Os orangotangos são semi-solitários na natureza (ao contrário de outros primatas superiores). Quando atingem a maturidade, passam a maior parte do tempo sozinhos ou, no caso das fêmeas, com os filhos imaturos. Homens adultos com idade suficiente para ter as bochechas são os mais solitários, gastando mais de 90% de seu tempo sozinhos. Os orangotangos vivem em apenas duas ilhas, Bornéu e Sumatra do norte. Eles são uma espécie de relíquia. No final do período do Pleistoceno, cerca de 12.000 anos atrás, seu alcance era muito maior, abrangendo o sul da China, Indochina, Java e o sul de Sumatra. A espécie está extinta em todas essas regiões.
Uma nova espécie de orangotango (o Tapanuli) foi descoberta em 2017 , elevando o número total de espécies de orangotango para três. Todas as três espécies pertencem ao gênero Pongo e estão listadas como ameaçadas de extinção na lista vermelha da IUCN.
Os orangotangos ‘brilham’ à luz do sol, mas praticamente desaparecem quando se movem para a sombra. À sombra do dossel, a pele bronzeada absorve a luz, para que você não veja os cabelos esparsos, mas a pele escura por baixo. Então eles se tornam funcionalmente pretos. Essa combinação de agora você me vê agora não é adaptável? Ou, dado que eles geralmente não se reúnem em grupos, sua cor laranja brilhante anuncia sua presença a outros de sua espécie? Nós simplesmente não sabemos.
O Que Significa ‘orangotango’?
Orangotango é um portmanteau, onde duas palavras malaias/indonésias foram combinadas. Nessas línguas, ‘orang’ significa ‘pessoa’ e ‘hutan’ significa ‘floresta’. Então ‘orangotango’ significa ‘pessoa da floresta’. Os orangotangos são os maiores animais que habitam árvores na Terra. Embora os gorilas machos adultos subam ao dossel para se alimentar, eles não passam muito tempo lá e são basicamente terrestres. Orangotangos machos adultos, atingindo um peso de 140 kg ou mais, passam mais de 90% de seu tempo nas copas das árvores, comendo frutas maduras, folhas jovens e o cupim ou videira ocasional. As fêmeas adultas passam ainda mais tempo no dossel.
Só podemos fazer suposições educadas. Em ambientes cativos, os orangotangos vivem há mais de 60 anos. As fêmeas selvagens em um local de estudo que eram adolescentes em 1971 ainda estão vivos hoje e têm filhos. Uma mulher anteriormente cativa em seus 40 anos teve recentemente um bebê. É possível que os orangotangos selvagens morem até os 70 anos, mas é provável que isso seja raro.
Orangotangos machos adultos desenvolvem protetores de rosto, que emolduram seus rostos e fazem suas cabeças parecerem maiores. Em cativeiro, machos de 13 anos desenvolvem protetores de face, mas na natureza, alguns machos não podem cultivá-los até os 30 anos de idade. Uma vez que um macho tenha seus protetores de face, ele não tolerará nenhum outro adulto em sua vizinhança e competirá com para acesso a mulheres receptivas. Os Cheekpads também podem ter uma função acústica para ajudar a projetar a ‘chamada longa’ que um homem usa para transmitir sua presença pela floresta densa. Eles viajam distâncias maiores que as fêmeas. Os pesquisadores suspeitam que possam se afastar centenas de quilômetros dos lares de suas mães.
Os Orangotangos Masculinos Têm a Mesma Aparência Que Os Orangotangos Femininos?
Os orangotangos estão entre os primatas mais sexualmente dimórficos. Um homem adulto pode ser três vezes mais pesado que uma mulher adulta. Ele também usa grandes bochechas, uma bolsa para a garganta que funciona como uma câmara de ressonância para sua chamada alta e um corpo musculoso causado por um aumento de testosterona em um estágio inicial da vida. Os machos usam seu tamanho grande para competir entre si pelo acesso a fêmeas receptivas.
Os orangotangos têm a relação mais intensa entre mãe e filhote de qualquer mamífero não humano. Um orangotango bebê será carregado por sua mãe, e isso continuará nos primeiros cinco anos. Algumas mães até amamentam seus filhos por seis ou sete anos. Nos primeiros oito anos da vida de um jovem orangotango, sua mãe é sua companheira constante. Até que outro bebê orangotango nasça, as mães dormem em um ninho com seus filhos todas as noites.
Os orangotangos têm o maior intervalo de nascimentos de qualquer mamífero. Em Bornéu, eles dão à luz em média uma vez a cada oito anos. Em Sumatra, algumas fêmeas só podem dar à luz uma vez a cada 10 anos. As fêmeas geralmente não procriam até os 17 anos. Se fêmeas adultas são mortas, a população leva muito tempo para se recuperar. Os orangotangos são os únicos grandes símios da Ásia, mas não os únicos símios. Parece que eles são de origem africana, mas dispersos há cerca de 15 milhões de anos atrás. Durante o período do Mioceno, havia muitas espécies de macacos em toda a África, Ásia e Europa. Chimpanzés, bonobos e gorilas sobreviveram na África, mas apenas os orangotangos sobreviveram na Ásia.
Destruição Maciça Do Habitat Dos Orangotangos
As florestas tropicais de Bornéu e Sumatra – possui destruição e é catastrófica. Estamos trabalhando para salvar a espécie e seu habitat, mas as forças reunidas contra o orangotango são tão fortes e poderosas que talvez, se nós (e eles) tivermos sorte, apenas uma ou duas populações possam sobreviver. Os orangotangos são gentis e ficam horas olhando. Eles também são muito inteligentes: eles se saem bem como chimpanzés e gorilas em testes de capacidade cognitiva. Em cativeiro, eles são excelentes usuários de ferramentas e fabricantes de ferramentas versáteis. Um orangotango em cativeiro foi ensinado a cortar um machado de pedra. Na natureza, uma população produz e usa ferramentas para abrir e extrair frutas de uma maneira sofisticada que lembra os chimpanzés – exceto que esses orangotangos mantêm as ferramentas na boca.
Orangotangos Albinos
Existe apenas um orangotango albino conhecido no mundo. Descoberta em cativeiro na Indonésia depois de ser levada da natureza, ela foi resgatada pela Borneo Orangutan Survival Foundation (BOS), que a nomeou Alba e cuidou dela. Infelizmente, como o único orangotango albino do mundo, ela foi tão severamente ameaçada por traficantes de animais silvestres que teve que ser transferida para sua própria ilha particular em 2018. Ela é protegida por guardas de segurança 24 horas por dia e vive com três amigos de orangotangos alaranjados que ela conheceu durante seu tempo com BOS.