Os três tipos de orangotango mais conhecidos são: o orangotango de Bornéu,o orangotango de Sumatra e o de Tapanuli. Eles possuem a coloração dos pelos em tons marrom avermelhado, que podem ser mais ou menos escuros. Existem também algumas espécies que podem apresentar uma pelagem preta. Mas e o orangotango branco? Existe? É esse mistério que iremos desvendar neste artigo.
Orangotango Branco
Pode parecer estranho, mas existe sim, um orangotango branco. Isso acontece devido a uma mutação genética que pode deixar os animais com pelos claros. Além dos seres humanos, essa condição pode aparecer também em leões, elefantes, coalas e até mesmo em algumas espécies de aves. Vamos conhecer um pouco mais sobre o albinismo, essa característica bastante peculiar?
O albinismo é uma condição causada pela deficiência na produção de melanina e que causa mudanças na pigmentação dos pelos, cabelos e olhos.
Alba, a Orangotango Albina
Uma orangotango fêmea foi encontrada com essas características. Batizada de Alba, a macaca foi acolhida por uma fundação que trabalha com a preservação da espécie. O animal encontrava-se debilitado e magro, mas recebeu cuidados especiais que possibilitaram a sua recuperação.
Além de Alba existe outro registro de primata com albinismo. Trata-se do gorila Floco de Neve, que também possuía os pelos brancos. Existem, ainda, espécies como os saguis que também apresentam a coloração branca. Mas nesse caso, não se trata do albinismo ,e sim, da própria cor natural do animal.
A condição genética que modifica a quantidade de melanina produzida é muito rara tanto em seres humanos, quanto em animais como o orangotango.
Preservação de Espécies Raras
É muito importante destacar a importância de organizações de proteção de animais raros como a que resgatou a orangotango branca.
A instituição teve papel determinante para reativar a saúde física e emocional do animal, além de situar a Alba em um local o mais próximo do seu habitat natural.
A espécie do orangotango de Bornéu ainda sofre com as ameaças de extinção. A boa notícia é que esta é umas espécies que se encontra em um estado menos difícil e aos poucos está em processo de recuperação para se livrar do status de ameaçada.
Já o orangotango de Tapanuli sofre de forma intensa com a destruição dos seus indivíduos. Dados apontam que existem somente 800 animais da espécie na natureza. A região habitada por esses animais encontra-se em processo de devastação em função da construção de uma hidrelétrica nas proximidades.
Como Vivem Os Orangotangos
São animais arborícolas, ou seja, passam a maior parte do tempo nas árvores. Possuem hábitos diurnos e costumam descansar durante a noite. São excelentes saltadores e costumam se movimentar pelas árvores ficando pendurados pelos braços.
Uma caraterística interessante sobre os orangotango é que eles constroem ninhos como os passarinhos. Os primatas coletam galhos, folhas e demais matérias disponíveis na natureza e constroem ninhos bem fortes para aguentar todo o peso do seu corpo. São exatamente nesses ninhos que os animais protegem os seus filhotes dos ataques dos predadores, como os leopardos e tigres.
Alimentam-se tanto de carne, quanto de vegetais. Dentre os seus pratos preferidos estão: folhas, frutas, sementes e também pequenos animais.
Os orangotangos são caçados frequentemente pelos humanos. A destruição das florestas que os animais vivem é outro fator que construiu para que a espécie esteja desaparecendo. A devastação das matas para construções, atividades agrícolas, além da própria caça para comercialização são fatores determinantes para que o orangotango esteja desaparecendo da natureza.
Os caçadores costuma utilizar uma tática muito cruel em que matam as mães para poder levar os filhotes de forma mais fácil. Os orangotangos possuem uma expectativa de quarenta anos de idade, mas a sua reprodução só acontece cerca de sete vezes durante toda a vida do animal. Além disso, cada gestação do orangotango só costuma dar origem a um animal.
Curiosidade Sobre o Orangotango
Preparamos alguma curiosidade sobre o orangotango. Vamos conferir?
- Na língua malala orangotango significa “homem da floresta”.
- O orangotango é o mais antigo de todos os primatas é. Acredita-se que os ancestrais desse animal tenham surgido há mais de 12 milhões de anos.
- Os bebês orangotangos aproveitam bastante a infância. Isso acontece porque as fêmeas alimentam os filhotes por quase seis anos.
- Os orangotangos são territorialistas e costuma lutar com seus companheiros de espécie para disputar regiões.
- O orangotango compartilha 96% do seu DNA com os seres humanos.
- O orangotango é considerado um dos animais mais espertos. Para se ter uma ideia, existem estudos recentes provam que algumas populações de orangotangos são capazes de produzir ferramentas para ajudar na difícil tarefa de buscar alimentos.
- São animais ágeis no deslocamento nas árvores com o auxilio as mãos. Já os pés são um pouco desajeitados, fazendo com que o animal ande meio desengonçado.
- Os orangotangos são animais únicos no mundo Dos quatro tipos de grandes de macacos: símios – gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos , apenas o orangotango vem da Ásia, enquanto os outros todos vêm da África.
- Podem chegam a medir mais de 1, 20 metros pesando até 118 kg e pesar quase 120 quilos.
- Os orangotangos são animais solitários, diferente de outros primatas que costuma andar em grupo. Em geral, os machos e fêmeas se encontram a apenas na fase da reprodução. Uma diferença bem grande é também com relação ao tamanho do macho e da fêmea. Eles são mais altos e gordos que as fêmeas.
Encerramos nosso artigo por aqui e gostaríamos de saber se você curtiu a informação de que existe um orangotango albino. Não deixe de comentar e compartilhar nossos conteúdos com os amigos, ok?