porém, o papagaio-de-cara-amarela é ligeiramente maior e mais pesado que algumas outras espécies do seu gênero.
Vamos conhecer agora a respeito da alimentação destas aves fantásticas e curiosas. Uma causa consequente da devastação de florestas, é a decorrente dificuldade dos papagaios de encontrarem alimentos.
Alimentação e Reprodução
A alimentação do papagaio é vital para a sobrevivência da espécie. Ele alimenta-se principalmente de frutos, sementes de diversas árvores, como a Acácia, pequenos insetos, verduras, legumes, folhas no geral; e, quando criados em cativeiros recebem de seu dono ração especializada para aves e papagaios. É de fato uma alimentação bem variada e diversificada, podendo ser adaptada aos locais em que vive.
Quando falamos de reprodução, os papagaios tendem a nidificar em fendas de árvores, de paredões rochosos ou em ninhos abandonados. A fêmea bota de 1 a 3 ovos e a incubação é em um período de 28 dias.
Atenção e Cuidados
Quando vivem adequadamente, com os cuidados necessários, com saúde e bem-estar, os papagaios do gênero Amazona podem alcançar os incríveis 80 anos de idade. Seu ciclo de vida é bem longo, e pode ser um animal de estimação que é passado de geração para geração dentro de uma família. Mas claro, no caso do Papagaio-de-Cabeça-Amarela é diferente. Como a espécie está ameaçada de extinção, dificilmente será encontrado para domesticação.
Lembre-se, antes de pensar em ter um papagaio, seja lá de qual espécie, é fundamental que verifique se o local onde você adquiriu seu pássaro possui certificação do IBAMA. Se não possuir, é um caso de comércio ilegal; e, com certeza faz isso com outros animais. Contribuindo com estas lojas e vendedores, você também estará contribuindo para extinção da espécie. Não compre do mercado ilegal, pelo contrario, denuncie-o ao IBAMA de seu Estado.
O IBAMA proibiu a comercialização e a domesticação ilegal, devido às catastróficas ações dos humanos. Comerciantes sedentos em ganhar dinheiro, retiram as aves do seu habitat natural, acabando com o seu estilo de vida e trancafiando-o em uma gaiola, dentro de um cativeiro, para depois comercializa-las ilegalmente.
Com a rápida diminuição de várias espécies, somente lojas com autorização e certificação podem comercializar, você pode encontra-las na internet ou lojas especializadas em sua cidade. Antes de comprar, não se esqueça de perguntar se a loja é autorizada para vendê-lo.
Outro fator importante para refletir antes de comprar uma ave é em relação ao viveiro dela, você terá espaço o suficiente para criar um papagaio? Eles adoram se movimentar, são animais extremamente ativos, gostam de ir de um poleiro a outro, ficarem sossegados em seu espaço e de maneira alguma, podem ser sedentários.
O sedentarismo prejudica muito os papagaios. Quando fica por muito tempo inativo, começam a adoecer, suas penas começam a arrepiar e cair, fica vulnerável, pois seu corpo não está funcionando direito, o que facilita muito para a absorção de bactérias e vírus, prejudicando muito a ave.
Antes de criar qualquer animal, seja ele uma ave, um mamífero, um réptil, um ser aquático; seja o que for, pergunte-se se você tem condições financeiras, espaço adequado, disponibilidade de tempo; pois para criar e cuidar de um ser vivo você tem que estar disposto, ter paciência e dar muito amor e carinho. É uma vida que dependerá de você para viver, se optar por cuidar dela, cuide direito.