O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro ser vivo possui. Não à toa, pois apenas ele representa a família Ornithorhynchidae e o gênero Ornithorhynchus.
É o sobrevivente de sua espécie, cientistas estimam que são oriundos do período Cretáceo. Eles são mamíferos, porém botam ovos, dá pra entender? Claro que dá!
Veja abaixo as principais características do ornitorrinco, com explicações sobre seu comportamento, costumes, habitat e muito mais. Confira!
Conheça o Ornitorrinco
Eles são animais oriundos da Austrália e da Tasmânia. Porém, devido às transformações em seu habitat natural, eles vivem apenas nos rios, riachos e correntes de água da Austrália. São considerados mamíferos semiaquáticos. Apesar disso, geram seus filhotes através dos ovos e causa confusão na cabeça de muitas pessoas. Fato é que os ornitorrincos, junto com as equidnas, compõem o grupo dos monocromados, ou seja, são os únicos mamíferos ovíparos presentes no planeta terra.
Existem muitos ornitorrincos com características distintas uns dos outros, seja pelas cores, tamanho, costumes, mas fato é que todos são a mesma espécie, a única que compõe o seu gênero. Sendo assim, ele é único, sem nenhum semelhante, não é considerado peixe, nem ave. Vale destacar ainda que os ornitorrincos são monotípicos, ou seja, que não existem outras variações, ou subespécies além deles próprios.
Seu corpo é adaptado para a vida aquática, quanto para terrestre, porém, majoritariamente, os ornitorrincos são encontrados próximos às águas. Os membros do ornitorrinco são curtos e arredondados, junto com um corpo hidrodinâmico, ideal para nadar. O bico (focinho) dele é semelhante ao de um pato, porém na coloração preta, já sua cauda, é parecida com a de um castor, espichada e curta.
Curiosidades Sobre o Ornitorrinco
Eles possuem também 5 dígitos nos pés providos de garras, onde são encontradas as membranas interdigitais. Seus olhos e também as orelhas, são localizados acima do focinho, logo atrás do mesmo. Eles são animais extremamente sensoriais, seu corpo foi desenvolvido ao longo dos milhares de anos para ter uma vida com hábitos noturnos e aquáticos, assim eles ficam longe de seus predadores e conseguem capturar alimentos.
O que o ornitorrinco come? Sua alimentação é majoritariamente carnívora, ele caça crustáceos, pequenos insetos aquáticos, larvas, pequenos peixes e girinos. Ele realiza a caça em água rasas ou profundas, porém, não se alimenta na água, guarda o alimento na bochecha, quando percebe que já está com número suficiente sobe para a superfície e procura um solo terrestre para alimentar-se.
São animais providos de habilidades aquáticas que facilitam muito a captura de alimentos, assim, eles dificilmente passam necessidades. O que acontece muito é o fato de estarem perdendo áreas do seu habitat natural. Incêndios, queimadas, desmatamento são as principais ameaças para a população de ornitorrincos.
São animais curiosos e pouco conhecidos por nós, por isso é importante saber a taxonomia, quais os ancestrais e da onde surgiu essa espécie. Veja a seguir!
Ornitorrinco: Taxonomia
A taxonomia do ornitorrinco é um tanto complexa. Eles são os únicos de sua família e também do seu gênero. Veja abaixo a taxonomia completa do ornitorrinco e posteriormente iremos mostrar alguns de seus ancestrais, já que estão presentes no planeta terra desde o período cretáceo (66-145 milhões de anos).
Reino: Animalia
Esse reino é conhecido por conter todos os seres vivos multicelulares, eucariontes e heterotróficos que se alimentam através de nutrientes que o meio lhe oferece. No reino animalia estão presentes tantos animais vertebrados, quanto invertebrados.
Filo: Chordata
A Filó é dos cordados. Esse que possuem características únicas, com notocorda, que possuem cauda em algum período do ciclo de vida, ainda com sistema nervoso dorsal e fendas branquiais. Essa Filo compreende aos seres vivos celomados, deuterostômios e triblásticos. São constituídos por um coração ventral, sistema circulatório fechado e esqueleto.
Classe: Mammalia
Curiosamente, os ornitorrincos estão presentes na classe mammalia, a classe dos mamíferos. Isso mesmo, eles são seres mamíferos, com incríveis capacidades aquáticas e ovíparos, ou seja, geram seus filhotes através de ovos, porém, o curioso é que alimentam seus filhotes através do leite expelido por sulcos e pequenos poros na região abdominal, não possuem mamas.
Apesar de serem considerados os maiores animais, os mamíferos podem ser de diferentes tamanhos, no caso do ornitorrinco, ele não ultrapassa os 60 centímetros de comprimento.
Subclasse: Prototheria
Essa é uma subclasse dos mamíferos onde apenas o ornitorrinco e a equidna estão presentes. São conhecidos como os mamíferos ovíparos, os únicos existentes no planeta terra, por isso é considerado um ser único e especial. Ele são diferentes dos répteis e também das aves, porque o ovo ao invés de ser expelido para fora do corpo, ele continua ali absorvendo os nutrientes fornecidos.
Ordem: Monotremata
Essa é a única ordem presente na subclasse Prototheria. Os mesmos animais citados acima, o ornitorrinco e a equidna são os únicos representantes dessa ordem. É a ordem dos mamíferos ovíparos. Eles não possuem dentes, porém um focinho alongado, semelhante a um bico de pato. Não possuem ânus e sim cloaca, por onde eliminam os dejetos. Apesar de possuírem ovos, são considerados mamíferos pois possuem pelos e geram leite.
Família: Ornithorhynchidae
Essa família abriga um único gênero e uma única espécie. É ele, o ornitorrinco, também conhecido como Ornithorhynchus Anatinus. Existem ornitorrincos de diferentes tamanhos e colorações, com características distintas, porém, fazem parte da mesma espécie e do mesmo gênero, isso porque são classificados na mesma família. Todos os seus “parentes” já foram extintos, estima-se que as espécies desta família habitavam o planeta terra durante o período cretáceo, ou seja há milhões de anos. São animais antigos, que foram evoluindo ao longo do tempo, sendo o ornitorrinco o único sobrevivente de todas elas. Ele conseguiu se adaptar e construiu de características que facilitam a sua vida as diferentes condições.
Gênero: Ornithorhynchus
Assim como a família, o gênero também abriga a única espécie de ornitorrinco, O Ornithorhynchus Anatinus, um ser vivo muito curioso que vive na Austrália e na Nova Guiné.
Espécie: Ornithorhynchus Anatinus
O ornitorrinco é conhecido cientificamente como Ornithorhynchus Anatinus.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais!