Camelo ou Dromedário? Quais são as suas diferenças? De onde vierem? Sabe me responder essas perguntas? Não? Então me acompanhe pois eu tenho uma matéria superinteressante sobre estes exóticos animais.
Nome Científico do Camelo
A ciência na maioria das vezes cria nomenclaturas impronunciáveis e difíceis de memorizar mas no caso desse animal eles apenas o chamaram de Camelus. Viu que facinho!
A Interessante Origem e História dos Camelos
Agora é que começa a complicação: Talvez você conheça apenas o Camelo e nem tanto o Dromedário, eu vou falar sobre os dois, de uma maneira bem simples. Primeiramente você precisa saber as semelhanças entre esses animais:
- Eles podem alcançar um peso de até 900kg;
- Seus pés possuem apenas dois dedos;
- Seus pescoços são longos;
- São herbívoros;
- Possuem corcovas;
- Aguentam temperaturas extremas;
- Bebem muita água e conseguem permanecer bastante tempo sem ela.
Agora vamos as características únicas do Camelo Bactriano:
Das longínquas e frias terras da Ásia vem esse nosso animal com seus 650 kg, 3 metros de altura e 50 cm de cauda, não se esqueça da sua tonalidade que varia de branco, castanho-escuro e claro, o longo pescoço e a boquinha sensual que só de lembrar já dá vontade de rir.
A pelugem deste animal pode chegar até o chão nos períodos de frio intenso, por isso ele é tão resistente a essas variações de temperatura.
Nós usamos óculos escuros para nos protegermos do sol e da poeira, o Camelo não necessita de nada disso pois com três pálpebras e duplos cílios nada consegue penetrar a sua visão. Até mesmo a sua narina pode abrir e fechar quando necessário para impedir a irritação causada pela areia.
Com patas achatadas, ele caminha por sobre o solo arenoso sem afundar e ainda alcança uma velocidade de até 15km/h mesmo com muito peso sobre as costas.
Chame-a de corcova ou bossa, tanto faz, o Camelo tem duas delas.
Agora conheça o Dromedário:
Ele deve trocar altas ideias com nosso amigo Camelo pois além de estar presente na Ásia, pelas terras Africanas também você poderá vê-lo caso um dia tenha oportunidade de ir para lá.
Este animal possui apenas uma corcova, sendo assim a sua capacidade de manter a sua energia é inferior à do camelo.
Curiosidades Sobre Este Animal
Pisando em Terras Brasileiras: Sabia que no ano de 1859 Dom Pedro II trouxe 14 Camelos diretamente do continente Africano para as terras nordestinas. Nada como fazer aquela viagenzinha internacional.
Um Sistema Digestivo Incrível: Tanto o Camelo como o Dromedário possuem um cardápio vegetariano sendo assim adoram diversos tipos de vegetações e podem comer até mesmo aquelas que contenham espinhos.
Os alimentos que ele come podem ser reaproveitados inúmeras vezes igualzinho a vaca.
Beba Água: Estes animais consomem muita água, muita mesmo! Eles chegam a ingerir 100 litros e por consequência disso podem permanecer longos períodos sem ela. E lembrando que até mesmo água salgada eles podem beber.
O Mistério das Corcovas: Não, elas não estão cheias de água! Sabe o que tem nelas? Muita Gordura! É ela que mantém estes animais com bastante energia para suas longas caminhadas e saiba que quanto mais eles a consomem mais a corcunda tende a cair.
As corcovas dos Camelos podem carregar até 36 kg de gordura.
Selvagens e Não Selvagens: Os dromedários já não são animais de hábitos selvagens restando pouquíssimos bandos com estas características por aí, mas os Camelos estes sim ainda podem ser vistos em grandes grupos vagando, e eles são bravinhos viu.
Animais Bussolas: O senso de direção dos Camelos é incrível, eles podem simplesmente caminhar na direção correta onde há alimento adequado para eles.
Gestação Dedicada: O processo é bem lento viu! Um filhote de Camelo pode demorar até um ano para nascer.
Uma boa Expectativa de Vida: Esses bichos possuem um tempo de vida muito satisfatório, semelhante ao de nós humanos, eles podem chegar a uma idade de até 60 anos, de acordo com as situações a qual estiverem expostos.
Combustível Para Fogueiras: Devido ao excremento do Camelo ser bem seco ele serve para auxiliar na elaboração de fogueiras. Em pleno solo arenoso, você não vai achar muito coisa a sua volta então será uma ótima ideia para um local tão escarço.
O Caso da Austrália
A Austrália é a Camelolândia: Lá existem tantos animais desses que o governo já até decretou estado de calamidade.
Os Camelos australianos consomem água demais e devastam as vegetações que pertencem as fazendas e assim acabam por fazer muita inimizade com os donos destes locais.
Existe até um incentivo do governo Australiano em relação a caça destes animais para reduzir sua população, não é exagero, eles são bem numerosos mesmos.
As próprias autoridades Australianas desenvolvem ações de extermínio dos Camelos.
Não sei qual a sua posição quanto a isso mas eu como gosto de animais acho a medida um tanto equivocada visto que os Camelos são animais que podem ser aproveitados na produção de leite por exemplo, sendo que este possui baixo teor de lactose e seria uma opção para as pessoas que possui intolerância a essa substância.
Ainda a carne destes seres é boa para consumo, então vemos aí mais uma alternativa para impedir este exacerbado banho de sangue. Muitas organizações a favor de animais demonstraram-se revoltadas com a atitude tomada pelo governo.
Por fim, a última solução que foi apresentada para proteger os Camelos era importa-los pois muitos países demonstraram-se interessados na compra deles para usa-los como meio de transporte.
Por acaso você teria uma solução viável para dar fim a este problema? Qual a sua opinião sobre o assunto?
Resta apenas ficar de olho nas ações que serão tomadas pelas autoridades Australianas, vamos ver no que vai dar e assim esperar por medidas mais benéficas a esta espécie.
É certo que animais não possuem consciência então será que responsabiliza-los com ações de extermínio em massa não seria um grande equívoco? Não quero influenciar você leitor (a), tire suas próprias conclusões! Foi bom ver você aqui, até mais!